‘FAKE FAMOUS’, DOCUMENTÁRIO DA HBO QUE EXPLORA O MUNDO DOS INFLUENCIADORES POR MEIO DE UM EXPERIMENTO SOCIAL, ESTREIA EM 23 DE FEVEREIRO





São Paulo, 8 de fevereiro de 2021 - FAKE FAMOUS, que estreia na terça-feira, 23 de fevereiro, às 20h30, é um documentário da HBO em que o jornalista veterano Nick Bilton faz o seu primeiro trabalho de direção e aborda a indústria dos influenciadores digitais por meio de um experimento inovador. A imersão nesse universo começa com a escolha de três pessoas de Los Angeles com relativamente poucos seguidores nas redes sociais para tentar transformá-las em influenciadores famosos. Por meio da compra de seguidores falsos e de um exército de robôs para "interagir" com as suas redes sociais, os recém-criados influencers descobrem tanto as maravilhas quanto o preço desse estilo de vida improvável e atraente.


O documentário estará disponível na HBO e via streaming na HBO GO .



Bilton, jornalista da área de tecnologia, apura uma questão fundamental: o que define fama e influência na era digital? Hoje centenas de milhões de pessoas têm tantos seguidores nas redes sociais que são consideradas um novo tipo de celebridade. Mas elas são mesmo famosas? Para descobrir o que tudo isso significa de fato, Bilton e sua equipe foram a campo com uma experiência que começou com a abertura de uma seleção em Los Angeles a fim de transformar três pessoas em influencers famosos. Os três jovens escolhidos - a aspirante a atriz Dominique, o estilista Chris e uma funcionária do mercado imobiliário Wylie - tiveram experiências radicalmente diferentes à medida que ganhavam milhares de seguidores falsos todos os dias. Cada uma dessas histórias revela o mundo efêmero da influência digital e a realidade de um estilo de vida baseado principalmente na fantasia.

Não demorou muito para o experimento funcionar. À medida em que o número de seguidores dos três aumentava, e depois de uma série de sessões de fotos falsas, as marcas começaram a procurá-los, ansiosas para que seus produtos e serviços fossem vistos, e o processo se retroalimentava. Os novos influenciadores foram abordados por empresas que lhes ofereciam produtos gratuitamente e os mais bem-sucedidos recebiam fortunas para falar deles em seus perfis. Mesmo que neste caso tudo se baseasse de certa forma em cenários e vidas falsas, os incentivos financeiros de cada peça do quebra-cabeça eram reais.

Mergulhando fundo para descobrir o que realmente está acontecendo nos bastidores do mundo dos influencersFAKE FAMOUS revela uma obsessão da sociedade pelo número de curtidas, seguidores e favoritos, e como a maior parte do nosso mundo virtual é muito mais fabricada do que podemos imaginar.

Para mostrar o que está acontecendo no universo das redes sociais, Bilton entrevistou pessoas como a repórter da área de tecnologia do The New York Times Taylor Lorenz; Liz Eswein, do superpopular @newyorkcity; a repórter da área de tecnologia da Bloomberg Sarah Frier; e Justine Bateman, autora de Fame: The Hijacking of Reality; entre outros nomes.

HBO Documentary Films apresenta FAKE FAMOUS em parceria com a Consolidated Documentaries, com direção, roteiro e produção de Nick Bilton; produção de Annabelle Dunne e Mary Recine; produção executiva de Graydon Carter. Pela HBO são produtoras executivas Nancy Abraham e Lisa Heller; e Sara Rodriguez é a produtora sênior.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado