History estreia o documentário Ziraldo - Uma Obra que Pede Socorro

HISTORY


Em cartaz na 45ª Mostra de Cinema de São Paulo, produção faz uma reflexão de como a arte tem sido menosprezada, a partir de um mural do cartunista


ESTREIA: 7/11, domingo, 22h


Com narração do ator Gracindo Jr., o documentário Ziraldo – Uma Obra que Pede Socorro, que será exibido no History no dia 7 de novembro, apresenta uma faceta de um Ziraldo – mais conhecido por seu trabalho como cartunista e escritor – que poucos conhecem: a de artista plástico, e de seu magnífico painel, pintado em 1967.

Batizado de Santa Ceia, o mural de 32 metros de comprimento por seis de altura se encontra coberto por tijolos e tintas, dando um solene adeus a um patrimônio que se julgava inexorável. A obra foi concebida para a célebre casa de shows carioca Canecão, fechada há mais de 10 anos; e o terreno hoje pertence à UFRJ, que não tem recursos para recuperar o prédio.

Lançado em 2020, o documentário dirigido por Guga Dannemann, que está em exibição especial na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo deste ano, traz depoimentos de artistas e escritores, como Jaguar, Juarez Machado, Zuenir Ventura e do próprio Ziraldo. Mais do que se debruçar sobre o painel, que pode ser perdido para sempre, a produção questiona sobre como a Arte tem sido menosprezada nos dias atuais.

Classificação Indicativa: 10 anos

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado