Arte132 Galeria apresenta "O voo da matéria", de Renato Brunello

Com curadoria de Laura Rago, 19 obras que integram a produção de mais de cinco décadas do escultor são exibidas e contrapostas em forma, tamanho e material no espaço da galeria

   

Foto 1: Em voo. Mármore, 2022.40x51x43 cm. Créditos: Everton Ballardin.

Foto 2: Em contraponto. Bronze, 1989. 20x25x18 cm. Créditos: Renato Brunello.

A partir de 25 de março, a Arte132 Galeria abre "O voo da matéria", mostra individual do artista Renato Brunello, que reúne uma seleção de 19 obras escultóricas produzidas em mármore e madeira. O trabalho do escultor propõe, essencialmente, o contraste entre a dimensão simbólica e as transversalidades que atravessam suas obras, além de outros dois aspectos que, embora aparentemente opostos, convergem a todo o tempo: a leveza daquilo que parece voar e o peso do que pousa e se fixa no solo. A curadoria, assinada por Laura Rago, expõe o figurativismo de Brunello, que ocupa o corredor de entrada, e o abstracionismo, presente no salão principal e no jardim da galeria.

Foi em seu país de origem que Brunello adquiriu sua formação. Em quase cinco décadas de produção, o escultor fez da experimentação – seja no uso de materiais, seja na arrojada busca de formas – seu meio de expressão. Sua trajetória foi marcada pelo impulso dado por Pietro Maria Bardi. Desde sua formação na Escola de Artes e Ofícios, em Veneza, até sua produção no Brasil, o artista manteve sua técnica ancorada na execução manual e pessoal das esculturas.

Renato Brunello participou de importantes exposições, entre elas "Itália - Brasil - relação entre século XVI e XX", "Panorama da Escultura Brasileira do século XX", ambas no MASP (Museu de Arte de São Paulo), e "Panorama da Arte Atual Brasileira - Escultura e Objeto", no MAM (Museu de Arte Moderna de São Paulo). O fazer artístico é intrínseco ao seu ser.

Laura Rago (São Paulo, 1984) é curadora independente e jornalista de arte graduada em história e pós-graduada em Jornalismo Cultural e em Arte: Crítica e Curadoria, ambos os cursos realizados na PUC-SP. É mestranda em comunicação e semiótica na PUC-SP. Pesquisadora na área de Arte e Política, História das Exposições, Arte e Tecnologia e Arte Pública.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado