Contaminação em cadeia e luta pela sobrevivência misturam ficção e realidade em romance


Em "Própria Carne", Newton Cesar apresenta vírus com alto poder de destruição e mostra que existem outras mazelas sociais capazes de esmagar a esperança de um novo mundo

Um vírus com alto poder de destruição e que leva à contaminação em cadeia, atingindo plantas, animais e seres humanos. Em Própria Carne, o escritor Newton Cesar se inspira na vida real para apresentar uma obra de ficção com atmosfera perturbadora, que amplia ainda mais o drama vivido recentemente em nível mundial. Lançamento da Minotauro, selo ficcional da editora Almedina Brasil, este romance lança mão da realidade e a modifica a fim de dar vida ao imaginário.

Autor de obras de ficção a biografias, Cesar transforma e amplifica os acontecimentos do período da Peste Negra e Covid-19. A intenção é fazer o leitor perceber que o cenário oriundo de um novo vírus pode ser pior do que aqueles. Apesar do suspense, o livro é ágil. Não se demora a descobrir que o microrganismo desconhecido ultrapassou fronteiras e chegou nos lugares mais remotos. A confirmação da Organização Mundial da Saúde e indústrias de carne sobre a inviabilidade do consumo de alimentos faz Maria, a protagonista, compreender que a Terra está condenada e embarcar em uma aventura de vida e morte.

Ao caminhar nas ruas, o povo desviava dos mortos. O intuito era o de afugentar, não somente a visão dantesca, mas o cheiro nauseabundo que agredia as vidas. A catinga e o cenário do inferno, porém, não se desfaziam. Carroças de madeira transportavam cadáveres a serem empilhados em valas ou em alguma rua menos povoada. Com o cemitério a céu aberto, a dança da morte acontecia. Era como se esqueletos bailassem entre vivos e mortos. (...) Impressa nos corpos, a realidade era um quadro macabro, surrealista.

(Própria Carne, p. 10)

Diante do caos e do extermínio em massa, a humanidade constrói colônias em busca da salvação. Dentro delas estão os Domos, feito a Arca de Noé, com pessoas não infectadas. Mas, junto da esperança, outras mazelas abrem espaço para novos conflitos. A luta pelo poder, o extremismo religioso e o machismo colocam o futuro das colônias em cheque. A irracionalidade transforma aquilo que seria um alento para a alma em dor e exploração.

Própria Carne insere o leitor em uma atmosfera turbulenta e familiar. O autor reforça a importância da ciência no combate aos vírus, que podem ser tão destrutivos quanto bombas atômicas. Também atenta para a necessidade de sociedades mais colaborativas e convida a humanidade a sair do lugar comum e se questionar: "E se fosse verdade?".

Ficha técnica

Livro: Própria Carne
Autor: Newton Cesar
Editora: Almedina Brasil, selo Minotauro
ISBN: 9788563920263
Páginas: 234
Formato: 21x14x1,4
Preço: R$ 79,00

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado