HISTORY estreia especial que investiga a relação da Igreja Católica com o dinheiro

ESTREIA – 3/12, quinta-feira, 20h30

 

 

A Santa Igreja Romana tem um império de negócios de dimensão global, que emprega milhões de pessoas, possui hospitais e universidades, reservas de ouro e obras de arte de valor incalculável. Atrai doações de todo o mundo e possui enormes investimentos imobiliários, nos Estados Unidos, na Itália e em lugares surpreendentes. Hoje em dia, a Igreja Católica é a instituição religiosa mais rica do mundo, mas tem uma incidência muito alta de delitos financeiros. O tema tem sacudido a confiança de muitos católicos em todo o planeta e envolve desde os mais altos níveis do Vaticano até pequenas paróquias locais.

Guiado pelo historiador John Dickie, da Universidade de Londres, e por meio da análise dos escândalos recentes, o especial Dinheiro Sagrado revela a relação tortuosa da igreja com o dinheiro: dos Estados Unidos, onde um cardeal supostamente escondeu ativos para reduzir a indenização a vítimas de abuso infantil, a uma diocese na Eslovênia, que perdeu 800 milhões de euros em especulações financeiras, até uma congregação religiosa que trocou patrimônio por favores políticos, incluindo um monsenhor preso por lavagem de dinheiro e o desfalque nas doações recebidas dos fieis nas missas de domingo.

Esses e outros casos ajudam a desconstruir o mecanismo pelo qual a Igreja administra e investe seu dinheiro, e para mostrar por que isso dá errado tantas vezes. O especial também traz entrevistas com cardeais, especialistas no assunto, promotores, jornalistas investigativos e denunciantes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em ação inédita, Sabor & Arte desenvolve campanha publicitária para a Semorin

DISNEY+ REVELA TRAILER E ARTE DE STAR WARS: HISTÓRIAS DO IMPÉRIO

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio