History estreia a produção original A Verdade da Mentira, sobre os efeitos das fake news na sociedade

HISTORY

Documentário sobre desinformação é conduzido pela jornalista Petria Chaves

ESTREIA: 8/11, domingo, 20h40


No documentário A Verdade da Mentira, que o History estreia com exclusividade na TV paga no dia 8 de novembro, a jornalista Petria Chaves investiga como as estruturas de desinformação online operam, qual a influência que elas podem ter numa campanha eleitoral e os esforços que vêm sendo feitos para coibir abusos que estejam sendo cometidos. Sem militância ou proselitismo político, movida pela honesta curiosidade intelectual para entender as mudanças tecnológicas que afetam a vida na sociedade, com o intuito de defender e preservar a natureza do processo eleitoral, coração da organização social dos países democráticos.

Para isso, Petria conversa com colegas de profissão, fundadores de agências de checagem de fatos (fact-checking), especialistas em produção e marketing digital, acadêmicos e com pesquisadores do ambiente digital e de comportamento humano. Os entrevistados buscam as causas e consequências da disseminação de conteúdos comprovadamente desinformativos acelerada pelo uso da tecnologia, apontam as características e funções dos bots - perfis automatizados nas redes sociais - e como vêm sendo utilizados nas mídias sociais e na internet no geral.

A Verdade de Mentira é uma produção ELO Company, em coprodução com canal History e o Instituto Tecnologia e Equidade (IT&E). O documentário traz entrevistas de Pedro Dória, editor do Canal Meio; Angela Pimenta, presidente do Projor; Cristina Tardáguila, fundadora da Agência Lupa e diretora adjunta da International Fact-Checking Network (IFCN); Laura Chinchilla, ex-presidente da Costa Rica e Observadora da OEA; Marco Aurélio Ruediger, diretor da FGV DAPP; Thiago Rondon, diretor do Instituto Tecnologia e Equidade (IT&E), entre outros.


Ficha Técnica

Diretora geral: Maria Carolina Telles
Diretor de cena: Jorge Pestana
Produção Executiva: Paula Garcia
Elenco: Amaro Grassi, Angela Pimenta, Cristina Tardáguila, Fernanda Hamann, Laura Chinchilla, Lucas Calil, Marco Aurelio Ruediger, Pauline Mendel, Pedro Doria, Petria Chaves, Tai Nalon e Thiago Rondon.
Produção: ELO Company
Coprodução: History e Instituto Tecnologia e Equidade (IT&E)

Classificação indicativa: 10 anos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado