RÁDIO CULTURA FM ABRE ESPAÇO PARA O UNIVERSO GEEK E POP

Antonio Vaz Lemes - Crédito da Foto: André Moreira




 

 

SUCESSO NAS REDES SOCIAIS, PIANOQUETOCA ESTREIA NA EMISSORA NO DOMINGO (19/3)

 

PianoQueToca é uma série com 13 episódios que traz resenhas musicais e que busca democratizar a música instrumental e clássica entre nichos de admiradores de games, animes, filmes, seriados e cultura pop. Em cada programa, diferentes trilhas sonoras são escolhidas pelo pianista e professor Antonio Vaz Lemes, que as interpreta ao piano. Vai ao ar na Rádio Cultura FM (103,3), a partir do domingo (19/3), às 14h.
 

A série é uma reinvenção audiofônica do conteúdo produzido pelo pianista e professor em seu canal PianoQueToca, que conta atualmente com quase 600 mil seguidores nas principais redes sociais.
 

O repertório musical do programa é escolhido por alguma peculiaridade, curiosidade técnica, estética ou mesmo humanística. O criador da série procura contextualizar sua integração com a obra, justificando assim seu carisma, sucesso e apelo popular. Após sua análise (na maior parte das vezes feita com a utilização do piano), a música é transmitida em sua versão original e integral.
 

Em seguida, Vaz Lemes indica outra peça, esta já proveniente da literatura da música clássica ou sinfônica, que possua algum traço comum com a trilha sonora previamente analisada.
 

O programa PianoQueToca cria pontes entre Mario Bros e Beethoven, Naruto e Ravel, Game of Thrones e Brahms, StarWars com Bach entre outros.
 

Antonio Vaz Lemes
 

Pianista e professor, o paulistano Antonio Vaz Lemes - criador dos canais PianoQueToca - é considerado pela revista inglesa Gramophone "um Pollini Latino-Americano" [em alusão a um dos maiores pianistas do mundo, o italiano Maurizio Pollini]. Sucessos de crítica nacional e internacional, seus álbuns já foram destacados pelos principais veículos de imprensa e programas de televisão, entre eles o jornal O Estado de São Paulo, a revista Veja e Veja SP, os programas Bom Dia SP e Globo News Em Pauta, entre outros. Seu novo álbum solo Vaz Lemes-Villa Lobos acaba de ser lançado pelo selo LAMI-USP. É Bacharel e Mestre em Performance pela Unesp.
 

Sua missão maior é a ampla democratização do acesso à música clássica, e esse movimento tem se concretizado nas redes sociais, através de seus canais PianoQueToca. Abordando temas de filmes, séries, animes, games, e relacionando-os a sentimentos e valores humanos, o canal conecta seu público às obras dos grandes compositores da história da música.
 

Sua maneira de expressar ideias é didática, descomplicada e enérgica, e ao mesmo tempo acolhedora e afetuosa. A cada post publicado, percebe-se nos comentários do público ampla demonstração de gratidão e relatos de transformação no contato e na relação com a música, traduzidos pela ascensão vertiginosa no número de seguidores (atualmente mais de 600 mil) no YouTube, Tiktok e Instagram.

 

Serviço

PianoQueToca: Cultura Geek, Cultura Pop e a Música Clássica

Domingo, às 14h - Estreia domingo (19 de março)

Roteiro e apresentação: Antonio Vaz Lemes

Direção: Inez Medaglia

Ouça pela Rádio Cultura FM de São Paulo (103,3 MHz), pelo site da Rádio Cultura FM ou pelo aplicativo Cultura Digital.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado