Série estreia no Canal Futura, no Dia da Internet Segura, com alerta sobre proteção e segurança de crianças e jovens no ambiente virtual




Segunda temporada de "Que Corpo É Esse?", que entra no ar dia 9 de fevereiro, vai abordar temas como aliciamento online, reputação digital e superexposição nas redes sociais

Mobilização digital e debate com especialistas vão marcar a programação

Saúde emocional, reputação digital, autonomia no acesso à internet, aliciamento online e autoproteção são alguns dos temas abordados na nova temporada da série de animação "Que Corpo É Esse?", que estreia no Canal Futura no dia 9 de fevereiro, Dia da Internet Segura, e tem como tema central a prevenção online. A série integra o projeto Crescer sem Violência, uma parceria entre Fundação Roberto Marinho - por meio do Futura -, Childhood Brasil e UNICEF Brasil, com apoio do Google, Facebook, Instagram, Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal e The Freedom Fund.

A estreia faz parte da programação oficial da Semana do Dia da Internet Segura (de 8 a 12 de fevereiro), promovida pela Safernet, instituição que é referência nacional no enfrentamento a crimes e violações dos Direitos Humanos na internet. A programação completa pode ser conferida em https://www.diadainternetsegura.org.br .

No dia 9 (terça-feira), uma mobilização digital vai ocupar as redes das instituições parceiras com as hashtags #EmCasaSemViolênciae #SID2021, alertando para a importância da prevenção e autoproteção. E no dia 12 (sexta-feira), às 11h, o canal do Futura no YouTube promove um debate online, aberto ao público, com a exibição de três episódios e a participação de especialistas, que vão abordar estratégias para garantir que a internet seja um ambiente seguro para crianças e jovens. (Veja a programação abaixo)

"O Crescer Sem Violência é um dos marcos mais relevantes do compromisso da Fundação Roberto Marinho/Canal Futura com o direito das crianças a uma infância segura. Como tudo o que fazemos, é uma experiência de produção de materiais e metodologias feita a muitas mãos: crianças, famílias, a sociedade, os especialistas, educadores, empresas e produtores audiovisuais. É dessa soma que vem mais esta contribuição para que mais crianças cresçam e se desenvolvam plenamente e em segurança", diz João Alegria, gerente geral do Laboratório de Educação da Fundação Roberto Marinho.

Série de animação mostra o dia a dia de cinco irmãos
Produzida pela Split Studio, a série se divide em três faixas etárias (até 7 anos, de 8 a 14 anos e de 14 anos em diante) e acompanha as histórias dos irmãos Ariel, Dandara, Thainá, Cauã, Chris, seus pais e seus amigos. Em nove interprogramas, são tratados, de forma lúdica, temas como uso consciente da internet; autoproteção; parentalidade positiva; saúde emocional e autoflagelo; modelo de masculinidade tóxica; reputação digital e ideação suicida; leitura crítica das informações e relacionamento online. O primeiro episódio fala de sharenting - a superexposição de crianças nas redes sociais pelos pais - e os direitos à privacidade.

"A nova temporada do 'Que Corpo é Esse?' aborda um tema de suma importância que cada vez mais tem feito parte do cotidiano das crianças e adolescentes: a internet. Reconhecer os benefícios, mas especialmente compreender os riscos que a internet traz às crianças e adolescentes é fundamental para protege-los da violência online, otimizando, assim, as oportunidades do mundo digital", analisa Rosana Vega, chefe da área de proteção de crianças e adolescentes do Unicef.

Oficinas para profissionais da rede de proteção às crianças
O projeto Crescer sem Violência promove também a formação de educadores e profissionais do sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes para atuar na prevenção e no enfrentamento de diferentes tipos de violências, em especial as violências sexuais, e distribui material pedagógico para instituições de todo o país. O projeto também prevê o oferecimento de minicursos online gratuitos e a elaboração de um kit com cadernos pedagógicos para todas as séries que compõem o projeto Crescer sem Violência. Com o material produzido para a segunda temporada de "Que Corpo É Esse?", a partir de março serão realizadas oficinas online para profissionais de secretarias de Assistência Social, Educação e Segurança Pública.

"Proteger crianças e adolescentes de violências é uma responsabilidade de todos, pois o impacto pode perdurar por toda a vida. O projeto Crescer Sem Violência soma esforços à sociedade brasileira ao apresentar, de forma lúdica, uma possibilidade para trabalhar a prevenção e autoproteção às violências infanto-juvenis no ambiente digital em um mundo cada vez mais conectado e com uso prolongado da internet sem o devido acompanhamento e orientação", diz Itamar Gonçalves, gerente de Advocacy da Childhood Brasil.

Os materiais, cursos online e episódios da série ficam disponíveis em https://www.crescersemviolencia.org.br. O projeto conta com mais três séries audiovisuais: "Que Exploração É Essa?", "Que Abuso É Esse?" e a primeira temporada de "Que Corpo É Esse?".

Que Corpo É Esse?
Canal Futura
Estreia: Dia 9/2
Terça-feira às 8h (maratona de pré-estreia). A partir de 10/2: quarta-feira, às 20h40, e sexta-feira, às 17h30.
A série "Que Corpo É Esse?", criada em parceria com Childhood Brasil e Unicef Brasil, traz como tema central de sua segunda temporada o tema "Prevenção Online".

Debate online
YouTube do Canal Futura
Dia 12 (sexta-feira), às 11h
Mediação: Caroline Arcari (escritora, pedagoga, mestra em Educação Sexual e consultora do projeto Crescer sem violência). Consultores convidados: Renata Assumpção (Instituto Alana), Viviana Santiago (Plan International), Juliana Cunha (Safernet) e Leonildo Moura (GIRAL Desenvolvimento Humano e Local).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado