GLOBONEWS - Celso Amorim diz que o mundo só está melhor se comparado à época da Guerra Fria

 


 

No programa deste sábado, dia 13, Roberto D'Avila vai à casa do embaixador e ex-ministro da Defesa, Celso Amorim, em Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro, para uma entrevista exclusiva, para o seu programa da GloboNews. Questionado se acredita que o mundo esteja melhor ou pior do que no passado, Celso Amorim, importante figura na política internacional brasileira (ocupou duas vezes o cargo de ministro das Relações Exteriores nos governos de Fernando Henrique Cardoso e Lula), diz que se pergunta isso todos os dias. E desabafa: "Acredito que o mundo só está melhor se comparado à época da Guerra Fria."

 

Celso fala sobre o papel do Brasil na política internacional hoje e na época do governo Lula. Diz que o fato de o Brasil ser muito voltado para si é uma síndrome de país grande e que, ao longo de um tempo, padeceu de um complexo de inferioridade. Amorim defende a importância de cuidar das forças armadas, mas afirma que é contra o uso de arma nuclear.

 

Na entrevista, dá sua opinião sobre a invasão do Iraque pelos Estados Unidos. "A invasão do Iraque tirou a tampa e aí virou o que está hoje. Corre-se o risco de o Iraque e a Síria deixarem de existir como estado e o que fica no lugar é o caos", prevê. Sobre o livro recém-lançado, "Teerã, Ramalá e Doha: Memórias da Política Externa Ativa e Altiva", explica que decidiu escrever sobre o assunto por conta da participação política do Brasil nessas questões.

 

A entrevista de Celso Amorim a Roberto D'Avila vai ao ar na noite de sábado, dia 13, às 0h05, na GloboNews.

 

Foto: Roberto D'Avila entrevista Celso Amorim para o seu programa de sábado, na GloboNews.

Crédito: Globo/João Cotta

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado