Novo Ensino Médio é tema da segunda temporada da série Futura Responde


 

Ao longo de oito episódios, o Canal Futura e a Fundação Bradesco respondem as principais questões de jovens estudantes

 

São Paulo, 3 de Março de 2023 - Em 2017, entrou em vigor a Lei nº 13.415, que implementou a reforma conhecida como Novo Ensino Médio. Essa implantação começou em 2022 e a aplicação em todas as escolas do país segue até 2024. O Novo Ensino Médio trouxe uma série de mudanças curriculares, que incluem a adoção dos itinerários formativos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com foco nas áreas do conhecimento e na formação técnica e profissional. Para responder a uma série de questões levantadas pelos estudantes, o Canal Futura e a Fundação Bradesco fecharam parceria para a produção da segunda edição do Futura Responde.

 

A série é inspirada nas dúvidas e questionamentos colhidos em uma pesquisa online com 6.706 estudantes da Fundação Bradesco, de 36 escolas de sua rede. Além das questões virtuais, 422 estudantes também encaminharam novas perguntas para serem respondidas, demonstrando intenso interesse no assunto. Esses questionamentos estão na segunda edição do Futura Responde.

 

"Há muitos anos a educação brasileira não passava por um período de implantação de nova diretriz curricular para o Ensino Médio e mudanças sempre geram dúvidas. Essa parceria com o Futura abre um canal de comunicação muito importante para responder boa parte dos jovens estudantes sobre essa etapa fundamental da escolaridade", diz Elza Maria Guereschi, Superintendente Pedagógica, da Fundação Bradesco.

 

A série Futura Responde estreou dia 6 de março, no Canal Futura. Estão sendo veiculados dois episódios por semana, sempre às segundas-feiras, às 20h e, às quartas-feiras, às 10h. Em cada episódio, Maurício Colenghi Filho, orientador pedagógico da Fundação Bradesco, e Ana Paula Severiano, consultora de educação, respondem as questões como entrevistados da segunda temporada.

 

Em cada episódio, Maurício Colenghi Filho, orientador pedagógico da Fundação Bradesco, e Ana Paula Severiano, consultora de educação, respondem as questões de estudantes, como Ana Clara Santos

 

"A missão da Fundação Roberto Marinho é promover uma cultura de educação de forma encantadora, inclusiva e, sobretudo, emancipatória, em permanente diálogo com a sociedade. Ao disponibilizar uma série como o Futura Responde em nossa programação, oferecemos uma oportunidade para discutir com os jovens mudanças importantes do novo Ensino Médio, dando voz aos seus questionamentos, diz José Brito, diretor do Canal Futura.

 

Confira abaixo os temas abordados em cada episódio:

  • Por que criar um Novo Ensino Médio? -- 6/3, às 20h

O orientador pedagógico Maurício Colenghi explica o motivo da elaboração de um novo currículo para o Ensino Médio, que foi desenvolvido com o objetivo de tornar a educação mais alinhada às exigências do século 21 e inclusiva.

 

  • O que diferencia o novo do antigo Ensino Médio? -- 8/3, às 10h

Maurício Colenghi, orientador pedagógico da Fundação Bradesco, traz as diferenças entre o antigo e o Novo Ensino Médio, que agora tem um currículo mais integrado e com componentes que são trabalhados de forma dinâmica, dialogando com os objetivos de cada estudante.

 

  • O que são os itinerários formativos do Novo Ensino Médio? -- 13/3, às 20h

Os itinerários formativos buscam aprofundar conhecimentos básicos no Novo Ensino Médio e ajudam o estudante a pensar melhor na escolha acadêmica.

 

  • O Novo Ensino Médio diminui algumas matérias "clássicas"? -- 15/3, às 10h

A carga horária foi reestruturada e agora estão agrupadas em quatro áreas do conhecimento. Em outra frente, há os itinerários formativos, em que os estudantes estudam de maneira interdisciplinar.

 

  • Como avaliar os itinerários formativos do Novo Ensino Médio? -- 20/3, às 20h

A consultora Ana Paula Severiano explica que, assim como os itinerários formativos, as avaliações tendem a ser mais flexíveis também. As provas conteudistas dão vez a uma avaliação contínua de habilidades e competências.

 

  • O que muda no material didático do Novo Ensino Médio? -- 22/3, às 10h

A consultora Ana Paula Severiano explica como as mudanças alteram os materiais didáticos. Além de estarem organizados por áreas de conhecimento, terão acesso também a materiais para discutir e refletir sobre projeto de vida.

 

  • Os alunos do Novo E. M. serão afetados no ENEM e em outros vestibulares? -- 27/3, às 20h

O ENEM e outros vestibulares vão acompanhar as mudanças do Novo Ensino Médio, mas elas vão acontecer a partir de 2024. Quem tira essa dúvida é a consultora Ana Paula Severiano, que explica ainda como deverá ser o novo formato de prova.

 

  • Como o Novo E. M. vai preparar os alunos para o mercado de trabalho? -- 29/3, às 10h

Uma das razões da criação do Novo Ensino Médio é a preparação da carreira dos estudantes. A consultora Ana Paula Severiano aponta que com projeto de vida, os estudantes podem se conhecer melhor, entender a realidade de onde vivem e, assim, fazer uma escolha de carreira mais acertada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado