DISCOVERY RECONSTITUI HISTÓRIAS DE RIVALIDADE ENTRE OS BARÕES INDUSTRIAIS AMERICANOS


 
 
 Vanderbilt, Rockefeller, Carnegie, Edison – protagonistas da série encabeçaram a nova ordem econômica movida a petróleo, aço, eletricidade e luta por poder
 
 
Cena da série
 
 
 

Eles escreveram seus nomes na história com letras garrafais. Ganharam capítulos nos livros, nas placas de ruas e nos principais monumentos dos Estados Unidos: Vanderbilt, Rockefeller, Carnegie, Edison. Eles são os protagonistas das histórias de luta – com alguns golpes baixos – contadas na nova série do Discovery: AMERICAN TITANS: CONSTRUINDO UMA NAÇÃO(American Titans).

Com estreia em 11 de dezembro, à meia noite de sexta para sábado, a produção reúne depoimentos de historiadores e especialistas que discutem em episódios de uma hora como estes barões do capitalismo industrial forjaram em aço as dinâmicas sócio-políticas que definiriam o século XX, estabelecendo os Estados Unidos como potencia mundial: apostando alto em suas ideias, obstinados a construir seus impérios e fazendo de tudo para derrubar rivais.

Os titãs americanos estão entre os principais agentes da Revolução Industrial; em meio século, transformaram a realidade e pavimentaram o caminho para uma modernidade movida a petróleo, aço e eletricidade. A série mostra a dimensão humana destes personagens históricos: suas grandes fortunas foram construídas com ideias brilhantes, empreendedorismo e obstinação, mas também envolveram lutas desenfreadas por poder, rompantes de ambição, ganância, competição desmedida, inveja e vingança.

A cada semana, uma disputa entre titãs é o tema do episódio. A série utiliza dramatizações de época para reconstituir os momentos emblemáticos na trajetória de personalidades que viveram um período de mudanças – com a mesma sanha de tirar proveito dos adventos e das novas tecnologias desenvolvidas na segunda metade do século XIX.

Alguns, como Nikola Tesla, perderam para seus concorrentes e entraram para a história como gênios incompreendidos; outros, como Thomas Edison, colheram as glórias do poder e dinheiro depois de acabar com seus opositores.

No episódio de estreia da série, John D. Rockefeller, da Standard Oil, e Thomas A. Scott, o visionário da Pennsylvania Railroad Company, disputam o controle da nascente indústria petrolífera americana. Rockefeller pretende popularizar o mercado, mas para levar seu produto às massas ele forma uma difícil parceria com o dono das ferrovias, o implacável Scott. Refinadores precisam das ferrovias e vice-versa, embora eles nunca confiem um no outro. Rockefeller e Scott fazem acordos secretos, manobram os preços, compram linhas de abastecimento e eliminam concorrentes para construir seus impérios. A luta pelo poder chega ao auge e gera uma das batalhas trabalhistas mais sangrentas da história.

No segundo episódio, os inventores Nikola Tesla e Thomas Edison iniciam uma guerra científica pela multimilionária indústria da energia elétrica e, na terceira semana, o magnata do aço Andrew Carnegie e o rei do carvão Henry Clay Frick destroem rivais e esmagam o movimento trabalhista para dominar a segunda fase da Revolução Industrial nos Estados Unido – o que se segue é uma batalha sangrenta e a disputa entre titãs que redefiniram as políticas trabalhistas americanas.

SERVIÇO

AMERICAN TITANS: CONSTRUINDO UMA NAÇÃO (American Titans)

Estreia: sexta-feira, 11 de dezembro, à meia noite

Classificação indicativa: 12 anos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado