GloboNews volta ao Litoral Norte de São Paulo um mês após as fortes chuvas

GLOBONEWS

Reportagem especial vai ao ar no 'Especial de Domingo'

A madrugada do dia 18 para o dia 19 de fevereiro de 2023 não será esquecida tão cedo pelos moradores do Litoral Norte de São Paulo. Durante esse período houve o maior acumulado de chuva que se tem registro no país: 682 milímetros. A GloboNews virou a pauta – era Carnaval no Brasil - embarcou nesta cobertura e mostrou a intensa destruição na região causada pela forte enxurrada. Um mês depois, o repórter Willian Kury e equipe voltam ao município de São Sebastião, um dos mais atingidos pelo temporal. 

"Nós viemos para São Sebastião ver como está a cidade depois da tragédia. Alguns moradores continuam nas suas casas, apesar de estarem interditadas pela Defesa Civil, porque é a única coisa que eles têm. Conversei com gente que perdeu tudo, mas conseguiu se salvar. Conversei com gente que saiu de casa com a roupa do corpo e vai recomeçar a vida do zero", conta o jornalista, um dos profissionais do canal que participou da cobertura em fevereiro.

Ainda segundo Willian, um dos momentos marcantes deste retorno a São Sebastião foi a entrevista com um pai que perdeu o filho pequeno na tragédia. "A casa foi soterrada, mas ele tentou salvar todo mundo. A filha de 9 anos ficou horas soterrada, com tudo em cima dela. Ele ficou 12 horas tentando tirar ela de lá. Conseguiu, mas ela ainda está no hospital. Mas a chuva tirou o pequeno Levy. E, isso é para sempre", diz Kury. 

Além de entrevistas com sobreviventes e parentes das vítimas, a reportagem vai mostrar a estrutura da cidade que se transformou para atender as novas demandas pós-enchente: contenção de encostas, limpeza de ruas, construção de casas temporárias para desabrigados, entre outras. "E, por fim, vamos cobrar o prefeito. Por que a prefeitura, que sabia que a área era de alto risco, permitia que ali morasse tanta gente?", adianta o jornalista.

A reportagem completa vai ao ar neste domingo, dia 19, no 'Especial de Domingo' da GloboNews, a partir das 18h.   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado