Canal Brasil exibe mostra em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente a partir de segunda, dia 5



"Rama Pankararu". Foto: Divulgação

No dia 5 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e, para celebrar a data, o Canal Brasil reuniu dez produções nacionais que propõem reflexões sobre a questão ambiental. De segunda a sexta, do dia 5 ao 16, será exibido um filme por dia, sempre às 18h15. Um dos destaques da mostra é o inédito "Rama Pankararu" (2022), de Pedro Sodré, que encerra a programação especial. O longa traz a história de uma agente de saúde indígena que recebe uma jornalista em sua aldeia durante a reconstrução de uma escola após um incêndio criminoso. O longa venceu três prêmios no 26ª edição do Cine PE – Festival do Audiovisual: melhor filme pelo júri popular, melhor atriz (Bia Pankararu) e melhor longa eleito pela crítica da Abraccine.


"Amazônia Sociedade Anônima" (2020), de Estevão Ciavatta, abre a mostra na próxima segunda com a luta da comunidade indígena Munduruku em defesa de florestas e rios na região amazônica. Também será exibido "A Febre" (2020), de Maya Da-Rin, que conquistou prêmios no Festival Internacional de Cinema de Locarno, no Festival Internacional de Cinema de Chicago, no Festival do Rio e no Festival de Brasília. "Gyuri" (2021), de Mariana Lacerda; "Lavra" (2022), de Lucas Bambozzi; e "Segredos do Putumayo", de Aurélio Michiles, encerram a primeira semana da programação especial. 


A partir de segunda, dia 12, serão exibidos "Wild - Rede Selvagem" (2021), de Dener Giovanni; "Amazônia, O Despertar da Florestania" (2011), de Miguel Przewodowski e Christiane Torloni; "Terra Dos Índios" (1978) e "Da Terra Dos Índios Aos Índios Sem Terra" (2022), de Zelito Viana; além de "Rama Pankararu".



Mostra Meio Ambiente

Início: segunda, 05/06, às 18h15

Horário: De segunda a sexta, de 05 a 16/06, sempre às 18h15


Amazônia Sociedade Anônima (2020) (72')

Horários: Segunda, 05/06, às 18h15

Classificação: 10 anos

Direção: Estevão Ciavatta

Sinopse: Diante do fracasso do governo brasileiro em proteger a Amazônia, índios e ribeirinhos, em uma união inédita liderada pelo Cacique Juarez Saw Munduruku, enfrentam máfias de roubo de terras e desmatamento ilegal.


A Febre (2019) (96')

Horário: Terça, 06/06, às 18h15

Classificação: 10 anos

Direção: Maya Da-Rin

Sinopse: Justino, de 45 anos, indígena do povo Desana, é segurança no porto de Manaus, Amazonas. Enquanto sua filha se prepara para estudar medicina em Brasília, Justino é dominado por uma febre misteriosa. 


Gyuri (2021) (87')

Horário: Quarta, 07/05, às 18h15

Classificação: Livre

Direção: Mariana Lacerda

Sinopse: Claudia Andujar exilou-se no Brasil e dedicou a vida à salvaguarda dos povos Yanomami após a Segunda Guerra Mundial. Seu valioso acervo, sua militância incansável, seu passado de guerra e a vulnerabilidade atual dos indígenas são revistos por meio de diálogos de Andujar com o xamã Davi Kopenawa e o ativista Carlo Zacquini, com a interlocução do filósofo húngaro Peter Pál Pelbart.


Lavra (2022) (101')

Horário: Quinta, 08/06, às 18h15

Classificação: Livre

Direção: Lucas Bambozzi

Sinopse: Camila, geógrafa, retorna à sua terra natal depois de o rio de sua cidade ser contaminado pelo maior crime ambiental do Brasil, provocado por uma mineradora transnacional. Camila segue o caminho da lama que atingiu o rio, varreu povoados, tirou vidas e deixou um rastro de morte e destruição, e começa a repensar seu estilo de vida. Decide fazer um mapeamento dos impactos da mineração em Minas Gerais e se envolve com ativistas e movimentos de resistência, saindo do individualismo para a coletividade.


Segredos do Putumayo (2020) (83')

Horário: Sexta, 09/06, às 18h15

Classificação: 14 anos

Diretor: Aurélio Michiles

Sinopse: Em 1910, o Cônsul Geral Britânico no Rio de Janeiro, Roger Casement, empreendeu uma investigação sobre as denúncias de crimes contra comunidades indígenas cometidos pela empresa britânica Peruvian Amazon Company. Baseado em seu diário perturbador, Segredos de Putumayo traça a imagem da angustiante descoberta por Casement de um sistema industrial-extrativo baseado em assassinatos e trabalho escravo no meio da selva amazônica. No filme, a voz de Casement é interpretada pelo ator Stephen Rea.


Wild - Rede Selvagem (2021) (78')

Horário: Segunda, 12/06, às 18h15

Direção: Dener Giovanini

Classificação: 10 anos

Sinopse: O tráfico de animais silvestres mostrado por meio de um encontro inusitado: o ambientalista reconhecido internacionalmente por sua luta contra o comércio ilegal da fauna e um dos maiores traficantes da vida selvagem.


Amazônia, O Despertar da Florestania (2011) (110')

Horário: Terça, 13/06, às 18h15

Classificação: Livre

Direção: Miguel Przewodowski, Christiane Torloni

Sinopse: Como o Brasil tem lidado com a natureza e os recursos naturais? A partir de entrevistas com especialistas e o resgate de figuras históricas, discute-se a noção de cidadania da floresta.


Terra dos Índios (1979) (107')

Horário: Quarta, 14/06, às 18h15

Direção: Zelito Viana

Classificação: 14 Anos

Sinopse: Com narração de Fernanda Montenegro, "Terra dos Índios" registra depoimentos de várias lideranças indígenas sobre a situação de seus povos, especialmente no estado do Mato Grosso do Sul. O longa mostra a luta das etnias Cainganges, Cadieu, Caiuá, Cajabi e Xavantes pelo restabelecimento da posse de suas terras em meio a problemas causados pela ocupação irregular das reservas indígenas.


Da Terra dos Índios aos Índios Sem Terra (2022) (75')

COPRODUÇÃO

Horário: Quinta, 15/06, às 18h15

Direção: Zelito Viana

Classificação: 12 Anos

Sinopse: O documentário inédito, uma coprodução do Canal Brasil, tem como ponto de partida o longa "Terra dos Índios" e traz a histórica entrevista realizada em 1977 por Zelito Viana com Darcy Ribeiro sobre os povos originários. O ator Marcos Palmeira reproduz as falas de Darcy Ribeiro no documentário, que tem ainda a participação do filósofo e mestre em antropologia, Gersem Baniwa, da região de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, considerado uma das maiores lideranças indígenas do país.


Rama Pankararu (2022) (98')

INÉDITO

Horário: Sexta, 16/06, às 18h15

Direção: Pedro Sodré

Classificação: 14 anos

Sinopse: Bia Pankararu, jovem agente da saúde indígena está arrecadando fundos para a reconstrução da escola em sua aldeia, que foi destruída durante um incêndio criminoso na noite do segundo turno das eleições de 2018. Paula, jornalista carioca, chega à aldeia para fazer uma reportagem sobre os ataques incendiários.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado