SporTV exibe primeiro episódio do documentário ‘Doutor Castor’

SporTV
Primeira produção original do Esporte da Globo para o Globoplay já está toda disponível para assinantes na plataforma
Para Castor de Andrade, uma simples caneta representava mais do que o poder. Era o controle dos três pilares que nortearam a vida do bicheiro, personagem influente na sociedade carioca entre as décadas de 1970 e 1990. Era com ela que fazia anotações das notas dos desfiles de escolhas de samba, das pontuações nas tabelas de campeonatos de futebol e dos números das cartelas do jogo do bicho. Na noite desta sexta-feira, dia 12, a partir das 21h, o SporTV exibe o primeiro dos quatro episódios do documentário "Doutor Castor", na 'Sessão Globoplay'. O material completo já está disponível para assinantes na plataforma.    
 
Este é o primeiro produto original Globoplay feito pelo Núcleo de Documentários do Esporte da Globo, dirigido por Marco Antonio Araujo, que também é o roteirista, ao lado de Rodrigo Araújo. Neste primeiro episódio, "Doutor Castor" passeia pelos ambientes que marcaram a atuação do contraventor. Mostra como se deu a ascensão ao poder através do dinheiro de uma atividade irregular, que influenciava diretamente os rumos de um clube de futebol e de uma escola de samba. Bangu e Mocidade Independente de Padre Miguel eram os alicerces para o bicheiro trocar o temor dos inimigos pela admiração dos beneficiados. 
 
"A família Andrade sempre teve laços muito fortes com o bairro e com o clube. Castor foi campeão carioca em 1966 como dirigente, quando o pai (Eusébio de Andrade) era o presidente do clube. Ele retorna nos anos 1980 para completar a sua obra. Queria ser alguém popular no futebol e no samba. Era uma forma de conquistar legitimidade na sociedade. Samba e futebol não eram só duas paixões do Castor. Foram instrumentos de poder. Foi mais bem-sucedido no samba, transformou a Mocidade em uma grande escola e ganhou títulos. Mas o Bangu e o futebol deram muita visibilidade a ele", conta Rodrigo Araujo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado