Com apresentação de Pedro Bial, programa retorna com formato multiplataforma na TV Globo e podcast no Globoplay

TV GLOBO
'Linha Direta' está de volta à TV Globo em maio de 2023. Após 16 anos e sob o comando de Pedro Bial, o programa chega reformatado, mantendo a essência. O conteúdo investigativo - marca registrada da atração – se une à uma estrutura narrativa que combina apresentação, reportagem, entrevistas e simulações de casos que ganharam destaque na sociedade brasileira nos últimos 15 anos. O programa tem estreia prevista para 4 de maio e será exibido às quintas-feiras, após 'Cine Holliúdy', na TV Globo.

Entre as novidades desta versão repaginada, está a aposta no formato multiplataforma com conteúdos para TV e podcast. O 'Linha Direta Podcast' traz conteúdo extra, com impressões de Pedro Bial e depoimentos de bastidores vivenciados por roteiristas, pesquisadores e pela produção do programa. Além disso, tem versão estendida dos casos e mergulha no círculo familiar de pessoas que tiveram ligação com as vítimas. Com publicações semanais, sempre nos dias seguintes à exibição na TV, o 'Linha Direta Podcast' estará disponível no Globoplay e nas plataformas de áudio, a partir do dia 5 de maio.


Um dos precursores do gênero 'true crime' e referência na TV brasileira com a descrição e reconstituição de crimes reais, o 'Linha Direta' marcou várias gerações ao longo de sua exibição nas décadas de 1990 e 2000. Agora, também traz ainda inovações tecnológicas em sua linguagem, como a adição de laudos de perícia em 3D e a inclusão de imagens de vídeos de câmeras de segurança e captadas por celular. 

A cada semana, Bial apresentará um crime já solucionado com o auxílio da dramatização de atores, e outro com desfecho ainda em aberto, com foragidos da justiça. Em comum entre os dois casos: o mesmo tipo de crime e motivação. O aspecto social, com a prestação de serviço, segue sendo um dos grandes pilares do programa, que contará com a divulgação de canais de denúncias para ajudar na localização de foragidos e no fornecimento de pistas. "O mundo mudou muito nos últimos 16 anos desde que o programa saiu do ar. Essa hiper conexão que a gente vive hoje ainda não tinha se consolidado naquela época, e isso também tem implicações e consequências na nossa linguagem. Porque hoje é muito difícil qualquer coisa acontecer numa grande cidade que não tenha sido captada por duas ou três câmeras de segurança, ou por alguém com celular filmando o momento. Isso tudo determina a investigação, os registros e a linguagem do programa', analisa Bial.

Além de conduzir o programa do estúdio nos Estúdios Globo, no Rio, o jornalista também entrevista eventualmente personagens e/ou testemunhas que tiveram ligações com as vítimas e que possam aprofundar as histórias através de seus depoimentos. "É um formato consagrado. Agora, contamos com um cenário versátil e que nos possibilita filmar de muitas maneiras. Era sucesso no passado e, hoje, esse novo 'true crime' é uma febre mundial nas mais diferentes formas: seja na TV, streaming ou nos podcasts. Vamos tentar falar com quem já era fã do programa, mas também impactar esse novo público", ressalta a diretora artística Monica Almeida.

Os casos apresentados ainda podem levantar a discussão da sociedade sobre temáticas e questões relevantes como feminicídio, violência contra crianças, LGBTfobia, golpes pela internet, entre outros, como explica Marcel Souto Maior, redator do 'Linha Direta': "A gente vai continuar convocando o público a nos dar pistas que levem à prisão de foragidos da justiça, mas tem uma outra missão muito significativa que é a de acender sinais de alerta e indicar caminhos para quem está em casa assistindo ao programa, e que vai muito além de prender foragidos. O programa tem o poder também de ampliar o nível de consciência quando abordamos essas temáticas". 

'Linha Direta' tem apresentação de Pedro Bial, direção artística de Monica Almeida, direção geral de Gian Carlo Belotti, e direção de gênero de Mariano Boni. A redação final é de Pedro Bial e Marcel Souto Maior e a produção de Anelise Franco. O programa tem estreia prevista para 4 de maio e será exibido às quintas-feiras, após 'Cine Holliúdy', na TV Globo.  O 'Linha Direta Podcast', versão em áudio do programa original, estará disponível no Globoplay e nas plataformas de áudio a partir do dia 5 de maio e com publicações semanais sempre nos dias seguintes à exibição do programa na TV.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado