CULTURA FM CELEBRA OS 85 ANOS DO MAESTRO JÚLIO MEDAGLIA

Foto Nadja Kouchi




 

 

 

NO DIA 16 DE ABRIL, A RÁDIO APRESENTA UMA ENTREVISTA ESPECIAL ÀS 12H
 
 

No dia 16 de abril o maestro e apresentador do Prelúdio, Júlio Medaglia, completa 85 anos e para celebrar essa data, a Cultura FM apresenta o especial Júlio Medaglia -- 85 anos do Maestro. Trata-se de uma entrevista exclusiva realizada pelo violista e também apresentador da Cultura FM, Marcelo Jaffé. Na 103,3 FM, às 12h.
 

Nesse programa, o maestro Júlio Medaglia conta sua trajetória como aluno de Hans-Joachim Koellheutter: "Koellheutter tinha a capacidade sedutora de fazer a gente ficar encantado com aquelas ideias novas, com aquelas modernidades todas. E ele teve uma influência grande em toda uma geração de músicos, os nossos queridos amigos, o Issac (Karabtchevsky), o Benito Juarez, o (José) Gregori... Todo esse pessoal aí, depois saía de uma passagem com o Koellreutter, com uma mente com vontade de explodir..."
 

O maestro ainda comenta sua estada em Baden-Baden, a volta para o Brasil e sua atuação na TV Globo: "Aquela segunda metade dos (anos) sessenta, o Brasil pegava fogo, aquela música popular muito rica.. E aí o Boni, o diretor da TV Globo, que fez a moderna Globo que nós conhecemos hoje, ele sempre ia beber vinho branco comigo lá na Floresta Negra, em Baden-Baden, onde eu morava, e o Boni diz -- venha trabalhar comigo lá na TV Globo, no Rio de Janeiro -... E eu voltei pro Brasil e fui trabalhar na Globo e lá eu tive a oportunidade de ter uma orquestra de feras, dava até medo de olhar para aquele pessoal lá..."
 

Durante a entrevista, Júlio Medaglia relembra sobre a idealização do programa "Prelúdio", no ar na TV Cultura desde 2005: "Desde que o programa existe, muitos músicos estão em grandes carreiras nacionais e alguns até internacionais... Inclusive nós vimos o próprio Guido Sant'Anna, que acabou de ganhar o maior concurso de violino do mundo, o Fritz Kreisler Competition."
 

O maestro Júlio Medaglia fala ainda sobre a amizade com o compositor argentino Astor Piazzolla, sobre sua apresentação com uma escola de samba no Rio de Janeiro e seu contato com Cartola, sua participação no Tropicalismo, seu momento com os poetas concretistas em São Paulo e como ele teve contato com a música, no antigo prédio da Rádio Cultura, na avenida São João.
 

Especial: Júlio Medaglia -- 85 anos do maestro

Apresentação: Marcelo Jaffé

Domingo, 16 de abril, ao meio-dia

Cultura FM - 103,3

Ouça também pelo aplicativo Cultura Digital ou, ainda, pelo site
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado