IZA se une a novos talentos da música em série inédita de Devassa no Globoplay



Audiovisual, que estreia nesta terça-feira (26), gratuito para não-assinantes da plataforma de streaming, documenta a cocriação de uma faixa inédita para a marca de cerveja



Crédito: Felipe Feijão

A representatividade dos subúrbios brasileiros para a música mainstream conduz o roteiro da nova série "Criatividade Tropical: Abre as Portas para o Gueto( trailer ). No audiovisual, a cantora IZA cocria uma canção inédita junto a nove músicos regionais, com a participação produtores e artistas renomados, para a marca de cerveja Devassa. O seriado estruturado em quatro episódios estreia nesta terça-feira (26), gratuito para não-assinantes do Globoplay .

No primeiro episódio, IZA reflete sobre as barreiras que os músicos da periferia têm para alcançar notoriedade, embora a música desenvolvida por eles esteja em evidência. Os talentos do projeto falam sobre suas origens (conheça-os abaixo). O segundo episódio captura masterclass do Carlinhos Brown com os talentos sobre a história da música. O multiartista baiano comenta sobre as origens do gênero pop no Candomblé e a cobrança pela estrutura linguística na música periférica.

Os talentos estruturam rimas, poesia, refrão, estrofes e melodia no terceiro episódio, com a colaboração criativa da cantora e compositora baiana Larissa Luz e da IZA. No episódio final, os talentos gravam voz e instrumentos individualmente em uma sessão única no estúdio Toca do Bandido, localizado no Rio de Janeiro, com produção musical de Sérgio Santos e Pablo Bispo. A faixa, que transita pelo pagode baiano, o afrobeat e o funk carioca, deverá ser lançada por Devassa nas plataformas de streaming junto com videoclipe.

O seriado é idealizado pela agência HNK Lab e conta com produção da Trace Brasil, ecossistema pioneiro na criação audiovisual afrourbana no país, com produção executiva e criativa de Alberto Pereira Jr, Head de Produção e Conteúdo da Trace. A plataforma selecionou um time de mulheres negras para o comando da série, com direção da Aisha Mbikila, pós-produção e finalização de Mia Lab, além de assistentes de direção e roteirista pretas. A obra tem curadoria de talentos da Digital Favela e estratégia de mídia digital da iProspect (Red Star).

Esta é a primeira vez que uma empresa 100% focada em conteúdo negro produz uma série dessa magnitude para uma grande marca como Devassa, tendo como artista principal uma das maiores cantoras da atualidade no Brasil, para exibição em uma plataforma tão relevante como é o Globoplay. A união de Devassa, Trace Brasil, IZA e Globoplay mostra o avanço da pauta racial e a importância de empoderar e dar visibilidade aos talentos negros e periféricos, um compromisso para além do entretenimento.

As filmagens foram realizadas em agosto, a partir do avanço da vacinação contra a Covid-19 no Rio de Janeiro, seguindo os protocolos de segurança. Os bastidores da série e as novidades sobre o lançamento da música serão divulgadas neste site Instagram .

Conheça os talentos da série "Criatividade Tropical: Abre as portas para o Gueto":

Stefanie Roberta, Santo André (SP) | @ste.f.a.n.i.e

Rapper. Primeiro contato com a música foi com escola de samba presidida pelo avô paterno. A artista acumula participações musicais com MV Bill, Emicida e Rincon Sapiência, entre outros nomes do rap nacional.

Leo Oliveira, Salvador (BA) | @leandrooliveira.lp

Percursionista. Foi introduzido ao samba por influência do irmão, integrante de grupo local. Aprendeu a tocar instrumento na Associação Pracatum, criada por Carlinhos Brown, em Salvador. Já foi músico acompanhante do cantor Denny Denan, atual Timbalada.

Nanny Santos, Salvador (BA) | @ameninaeotambor

Percussionista. Começou a tocar panelas e um guarda-roupa por influência do irmão, percussionista e compositor de pagode. Já desfilou no Cortejo Afro, tradicional bloco do carnaval de rua de Salvador.

- Melk, Belo Horizonte (MG) | @melk_bhuai

Violonista. Vivência musical foi iniciada a partir de aulas em escola especializada.

Ítalo Viana, João Pessoa (PB) | @italoar turviana

Contrabaixista. Chegou à música por meio de histórias narradas por um dos avôs, o que lhe despertou a paixão pelo som.

- Lukinhas "LK", Rio de Janeiro (RJ) | @eulukinhas

Cantor, produtor e compositor. Ganhou o primeiro violão aos 12 anos do pai, e aos 15 anos começou a tocar baixo e cantar.

- Sabrina Azevedo, Morro da Caixa D'Água (RJ) | @eusabrinaazevedo

Atriz, compositora e comediante. Foi introduzida ao universo das escolas de samba por influência do pai.

Rafael Rocha, Lauro de Freiras (BA) | @rafaelporrada

Cantor e compositor. Aprendeu a cantar com a mãe.

- Izandra Machado, Farrapos (RS) | @izamachadoviolino

Violonista, empresária e professora de música. Conheceu a música por influência do avô, que tocava percussão, e da avó, que cantava e declamava poesia. Aprendeu a tocar o instrumento em projetos sociais locais.

SERVIÇO

Série "Criatividade Tropical: Abre as Portas para o Gueto" de Devassa

Estreia26 de outubro

Plataforma de streaming: Globoplay (gratuito para não-assinantes)

Temporada: 4 episódios de 17 minutos

Classificação indicativa: livre

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado