Sesc Digital apresenta a Expo Cápsula - Projeto Transite, de Felipe Baenninger

SescDigital


Mostra reúne acervo fotográfico que retrata personagens, cenas e uso da bicicleta durante trajeto de 40 mil quilômetros rodados por estados do Brasil

 

São Paulo, abril de 2023 - O Sesc Digital anuncia o lançamento da Expo Cápsula - Projeto Transite, uma exposição exclusiva que reúne 41 imagens feitas ao longo de mais de três anos por Felipe Baenninger, enquanto conduzia uma bicicleta. Fotos que retratam personagens e cenas do ciclismo popular, mostrando como o Brasil se movimenta pedalando.

O documentário fotográfico sobre o uso do transporte no Brasil foi idealizado, realizado e teve a curadoria do próprio fotógrafo. "Dei prioridade para imagens que mostram o uso cotidiano da bicicleta pelo povo brasileiro", conta. Felipe Baenninger rodou cerca de 40 mil quilômetros em estradas do país capturando cenas do cotidiano dos ciclistas e criou um rico acervo que revela o panorama da população brasileira e seus costumes sobre duas rodas. "É uma honra expor na plataforma do Sesc Digital, um espaço com acervo e conteúdos de peso sobre nossa cultura", comenta.

Além da exposição disponível na plataforma do Sesc Digital, o Projeto Transite também contempla um volume impresso, editado em 2016, por meio de uma campanha de financiamento coletivo, contendo 81 retratos. Trata-se um de livro com ensaio exclusivo e um caderno de textos de diversos autores ciclistas, que revelam diferentes nuances sociais, históricas e culturais brasileiras. 

Sobre Felipe Baenninger - O artista, que começou sua carreira na Agência Istoé de fotografia, decidiu seguir carreira independente após anos de dedicação ao mercado editorial. Com participação em exposições coletivas e individuais no Brasil e no exterior, Baenninger também foi ganhador dos prêmios Emerging Talent - Nikon Contest 2010-2011, Diário Contemporâneo de Fotografia: crônicas urbanas 2011, e Outsiders 2016 - Revista GoOutside.

 

SERVIÇO

Expo Cápsula - Projeto Transite

Data da exposição: até 30 de setembro de 2023

Concepção e Realização: Felipe Baenninger

Produção: Sesc Digital

Saiba mais em https://sesc.digital/colecao/projeto-transite 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado