TV CULTURA PRODUZ DOCUMENTÁRIO INÉDITO SOBRE DESPOLUIÇÃO DO RIO PINHEIROS

Foto Divulgação







PRODUÇÃO MOSTRA COMO O PROJETO DO NOVO RIO PINHEIROS ESTÁ DESPOLUINDO O RIO E REVITALIZANDO SUAS MARGENS



Neste sábado (30/10), a TV Cultura exibe o documentário inédito Rio Pinheirosproduzido pelo departamento de jornalismo da emissora, que mostra como o Projeto do Novo Rio Pinheiros está despoluindo o rio e revitalizando suas margens. Vai ao ar às 20h

O repórter Eduardo Campos visitou as obras das novas estações de tratamento, entrevistou especialistas e percorreu de bicicleta toda a extensão da ciclovia às margens do Rio Pinheiros.

No documentário, ambientalistas, arquitetos, urbanistas e ativistas da cidade opinam sobre a nova iniciativa para a limpeza das águas e a revitalização das Marginais. Além de novas ciclovias, a antiga Usina de Traição, já privatizada, será transformada na Usina São Paulo e se tornará um grande centro de entretenimento e gastronomia, que abrigará o maior cinema ao ar livre da América Latina.

O projeto também inclui o novo parque Bruno Covas e ainda traz inovações nos contratos com as empresas envolvidas, que só vão receber quando apresentarem resultados positivos sobre a limpeza das águas.


O Rio de Pinheiros e o projeto

A degradação começou no início do século passado com a retificação do curso sinuoso e o represamento do Pinheiros para a geração de energia elétrica. O plano de despoluição, previsto para terminar no final de 2022, renova a esperança dos paulistanos quanto a limpeza das águas e a volta da convivência da população com o rio, que foi um elemento fundamental para a cena paulistana, desde a fundação de São Paulo e do bairro de Pinheiros até se tornar um esgoto a céu aberto na metade final do século 20.

O novo projeto é uma parceria da Sabesp e Secretaria Estadual do Meio Ambiente e objetiva despoluir o Rio Pinheiros até o final do ano que vem. O investimento total chega a R$ 1,6 bilhão. Novas miniestações de tratamento de esgoto estão sendo construídas para limpar as águas dos afluentes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fenômeno nas redes sociais, Maru Karv estreia como apresentadora no “Manda Nudes”

Lifetime Movies: A História de Chris Porco resgata caso de filho que matou o pai e desfigurou a mãe

SexPrivé apresenta ‘ménage à trois ao vivo’ em feira virtual de negócios do mercado adulto