TV CULTURA REVITALIZA VALIOSO ACERVO E DISPONIBILIZA SERVIÇO AO MERCADO

Divulgação TV Cultura



 

 

CENTRAL TÉCNICA DA EMISSORA DIGITALIZA VÍDEOS EM DIFERENTES FORMATOS E PELÍCULAS

 

Como parte do processo de modernização do Cedoc (Centro de Documentação), a TV Cultura começou a operar com o equipamento de digitalização Scanstation, da Lasergraphics. O scanner, que conta com várias configurações e acessórios, vem fazendo  a digitalização do acervo da emissora, composto de aproximadamente 90 mil rolos de filmes, equivalentes a 11 mil horas de material entre matérias jornalísticas, programas, telecursos de várias disciplinas, esporte, entre outros.
 

Com captura em 6,5K, o scanner realiza a digitalização em alta definição de rolos de filmes 16mm, com pista sonora magnética ou óptica, e tem capacidade para processar  filmes com alto índice de deterioração, isto é, quando já apresentam nível de encolhimento e fragilidades físicas que muitos equipamentos não suportam processar.
 

A nova central técnica implantada na TV Cultura está também disponível para o mercado audiovisual e, além do processamento com películas, converte também para o meio digital os conteúdos gravados em suportes de vídeo hoje considerados obsoletos, desde fitas VHS até HDCam, DVD, mini DV, entre outros. "Atualmente, são poucos os locais no Brasil que oferecem esse serviço com a qualidade desejada. Aqui na Cultura estamos aptos a trabalhar com toda a linha de produção – da preparação do material, limpeza, escaneamento, até a edição e preservação digital", explica Patricia de Filippi, coordenadora do Cedoc e responsável pelo projeto.
 

Acervo da TV Cultura

Após concluir o processo de digitalização, catalogação e indexação do valioso acervo da TV Cultura, esse conteúdo será disponibilizado para pesquisa por parte dos interessados – estudiosos, produtores, estudantes, comunicadores, editoras, profissionais da área – por vários meios de comunicação, do site da emissora ao canal de comunicação atualmente já aberto entre os pesquisadores do acervo da TV/Cedoc e o público (acervo@tvcultura.com.br).
 

Ao final do projeto, a emissora terá garantida tanto a preservação das mídias físicas, cada qual em sua reserva técnica dedicada e climatizada, quanto a preservação digital dos conteúdos convertidos do analógico ou natos digitais com o sistema de gerenciamento desses conteúdos.
 

"A importância desse trabalho é dar luz às imagens que estão nos estojos fechados, trazendo ao público histórias há tempos filmadas e contribuindo para a memória com referências históricas e afetivas. Além de assegurar a preservação dos conteúdos arquivados nas reservas técnicas da TV Cultura", diz Patricia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado