Cultura: DESTAQUES DA SEMANA 2 a 8 DE NOVEMBRO





Elas - Anna Muylaert

A série Elas, nesta segunda-feira (2/11), vai ao ar com Anna Muylaert. Criadora de filmes que provocam e surpreendem, começou a trabalhar em produções de TV no período em que o cinema nacional enfrentava problemas e, foi graças a essa fase, que ela se transformou em uma das grandes autoras do cinema brasileiro. Com apresentação de Luciana Vendramini, é exibida às 20h, na TV Cultura.


Revista do Esporte Brasileirão e Volta da Espanha

Nesta segunda-feira (2/11), o Revista do Esporte tem como tema central a última rodada do primeiro turno do Campeonato Brasileiro, na qual o Corinthians recebe o líder, Internacional, e o São Paulo viaja ao Rio de Janeiro para enfrentar o Flamengo, atual segundo colocado na tabela. Além disso, o programa também noticia outros esportes, com destaque para a competição de ciclismo Volta a Espanha. Apresentado por Vladir Lemos e com comentários de Arnaldo Ribeiro e Roberto Rivellino, vai ao ar ao vivo, a partir das 20h40, na TV Cultura.


Roda Viva - Nélida Piñon

Na segunda-feira (2/11), o Roda Viva entrevista a escritora Nélida Piñon, detentora do Prêmio Príncipe Astúrias, um dos mais prestigiados da Espanha. O programa conta com uma bancada de entrevistadores formada por Mariana Caruso, editora-chefe da revista Ela do jornal O Globo; Rinaldo Gama, coordenador de conteúdo do Insper e editor da Bei Editora; Marcella Franco, jornalista do jornal Folha de S. Paulo; Joselia Aguiar, jornalista e diretora da Biblioteca Mário de Andrade; e Tania Morales, apresentadora da rádio CBN. Há ainda a participação do cartunista Paulo Caruso. Apresentado por Vera Magalhães, vai ao ar a partir das 22h, com transmissão pela TV CulturaRádios Cultura FM e Brasilsite da emissora, Twitter, Facebook, YouTube LinkedIn.


#Provoca - Marco Antônio Villa

#Provoca desta terça-feira (3/11) recebe o historiador, escritor e comentarista político Marco Antônio Villa, que fala sobre história do Brasil, polarização e faz críticas ao governo. Sobre o presidente da República, Villa diz: "[...] sem exagero, o Bolsonaro tem as mãos sujas de sangue. Já morreram 157 mil brasileiros pelos quais ele é responsável." E continua: "Ele é um homem de 500 palavras conspirando contra a ciência. [...] Ele tinha conhecimento do que ocorreu e não fez nada. Desestimulou as ações, atacou prefeitos e governadores. Portanto, os 157 mil óbitos são de responsabilidade dele. Ele é um criminoso." Apresentado por Marcelo Tas, vai ao ar a partir das 22h15, na TV Cultura.


Café Filosófico - Ramayana - Violência, Amor e Verdade

Café Filosófico desta terça-feira (3/11) segue com a série Mitos, que tem curadoria dos analista junguianos Carlos Byington e Maria Helena Guerra. A viagem ao Oriente leva ao estudo da jornada de Rama, sétima encarnação do deus Vishnu, o deus da trimurti hindu que vem ao mundo quando a humanidade necessita de auxílio. A saga de Rama é contada nas palavras do poeta Valmiki, o épico Ramayana, livro sagrado da Índia, traz em sua história valores como desapego, amor e o encontro do bem e do mal. Em uma linguagem simbólica rica, Valmiki nos conduz ao confronto com monstros terríveis, que representam as sombras dentro de nós. Vai ao ar às 23h, na TV Cultura.


Opinião - A presença do negro no mercado de trabalho

Opinião desta quarta-feira (4/11) discute a presença do negro no mercado de trabalhoComo o racismo estrutural influencia a desigualdade nas empresas? Para falar sobre o assunto, o programa recebe o advogado e coordenador da Iniciativa Empresarial pela Igualdade, Raphael Vicente, o coordenador de projetos do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades - CEERT, Daniel Teixeira, e o antropólogo e professor da ESPM Pedro Jaime de Coelho Júnior. Apresentado por Andresa Boni, vai ao ar às 22h15, na TV Cultura.


Hackers - Doxing

Nesta quinta-feira (5/11), o episódio inédito de Hackers explica sobre o termo Doxing, que consiste na prática de pesquisar e transmitir dados privados sobre um indivíduo ou organização. A série explica, também, em que situações o Doxing se torna um crime digital. Vai ao ar a partir das 19h30, na TV Cultura.


Suicídio - Precisamos Falar Sobre Isso

Nesta quinta-feira (5/11), a TV Cultura leva ao ar o documentário inédito Suicídio - Precisamos Falar Sobre Isso . De autoria de Maria Manso, a produção ouviu jovens e crianças para buscar entender as causas do sofrimento e angústias da geração. Ainda há histórias de famílias enlutadas por casos de suicídio, jovens que venceram a vontade de cometer suicídio e especialistas que apontam caminhos e soluções para essa realidade. É exibido às 22h45, na TV Cultura.



De Olho No Voto

Na sexta-feira (6/11), será exibida mais uma edição do De Olho No Voto, programa em parceria com o jornal O Estado de S. Paulo que traz semanalmente discussões e entrevistas temáticas relacionadas às Eleições Municipais de 2020. Vai ao ar a partir das 20h40, na TV Cultura.


Cine Brasil - O Menino Grapiúna

Nesta sexta-feira (6/11), vai ao ar na faixa Cine Brasil o longa O Menino Grapiúna. Na produção audiovisual, é contada a trajetória de Jorge Amado a partir de imagens inéditas e entrevistas com escritores, cineastas e amigos. O filme analisa a obra do autor baiano, sua militância no Partido Comunista e a forte relação com o Nordeste. Vai ao ar às 23h30, na TV Cultura.

Infantis - Foi Assim Assado; Borboletas e Sereias; e O Boneco de Barro e o Rei

No sábado (7/11), três séries infantis estreiam na TV Cultura. Às 9h15, a animação pernambucana Foi Assim Foi Assado, feita com recortes de revista, é exibida pela primeira vez na emissora. Às 10h, é a vez de Borboletas e Sereias, que traz um episódio no qual crianças conversam sobre o que é ser criança. E para fechar, a série de ficção infantojuvenil O Boneco de Barro e o Rei - exibida também aos domingos - vai ao ar a partir das 16h, na TV Cultura.


Cultura Livre - MC Tha

Cultura Livre de sábado (7/11) recebe MC Tha. Cantora e compositora brasileira, nascida e criada na periferia paulistana, lançou seu último álbum, Rito de Passá, em 2019, e já fez parceria em singles com Matheus Carrilho e Jaloo. O quadro Canção do Isolamento vai ao ar com a artista Alfamor. E o Clássico da Semana relembra o terceiro álbum da banda Os MutantesDivina Comédia ou Ando Meio Desligado, lançado em 1970. Com apresentação de Roberta Martinelli, é exibido a partir das 18h, na TV Cultura.


Cultura & Design - Bar dos Arcos

No sábado (7/11), o Cultura & Design mostra o projeto arquitetônico do Bar dos Arcos, em São Paulo, e também desvenda o design humanizado do hospital Israelita Albert Einstein. Além disso, o programa recebe o arquiteto, agrônomo e paisagista Marcelo Faisal. A atração vai ao ar a partir das 20h40, na TV Cultura.


Sr. Brasil - Grupo Ecco e Fabiana Cozza

No Sr.Brasil de domingo (8/11), o apresentador Rolando Boldrin canta quadrinhas populares para o público. Além disso, recebe o Grupo Ecco. Formado em 2009, o vocal paulista valoriza os recursos naturais e a discussão sobre o desmatamento e a poluição que ameaçam o planeta. Há ainda a participação especial da cantora Fabiana Cozza. Da gaveta do programa, uma homenagem aos artistas brasileiros Titulares do RitmoOscar Castro Neves e Alaíde Costa. Vai ao ar às 9h30, na TV Cultura.


Esporte (Ponto Final) - Ricardo Prado, Wlamir Marques, Cafu e Giba

Esporte (Ponto Final) de domingo (8/11) recebe Ricardo Prado, nadador medalhista de prata nas Olimpíadas de 1984; Wlamir Marques, bicampeão mundial de basquete; Cafu, capitão do penta do Brasil; e Giba, medalhista olímpico de vôlei. Na edição, cada um elege o maior momento que viveu e viu no esporte. Vai ao ar a partir das 11h30, na TV Cultura.


Café Filosófico - Amor e Ódio

Café Filosófico de domingo (8/11) fala sobre a pandemia e os seus legados de desigualdade e racismo estrutural. A crise trouxe para a cena da Internet pessoas maravilhadas com a capacidade de fazer pão em casa, ao lado de outras sem recursos para comprar comida para a família. Como lidar com a vida real em meio ao racismo e à misoginia? Qual o papel da mulher negra na sociedade brasileira? Qual amor e qual ódio estão presentes no nosso imaginário e nas nossas práticas sociais de exclusão e de luta? Vai ao ar inédito, às 19h, na TV Cultura.


Persona - Osmar Prado

Neste domingo (8/11), em edição inédita, o Persona homenageia o ator, escritor, produtor e dublador Osmar Prado. Na carreira artística desde os 10 anos de idade, participou de diversas novelas na Rede Globo, como Éramos Seis, Roda de Fogo, O Clone, Chocolate com Pimenta e a mais recente, em 2019, Órfãos da Terra. Com apresentação de Atilio Bari e Chris Maksud, o programa é exibido às 21h30, na TV Cultura.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado