5x Chico – O Velho e sua Gente promove releituras sobre um rio de histórias

 

Cinco diretores percorrem o curso do Rio São Francisco revelando curiosidades e belezas da população ribeirinha desde a nascente até desaguar no mar

  

Em 5x Chico – O Velho e sua Gente, cinco diretores fazem uma jornada afetiva pelas águas e pelas histórias das comunidades ribeirinhas do Rio São Francisco. Para cada um dos cinco estados banhados pelo Velho Chico, um olhar diferente e abordagens bem particulares formam um caleidoscópio de pessoas e expressões culturais. Com coprodução da Globo Filmes, o documentário chega aos cinemas no dia no dia 03 de dezembro.

 

Durante 50 dias de viagem, os diretores Gustavo Spolidoro, Ana Rieper, Camilo Cavalcante, Eduardo Goldenstein e Eduardo Nunes acompanham o curso do Rio São Francisco, desde sua nascente em Minas Gerais, cortando a Bahia, correndo para Pernambuco, até sua foz entre Alagoas e Sergipe. O documentário denuncia como a fé, as paixões, as lendas e a busca pela sobrevivência nas comunidades ribeirinhas deste rio que corta o sertão e deságua no mar do Nordeste brasileiro são fatores culturais que determinam a vida e os costumes de sua gente.

 

Na nascente do Rio São Francisco, em Minas Gerais, o diretor Gustavo Spolidoro apresenta os pescadores Moranga, contador de causos de Pirapora, e Carlúcio, morador de Januária que também é poeta e apaixonado pelo rio. "Os dois, em seus devaneios, contam muito mais verdades sobre o rio do que aqueles que se utilizam somente da memória", diz Spolidoro.

 

Na chegada do rio ao seu trecho baiano, a cineasta Ana Rieper revela todo o sincretismo e a miscigenação religiosa pelas figuras de um artesão, de uma senhora de 71 anos e de devotos de Bom Jesus da Lapa. Dona Losinha, uma mãe de santo muito católica, vive de fazer simpatias para unir pessoas aos seus amores.

 

Ao filmar em seu estado natal, Pernambuco, o diretor Camilo Cavalcante mostra ao espectador a família de Seu Nilson e Dona Maria, que vive na vila de pescadores de Manga de Baixo, em Belém do São Francisco.

 

Já em Sergipe, o cineasta Eduardo Goldenstein apresenta Cícero, um homem que se considera o 29º cangaceiro de Lampião e é guia da região. Todos os dias ele "se monta" de cangaceiro e percorre a trilha para Grota do Angico, lugar onde Lampião e parte do seu bando foram executados e decapitados.

 

Ao finalizar 5x Chico – O Velho e sua Gente, Eduardo Nunes exibe o encontro do rio com o mar, em Alagoas, e nos apresenta Seu Heleno, um homem grande no sentido amplo, um dedicado pai e marido que proveu a família a partir do que o Velho Chico pôde oferecer. Cheio de fé e alegria, o pescador não tem reservas em revelar afetividade e sintetiza muito do que se vê por todo o percurso do rio. 

 

Crédito da foto: Camilo Cavalcante.

 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado