Canal Brasil exibe nesta quarta, 24, o documentário “A Jangada de Welles”

 

 

 

Cena do documentário “A Jangada de Welles”, dos diretores Firmino Holanda e Petrus Cariry.
Crédito: Divulgação.

 

Canal Brasil exibe pela primeira vez na TV o documentário “A Jangada de Welles”, que aborda a história de Manuel Jacaré, líder da Jangada São Pedro, de Fortaleza, e a sua relação com o diretor de Hollywood Orson Welles. O longa, que é uma coprodução do canal, vai ao ar nesta quarta-feira, 24, às 20h, na faixa “É Tudo Verdade”.

 

O filme, dirigido por Firmino Holanda e Petrus Cariry, mostra detalhes da história de vida e luta do ativista que saiu do Nordeste rumo ao Rio de Janeiro para apresentar uma série de reivindicações dos pescadores da região contra Getúlio Vargas, ditador do Estado Novo. Na época, Orson Welles, que havia recém-dirigido o icônico “Cidadão Kane”, estava no Brasil filmando o documentário "It's All True”, sobre o carnaval carioca e os jangadeiros cearenses. Por conta das filmagens, ele acabou acompanhando de perto a saga de Manuel e os seus desafios. Porém, um imprevisto muda tudo: Jacaré desaparece no mar após um acidente, fazendo com que a produção não possa ser concluída pelo diretor.

 

A partir desses fatos, Firmino e Petrus procuram trazer uma nova perspectiva sobre essa trágica história, além de ampliar as discussões sobre o papel do cinema no mundo, a luta por direitos trabalhistas e a importância da conservação dos territórios. “A Jangada de Welles”foi exibido em mais de 20 festivais pelo mundo, entre nacionais e internacionais.

 

Canal Brasil - “A Jangada de Welles” (2019) (72´)

Quarta-feira, 24 de agosto, às 20h

 

Direção: Firmino Holanda e Petrus Cariry

Classificação Indicativa: livre

Sinopse: Em 1942, Orson Welles filmava no Brasil o documentário “It 's All True”, sobre o carnaval carioca e os jangadeiros cearenses. O filme capta a atribulada passagem de Welles pelo país.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado