LULU SANTOS É DESTAQUE DA REVISTA 29HORAS EDIÇÃO AEROPORTO SANTOS DUMONT


 

"Admiti tardiamente várias coisas importantes sobre mim, entre elas o fato de ser um barítono", diz Lulu, que acaba de completar 70 anos e faz a turnê "Barítono", que comemora a idade e a descoberta sobre o timbre de voz que lhe é natural e confortável
 

"Sou barítono com paixão, gosto dos graves, gosto de como minha voz soa assim", diz Lulu Santos

 

 Clique aqui para ler o press release sobre a 29HORAS SP/Congonhas

 

Clique aqui para obter imagens e as Revistas 29HORAS SANTOS DUMONT/RJ e CONGONHAS/SP 

 

Junho de 2023 - Dono de hits imortais da música brasileira, como "Toda Forma de Amor", "Assim Caminha a Humanidade", "Tempos Modernos" e "Um Certo Alguém", para citar apenas alguns, Lulu Santos completou sete décadas de vida em maio. Para comemorar, acabou de rodar pelos Estados Unidos com sua turnê "Barítono", em cidades como Miami, Orlando, Chicago, Nova York e Los Angeles. Agora em junho seu giro é pelo Brasil, o que se estenderá até novembro. No repertório, ao lado de seus maiores sucessos, estão lançamentos recentes como "Presente". Para falar sobre o título da turnê, sobre a vida aos setenta, entre outros temas, Luiz Maurício Pragana dos Santos, Lulu Santos – ou Lux como se autodefine! –  é destaque da Revista 29HORAS Edição Aeroporto Santos Dumont do mês de junho.

 

"Voz masculina entre o tenor e o baixo". Essa é a definição de um barítono, segundo o dicionário da língua portuguesa. E é também a última descoberta pessoal e profissional de Lulu Santos, que apenas recentemente deixou de lado os tons agudos para cantar no timbre de voz que considera ser natural e confortável para cantar: o barítono.
 

"Admiti tardiamente várias coisas importantes sobre mim, entre elas o fato de ser um barítono. Desde que 'assumi' essa condição, facilitou enormemente minha vida e arte. O primeiro passo foi em 2000, quando gravei e lancei o álbum Acústico. Ali, por conforto e sabedoria, baixei um tom de boa parte do repertório e funcionou perfeitamente. Mas o estalo mesmo aconteceu recentemente, coisa de dois anos atrás, conversando com Caetano Veloso, que concordou comigo que, diferentemente da grande maioria dos cantores populares, em geral tenores, meu registro mais grave me faz um barítono, ainda que um barítono ligeiro", esclarece Lulu. 


E conclui: "Percebi que se baixasse mais um tom, algumas canções voltariam a ser cantáveis sem sobressaltos ou esforço. Sou barítono com paixão, gosto dos graves, gosto de como minha voz soa assim".
 

Ser cantor é apenas uma das muitas versões de Lulu Santos, que também é compositor, produtor musical e um exímio guitarrista, que merece seu lugar entre os grandes nomes mundiais do instrumento. 
 

No dia de seu aniversário, 4 de maio, para dar início às comemorações, ele fez uma apresentação ao vivo direto do Rio de Janeiro, sua cidade natal, que foi transmitida pelo Globoplay e pelo canal Multishow. O especial foi recheado de momentos marcantes, como no hit "Toda Forma de Amor", que ganhou um remix com funk e uma letra mais inclusiva no verso "Eu sou um homem, você é o que quiser". 
 

Em terras tupiniquins, entre as cidades escolhidas para levar "Barítono" estão São Paulo, São José dos Campos e Volta Redonda, ainda este mês; Florianópolis, Porto Alegre e Rio de Janeiro, em julho; Curitiba, Goiânia e Brasília, em agosto; Belo Horizonte, Manaus, Belém e Aracaju, em setembro; Salvador e Maceió, em outubro; e Criciúma, em Santa Catarina, onde finaliza a turnê em 18 de novembro. 


Na entrevista à 29HORAS, Lulu fala sobre os quase cinquenta anos de carreira, sobre parcerias, suas várias facetas – como jurado do The Voice, da Globo, por exemplo –, entre outros temas. Confira os principais trechos da entrevista exclusiva para a Revista 29HORAS.

 

Veja também a Revista 29HORAS Edição Congonhas/AP deste mês, que traz entrevista exclusiva com o humorista Fábio Porchat. Ela está disponível para retirada gratuita nas salas de embarque e desembarque do aeroporto paulistano e também no aeroporto carioca. Ou confira clicando NESTE LINK.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado