5X CHICO – O VELHO E SUA GENTE




Os diretores Gustavo Spolidoro, Ana Rieper, Camilo Cavalcante, Eduardo Goldenstein e Eduardo Nunes fazem uma jornada afetiva pelas águas e pelas histórias das comunidades ribeirinhas do Rio São Francisco
Documentário entra em cartaz no dia 03 de dezembro nas principais cidades do Brasil


Durante 50 dias de viagem, cinco diretores de estilos cinematográficos diferentes acompanham o curso do Rio São Francisco, desde sua nascente em Minas Gerais, cortando a Bahia, correndo para Pernambuco, até sua foz entre Alagoas e Sergipe. Para cada um dos cinco Estados banhados pelo Velho Chico, um olhar diferente e abordagens bem particulares formam um caleidoscópio de pessoas e expressões culturais.
A fé, as paixões, as lendas e a busca pela sobrevivência nas comunidades ribeirinhas deste rio que corta o sertão e desagua no mar do Nordeste brasileiro, são um fato cultural que determinou a vida e os costumes de sua gente.
Na nascente do rio São Francisco, em Minas Gerais, o diretor Gustavo Spolidoro apresenta os pescadores Moranga, contador de causos de Pirapora, e Carlúcio, morador de Januária que também é poeta e apaixonado pelo rio. "Os dois, em seus devaneios, contam muito mais verdades sobre o rio do que aqueles que se utilizam somente da memória",  diz Spolidoro.
Na chegada do rio no seu trecho baiano, a cineasta Ana Rieper revela, através de um artesão, de uma senhora de 71 anos e dos devotos de Bom Jesus da Lapa, todo o sincretismo e a miscigenação religiosa. Dona Losinha, uma mãe de santo super católica, que não gosta de ver ninguém sofrer de amor, vive de fazer simpatias de amor e, dependendo do caso, ajuda a separar também.
Ao filmar em seu estado natal, Pernambuco, o diretor Camilo Cavalcante mostra ao espectador os personagens Seu Nilson, Dona Maria e seus filhos, que vivem na vila de pescadores de Manga de Baixo, em Belém do São Francisco.
Em Sergipe, o cineasta Eduardo Goldenstein apresenta Cícero, um homem que se considera o 29º cangaceiro de Lampião e é guia da região. Todos os dias ele "se monta" de cangaceiro e percorre a trilha para Grota do Angico, lugar onde Lampião, e parte do seu bando, foi executado e decapitado.
Ao finalizar o documentário, Eduardo Nunes exibe o encontro do rio com o mar, no Estado do Alagoas, e nos apresenta Seu Heleno, um homem grande no sentido amplo, um dedicado pai e marido que proveu a família a partir do que o Velho Chico pôde oferecer. Cheio de fé e alegria, o pescador não tem pudor de revelar afetividade e sintetiza muito do que se vê por todo o percurso do rio. 
5X CHICO – O VELHO E SUA GENTE é uma produção 3 Tabela Filmes, com coprodução Globo Filmes e Globonews, e distribuição da Arthouse BR. O documentário tem patrocínio da PETROBRAS, através do programa Petrobras Cultural; da ANCINE e da Lojas Americanas | Americanas.com.



SOBRE OS DIRETORES
Gustavo Spolidoro - realizou 21 curtas e médias e 4 longas, entre eles Ainda Orangotangos. Spolidoro recebeu mais de 70 prêmios e participou de diversos festivais.
Ana Rieper - é documentarista, dirigiu três curtas e dois longas, entre eles Vou Rifar Meu Coração. Ana participou de mais de 40 festivais, tendo recebido diversos prêmios.
Camilo Cavalcante - dirigiu quatorze curtas e o longa A História da Eternidade, que participou de diversos festivais e ganhou muitos prêmios, incluindo o de melhor filme em Paulínia.
Eduardo Goldenstein - dirigiu cinco curtas e o longa Corda Bamba, que participou de importantes festivais no Brasil e no exterior.
Eduardo Nunes - dirigiu cinco curtas e o longa Sudoeste, exibido em diversos festivais em todo o mundo, ganhando 23 prêmios, incluindo dois  FIPRESCI e o prêmio Andrei Tarkowski.

SOBRE A PRODUTORA
3 Tabela Filmes é uma produtora independente de cinema e TV, estruturada para atuar nos mais diversos segmentos audiovisuais.
Idealizada no curso de cinema da UFF, a partir da história de um grupo de amigos, unidos por sua paixão pelos filmes. Hoje é formada por um grupo de experientes cineastas, técnicos e produtores, cujo currículo inclui o trabalho em algumas das mais importantes redes de TV e instituições culturais brasileiras, além de obras exibidas nos principais eventos cinematográficos do país e do mundo.
Nos últimos anos a produtora tem se especializado na criação e realização de conteúdo de qualidade. Com flexibilidade e criatividade, nossa equipe atualmente desenvolve conteúdo próprio para séries de TV, cinema e Mídias Móveis e também trabalha no desenvolvimento de projetos e escrita de roteiros em parceria com outras produtoras.


5X CHICO – O VELHO E SUA GENTE
Brasil, 2015, cor, digital, 90min, livre

Direção: Gustavo Spolidoro (Minas Gerais), Ana Rieper (Bahia), Camilo Cavalcante (Pernambuco), Eduardo Goldenstein (Sergipe), Eduardo Nunes (Alagoas)

Produção executiva: Izabella Faya
Direção de Produção: Fernanda Reznik
Roteiro: Izabella Faya

Fotografia: Heloísa Passos

Montagem: Flávio Zettel
Som: Roberto C. de Olveira e Edson Secco
Trilha sonora: Edson Secco

Música original: Edson Secco e Fábio Barros
Produtora: 3 Tabela Filmes

Distribuidora:  Arthouse BR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado