DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO DE NOVEMBRO DO SMITHSONIAN CHANNEL

 

 

ESPECIAL CONSCIÊNCIA NEGRA

"JAMES MEREDITH: MARCHA CONTRA O MEDO" – SEXTA, 6 DE NOVEMBRO, ÀS 22H

 "MISSISSIPPI INFERNO" – SEXTAS, 13 E 20 DE NOVEMBRO, ÀS 22H

 

O Smithsonian Channel exibe em novembro programação em homenagem ao Dia da Consciência Negra. Na sexta-feira (6), às 22h, estreia "James Meredith: Marcha Contra o Medo". Com acesso exclusivo a James Meredith, figura emblemática do movimento pelos direitos civis nos Estados Unidos, o programa se propõe a contar a história de um homem que arriscou a vida em diversas ocasiões, lutando por seus ideais. Em 1962, após travar uma batalha que envolveu o presidente do país à época (John F. Kennedy), a suprema corte e o estado do Mississippi, Meredith tornou-se o primeiro aluno negro a matricular-se na Universidade do Mississippi, até então só frequentada por brancos. E, mais adiante, em 1966, deu início, sozinho, à chamada Marcha Contra o Medo, com o objetivo de encorajar o registro eleitoral por parte da população negra. A produção conta com imagens raras de arquivo e também entrevista jornalistas, historiadores e familiares de Meredith.

Outra atração, "Mississippi Inferno", será apresentada nos dias 13 de 20 de novembro, às 22h. Os dois episódios da minissérie contam uma história pouco difundida. Abordam a coragem dos proprietários de terra negros dos anos 1960, no Mississippi, e o papel fundamental que exerceram até que fosse sancionada a Lei de Direito ao Voto, de 1965, estabelecendo o fim de práticas eleitorais discriminatórias nos Estados Unidos (decorrentes da segregação racial). Narrada pelo ator Danny Glover, a produção revisita um momento inspirador da história do movimento pelos direitos civis, quando fazendeiros, ativistas e voluntários ousaram desafiar o sistema de repressão racial e mudaram a história do país.

 

 

 

 

CURIOSA VIDA E MORTE 

DOMINGOS, ÀS 22H, A PARTIR DE 8 DE NOVEMBRO

Esta nova série do Smithsonian Channel combina ciência forense e investigação para determinar se a história contada sobre a morte de algumas personalidades procede. 

O narcotraficante Pablo Escobar (assassinado pelas forças de segurança, em Medellín, em 1993), o ex-guitarrista dos Rolling Stones, Brian Jones (encontrado morto, aos 27 anos, à beira de sua piscina no sul da Inglaterra, em 1969), o ilusionista Harry Houdini (segundo consta, vítima de uma ruptura do apêndice, aos 52 anos, em 1926) e a atriz Brittany Murphy (que faleceu em 2009, aos 32 anos, aparentemente devido a uma pneumonia e à intoxicação pelo uso excessivo de medicamentos controlados) são alguns dos casos investigados.

"Curiosa Vida e Morte" conta com a participação da historiadora Lindsey Fitzharrisautora do best-seller "Medicina dos Horrores" (em que revive o terror da medicina praticada no século XIX). Ao lado de uma equipe composta por um detetive e especialistas em ciência forense, ela oferece uma nova perspectiva sobre algumas das mortes mais misteriosas do mundo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fenômeno nas redes sociais, Maru Karv estreia como apresentadora no “Manda Nudes”

RELACIONAMENTO EXPLOSIVO DE CHANTEL E PEDRO É TEMA DE SÉRIE INÉDITA NO TLC

SÉRIE INÉDITA DO TLC ACOMPANHA CASAIS QUE COMEÇARAM SUAS HISTÓRIAS DE AMOR DENTRO DA CADEIA