Documentário ‘Biocêntricos’, de Fernanda Heinz Figueiredo e Ataliba Benaim, estreia hoje nos cinemas de seis cidades

 

TRAILER

 

 

COM NARRAÇÃO DA BIÓLOGA AMERICANA JANINE BENYUS - CRIADORA DA BIOMIMÉTICA - O LONGA REÚNE AS HISTÓRIAS DE NOVE PERSONAGENS CUJAS VIDAS SÃO TRANSFORMADAS POR INOVAÇÕES INSPIRADAS NA NATUREZA

 

"O que vemos aqui representa menos de 1% das espécies que já passaram pelo planeta. O que sobreviveu foi altamente aperfeiçoado durante 3,8 bilhões de anos de seleção natural", argumenta a bióloga e ativista americana Janine Benyus em prol do uso das estratégias e conhecimentos da natureza para solucionar problemas gerados pela humanidade e da criação de inovações tecnológicas e sociais eficientes nos mais diversos campos da criação. Este processo de inovação científica é chamado Biomimética, ou Biomimicry Thinking, termo propagado por Benyus e tema do documentário "Biocêntricos", dirigido por Fernanda Heinz Figueiredo ("Sementes do Nosso Quintal") e Ataliba Benaim ("Saúde S/A").

O longa, que teve sua estreia mundial na 46ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, entra em cartaz nos cinemas hoje, 16 de março, em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Salvador e Porto Alegre. Os horários e cinemas podem ser conferidos neste Link. "Biocêntricos" é uma produção da Aiuê, produtora que atua há mais de 10 anos com tripé temático da sustentabilidade, educação e cultura, em coprodução com Globonews, Globo Filmes e Spcine. O filme foi viabilizado pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e estreia no canal em breve.

Com filmagens no Brasil, nos EUA, no Japão e na Costa Rica, o longa documental mostra como a bióloga e ativista Janine Benyus influencia a obra de ecologistas, arquitetos, designers, químicos, engenheiros e biólogos com a criação da Biomimética -- processo de inovação científica que busca, na evolução da vida na terra, a inspiração de base para solucionar os problemas mais caros à humanidade contemporânea.

Narrado pela própria Janine, o público conhece as motivações e teorias científicas por trás do pensamento dos biomimeticistas, como são chamados os inventores adeptos desta ciência. Acompanhando a rotina de nove personagens em seus campos de atuação, o filme entrelaça suas histórias com imagens da natureza em sua plenitude, mostrando em detalhes desde o funcionamento de uma árvore centenária, que vai muito além de dar sombra ou servir de material para construções, a estratégias sofisticadas de certas espécies de plantas e animais para sobreviverem.

Como explica a própria diretora, Fernanda, "Biocêntricos" busca tanto provocar quanto proporcionar ao público rotas de esperança, por ampliar a visão sobre esses conhecimentos profundos e fascinantes do mundo natural, disponíveis a todos, e capaz de trazer soluções a inúmeras questões da atualidade. Ao se considerar sustentabilidade, economia circular, colaboração, ecologia e saúde como princípios de reconexão individual e coletiva com a natureza elementar que nos habita, é possível visualizar um futuro bem diferente das perspectivas distópicas que estamos nos acostumando a consumir." Mas o filme vai além da reflexão filosófica e conceitual ao mostrar soluções acessíveis, em muitos exemplos já materializados por esta prática.

Entre as histórias contadas na tela, estão a dos designers Bruno e Pedro Rutman, que desenvolveram uma forma revolucionária de reflorestamento, a de Benki Piyãko, líder indígena e agente agroflorestal que viaja o mundo promovendo o intercâmbio entre os conhecimentos ancestrais e a ciência moderna e a do engenheiro e observador de pássaros Eiji Nakatsu, que redesenhou o trem bala japonês, reduzindo em 15% o consumo de energia, ao imitar a eficiência de um pássaro, o martim pescador, entre outros seres vivos. Outro personagem marcante é o carioca Fred Gelli, um dos designers mais requisitados do mundo por seu trabalho com marcas e embalagens, e seu discurso que busca extinguir o rótulo de "consumidor" dos seres humanos.

Instituída em 1997 pelo trabalho de Janine Benyus, a Biomimética é um processo multidisciplinar de inovação tecnológica inspirada numa mestra com 3.8 bilhões de anos de experiência: a natureza. A cada ano, diferentes áreas da atividade humana, como arquitetura, engenharia e desenho de produtos, incorporam práticas baseadas nesta ciência, transformando o futuro em um presente mais eficiente e sustentável.

"No momento em que submergimos em discussões simplificadas do bem contra o mal, Janine faz emergir uma visão de amplo alcance, promovendo uma agenda comum a todos, conjugando o olhar realista e atento ao sistema em que vivemos com o desenho, ainda viável, de um mundo que priorizará a continuidade da vida", acredita Ataliba Benaim, codiretor do documentário.

"Biocêntricos" conta com o patrocínio master de marcas de peso como a Natura e Yamaha, patrocínio Ambipar, Cristália, V2Com e o apoio da Fiesp. A distribuição nos cinemas é realizada pela Aiuê em parceria com a Espaço Filmes. A trilha sonora original do documentário é assinada por Beto Villares, Erico Theobaldo e Fil Pinheiro e ganhará uma playlist no spotify na data de estreia nos cinemas.

 

Biocêntricos

Doc. Brasil. 2022. 108min. Livre. Direção Fernanda Heinz Figueiredo e Ataliba Benaim

 

Sinopse curta

Como você reinventaria uma parte do seu mundo tendo a natureza como modelo? Em BIOCÊNTRICOS, essa e outras provocações são respondidas pelo olhar de Janine Benyus. A partir da conexão de pessoas que colocam a vida no centro de suas escolhas, a bióloga propõe inovações tecnológicas e sociais inspiradas na experiência de bilhões de anos da Terra.

 

Sinopse longa

Como você reinventaria uma parte do seu mundo tendo a natureza como modelo? Em BIOCÊNTRICOS, essa e outras provocações são respondidas pelos olhos e a voz da bióloga Janine Benyus. Percorrendo diversos cantos do planeta, ela revela o nascimento e os princípios que orientam a biomimética, um processo transdisciplinar de inovação tecnológica e social inspirado numa mestra com 3.8 bilhões de anos de experiência. Como um hub conectando saberes ancestrais, culturas, tecnologias naturais e iniciativas que escolhem a continuidade da vida como premissa de seus projetos, a carismática ativista nos propõe uma agenda comum, uma nova postura e uma ferramenta que está na ponta da lança da ciência contemporânea para enfrentarmos os desafios globais que temos pela frente.

 

Ficha Técnica

 

Ideia original

Fernanda Heinz Figueiredo

 

Produzido por

Fernanda Heinz Figueiredo

Jorge Saad Jafet

André Saad Jafet

 

Direção

Fernanda Heinz Figueiredo

Ataliba Benaim

Produção executiva

Jorge Saad Jafet

 

Roteiro

Ataliba Benaim

Jorge Saad Jafet

 

Direção de fotografia

David Vêluz

 

Montagem

André Saad Jafet

 

Direção de produção e supervisão de pós-produção

Camila Gaglianone

 

Trilha sonora original

Beto Villares

Érico Theobaldo

Fil Pinheiro

 

Desenho e mixagem de som

Raphael Lupo

 

Direção de arte

Gabriel Bittar

 

Com

Janine Benyus

Benki Piyãko

Bruno Rutman Pagnoncelli

Pedro Rutman Pagnoncelli

Eiji Nakatsu

Débora Castellani

Fred Gelli

Thalita Campbell

James Stephens

 

FESTIVAIS

 

46.ª Mostra Internacional de São Paulo -- Outubro/ 2022

16.º Atlantidoc Uruguay -- Outubro/ 2022

One Earth Film Festival -- Abril/2023

46.th Internacional Wildlife Film Festival -- Abril/2023

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado