Glauber Rocha, David Bowie e Björk estão entre os destaques da programação da MUBI


Chegam à plataforma Terra em Transe, de Glauber Rocha, Dançando no Escuro, de Lars von Trier, Estranha Obsessão, de Paweł Pawlikowski, O Homem que Caiu na Terra, de Nicolas Roeg, e Jogo Perverso, de Kathryn Bigelow




Terra em Transe, disponível em 22 de março

 

15 de março de 2023 – A MUBI, distribuidora global, serviço de streaming e produtora, apresenta durante o mês de março uma programação repleta de estrelas. Uma das atrações é um especial em homenagem a Glauber Rocha, cineasta brasileiro considerado um dos nomes mais importantes do movimento de vanguarda Cinema Novo, que completaria 84 anos no dia 14 de março.

O primeiro filme dirigido por Glauber durante seu exílio na Europa e estrelado por Jean-Pierre Léaud, O Leão de Sete Cabeçasjá está disponível na plataforma. E, a partir de 22 de março e 11 de abril, respectivamente, chegam Terra em Transe e O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro.

MUBI exibe também as produções Dançando no Escuro, de Lars von Trier, Estranha Obsessão, de Paweł Pawlikowski, O Homem que Caiu na Terra, de Nicolas Roeg, e Jogo Perverso, de Kathryn Bigelow.


Confira as datas em que os filmes chegam à MUBI:


Terra em Transe (1967) – Disponível em 22/3
A obra-prima de Glauber Rocha é considerada um dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos pela Abraccine, ganhou o Prêmio Luís Buñuel no Festival de Cannes, e foi indicado à Palma de Ouro, em 1967. O emblemático filme se passa no fictício país latino-americano Eldorado, onde Paulo Martins (Jardel FilhoMacunaíma), um poeta e jornalista idealista e anarquista, luta contra o governador populista e o presidente conservador, apoiado pelas forças revolucionárias, desencadeando assim uma luta em busca do poder.

O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro
 (1969) – Disponível em 11/4

Dirigido por Glauber Rocha, o filme traz de volta Mauricio do Valle em seu papel como Antonio das Mortes, o problemático assassino de aluguel de Deus e o Diabo na Terra do Sol. Na aventura, com uma nova encarnação de bandidos cangaceiros no sertão, comandado por Coirana (Loirival Pariz, O País dos Tenentes), Antonio é contratado pelo Coronel Horácio (Joffre Soares, Vidas Secas) para eliminar seu antigo inimigo. A produção está na lista dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos pela Abraccine, e recebeu o Prêmio de Melhor Direção no Festival de Cannes, em 1969.

Dançando no Escuro
 
(2000) – Disponível em 18/3
Obra do polêmico cineasta dinamarquês Lars von Trier, protagonizada pela icônica cantora e compositora islandesa Björk, com uma interpretação devastadora. O drama musical conta a história de uma imigrante tcheca que lida com sua cegueira progressiva se refugiando em suas fantasias musicais com trágicos acontecimentos. Björk criou a trilha sonora do filme e ganhou o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes, em 2000, quando o longa também venceu a Palma de Ouro.


Estranha Obsessão
 
(2011) – Disponível em 19/3
Filme dirigido pelo polônes Paweł Pawlikowski (Ida). Ethan Hawke (Antes do Amanhecer) interpreta Tom, um romancista que viaja a Paris para reconquistar o amor de sua filha. Quando as coisas não saem como planejado, ele começa a trabalhar como guarda noturno em um hotel obscuro. Em meio a isso, Margit (Kristin Scott ThomasO Paciente Inglês), uma mulher sensual e misteriosa, aparece na vida de Tom.


O Homem Que Caiu na Terra
 (1976) – Disponível em 20/3
Sob a direção do britânico Nicolas Roeg (Convenção das Bruxas, Performance), o filme é estrelado pelo genial David Bowie, o camaleão do Rock. O alienígena humanoide Thomas (Bowie) aterrissa na Terra em busca de água para seu planeta natal. Disfarçado, ele funda uma companhia de tecnologia avançada com o objetivo de juntar dinheiro para construir uma espaçonave que possa transportar a água, mas seus planos são atrapalhados pelo governo e pelos prazeres humanos apresentados a ele.


Jogo Perverso
 
(1990) – Disponível em 27/3

O suspense de ação dirigido por Kathryn Bigelow (Guerra ao Terror) conta a história de Megan Turner (Jamie Lee Curtis, HalloweenTudo ao Mesmo Tempo em Todo Lugar), uma policial novata de Nova York, suspensa do serviço após seu primeiro dia de trabalho, que se torna o objeto de obsessão do assassino Eugene Hunt (Ron Silver, O Reverso da Fortuna). Megan se encontra em um perigoso jogo de gato e rato, em que a vida e a carreira dela estão em jogo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado