Mistérios e segredos sobre o Sistema Solar são revelados em programa inédito do canal BBC Earth

 "Secrets of the Solar System" mostra pesquisas recentes que tentam
revelar alguns dos maiores enigmas do conjunto formado pelo Sol, 
os planetas que giram em torno dele e outros corpos celestes. 

O Sistema Solar intriga o mundo da Ciência. Vários observadores e estudiosos formulam teorias e fazem observações sobre a composição de corpos celestes e as condições que permitem a vida no planeta Terra. O documentário inédito Secrets of the Solar System vai mostrar descobertas recentes que tentam revelar alguns destes segredos. O programa vai ao ar no próximo sábado, 5 de dezembro, às 22 horas, com reapresentações no domingo, 6 de dezembro, às 10 horas e às 16h15.

Muitos enigmas envolvem Júpiter, considerado um gigante gasoso e maior planeta do Sistema Solar. O pesquisador Christopher Watson, da Queen's University de Belfast, no Reino Unido, investiga a posição de Júpiter. Ele explica que, em sistemas similares, planetas com as mesmas características dele estão próximos à estrela em torno da qual orbitam, com translação completa de apenas alguns dias. Já Júpiter demora cerca de 20 anos para completar uma volta ao redor do Sol.

Secrets of the Solar System apresenta a teoria "Grand Tack", do astrônomo Kevin Walsh. Ela explica que, na verdade, Júpiter já esteve próximo ao Sol. Mas a presença e a proximidade de Saturno, outro gigante gasoso, criaram forças gravitacionais que fizeram os dois planetas voltarem para áreas mais periféricas do Sistema Solar.

Ainda de acordo com o "Grand Tack", essa migração permite compreender outros mistérios. Um deles é tamanho pequeno de Marte em relação à Terra e à Vênus, outros planetas rochosos. A teoria defende que, durante sua mudança de posição, Júpiter arrastou partículas sólidas no caminho, limitando o material disponível para a formação do Planeta Vermelho.

Júpiter também está relacionado com a posição dos planetas de gelo, Urano e Netuno. O cientista Hal Levison, do Southwest Research Institute, de Boulder, explica no especial como o Sistema Solar era caótico quando os dois foram formados, fazendo com que grandes forças gravitacionais geradas por Júpiter colocasse os planetas a uma longa distância do Sol.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado