Canal Brasil exibe Cinejornal inédito, no dia 1º de junho, sobre a estreia da série “O Caso Escola Base”

A entrevista com o diretor Paulo Henrique Fontenelle e a produtora Ariadne Mazzetti vai ao ar às 13h30

Paulo Henrique Fontenelle e Ariadne Mazzetti. Crédito:Divulgação. Fotos e Pressbook

Paulo Henrique Fontenelle e Ariadne Mazzetti são os convidados do "Cinejornal" desta quinta, dia 1º de junho, às 13h30, no Canal Brasil. O diretor e a produtora da série "O Caso Escola Base", que estreia no canal nesta sexta, dia 2, conversaram com a repórter Maria Clara Senra sobre a trajetória da criação, idealização e produção dos quatro episódios que compõem o projeto e o papel que ele tem nos dias atuais. A série documental e inédita é produzida pela Mistika Produções em coprodução com a Fontenelle Filmes.


O projeto destrincha por diferentes ângulos e pontos de vista um caso policial que chocou todo o país em 1994, quando donos da escola infantil Base, em São Paulo, foram acusados de abuso sexual contra crianças. Em quatro episódios, a produção apresenta o caso através de imagens de arquivo, documentos e fotos nunca antes divulgados e depoimentos dos envolvidos, como Paula Milhin, uma das donas da escola; Dr. Francisco Galvão Bruno, o juiz do caso; e jornalistas que noticiaram os fatos na época. Os episódios serão exibidos no canal às sextas, dois em sequência, nos dias 2 e 9 de junho, às 22h30 e estarão disponíveis no Globoplay + canais a partir da estreia.


O diretor conta que teve a ideia de fazer um filme sobre o caso da Escola Base desde a época da faculdade, querendo entender o que aconteceu com as pessoas acusadas injustamente: "Eu fiz faculdade de jornalismo na época em que estava acontecendo o caso. Isso foi bastante discutido na época e sempre ficou na minha cabeça entender o que aconteceu com essas pessoas. Depois que eu fiz o meu primeiro longa-metragem, que foi o 'Loki', pelo Canal Brasil, eu tive o click de que o meu próximo filme teria que ser sobre a Escola Base. E aí comecei a entrar na pesquisa a fundo, conheci o Alex Ibero, um jornalista que escreveu um livro na época sobre o caso. Ele já tinha feito uma pesquisa bastante apurada na época e eu fui para Brasília encontrá-lo, tentando juntar o máximo de arquivos possíveis e comecei a levantar essas histórias".


A produtora Ariadne Mazzetti afirma que o tema central da série, que aconteceu há 30 anos, reflete até hoje nas fake news e foi uma consideração importante durante todo o processo de montagem do trabalho. "A veracidade é a coisa mais importante que a gente tem hoje. E a gente tem que ter esse compromisso. Nós sempre pensamos nisso, desde a realização da série, agora também para colocar no ar. A gente espera mesmo que haja essa reflexão em cima do tema das fake news, que já estavam acontecendo 30 anos atrás, quando ainda não existiam todas as ferramentas que temos hoje, que também são usadas para disseminar o ódio".



Cinejornal - Entrevista com Paulo Henrique Fontenelle e Ariadne Mazzetti

Horário: Quinta, dia 1º de junho, às 13h30

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado