“CNN Séries Originais” estreia documentário sobre os 60 anos de Brasília

 

Nova série revela os bastidores da mudança que tirou do Rio de Janeiro o título de capital federal, as polêmicas na aprovação das obras e exibe trechos inéditos de uma das últimas viagens de Oscar Niemeyer à Brasília

 

São Paulo, 07 de agosto de 2020 – No próximo domingo, dia 09/08, às 19h, o programa "CNN Séries Originais", comandado por Evaristo Costa, inicia a exibição da nova série: "Brasília 60 Anos".

 

A Sinfonia da Alvorada, composição de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, inspira os três episódios que falam da construção de Brasília. No primeiro episódio, denominado "Ato 1: O Planalto Deserto", a equipe da CNN Brasil conta os bastidores da mudança que tirou do Rio de Janeiro o título de capital federal, para uma cidade construída do zero que passou a abrigar os palanques do poder e pessoas do país inteiro.

 

O episódio de estreia mostra o que era e o que se tornou Brasília, fruto de um projeto ambicioso do presidente Juscelino Kubitschek. Projetada por Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, a construção é aprovada pelo Congresso em 1956. Cercada por polêmicas, a realização da obra dividia opiniões: "O pressuposto básico é que isolar a capital é um mecanismo de defesa para um governo que não quer prestar contas, que quer se afastar da população", diz o professor de Economia da USP, Bernardo Guimarães.

 

Os bastidores dessa mudança são contados por quem fez parte dessa história e viu tudo de perto, como Dea Murilo, esposa de Carlos Murilo – primo e amigo de JK -  "Ele (Juscelino) falava assim no avião: aqui vai ser o Palácio, aqui vai ser a Praça dos 3 Poderes, aqui vai ser não sei o quê. Eu falava: meu Deus do céu, coitado dele, não vai sair é nada". Três anos depois do início das obras, Brasília é inaugurada em 21 de abril de 1960. Até hoje não se sabe quanto custou a capital federal.

 

Sessenta anos depois, a CNN mostra o resultado dessa mega construção: a capital projetada para ser o símbolo do desenvolvimento brasileiro é hoje também conhecida pela desigualdade. De um lado a arquitetura moderna, de outro a segunda maior favela do Brasil: a Sol Nascente. A equipe do canal revela a história da Dona Izabel: moradora dessa comunidade, e que trabalha no Tribunal de Contas da União. Ela gasta, em média, seis horas por dia só de deslocamento. São os contrastes da capital.

 

E ainda: trechos inéditos de uma das últimas viagens de Oscar Niemeyer à Brasília.

 

 

No segundo episódio do reality "Vivendo Como Você", o "CNN Séries Originais" exibe a história de Margaret, uma pescadora aposentada de uma pequena comunidade em Lanchashire, na Inglaterra, que nunca se aventurou para fora de sua cidade; e de Kathy, uma empresária da movimentada e caótica Taipei, capital de Taiwan, que nunca tirou mais do que alguns meses de férias em toda sua vida. A combinação dos estilos de vida de ambas é a receita perfeita para um grande choque de realidade.

 

 

A atração apresentada por Evaristo Costa exibe ainda o terceiro episódio da série "Brasil: Terra de Quem? Quilombolas". O CNN Séries Originais aprofunda a expedição pelos quilombos do Maranhão e revela a disputa por terra entre os descendentes de escravos e fazendeiros da região - marcada por cercas ilegais de arame farpado e até pela soltura de búfalos para pisotear as plantações dos colonos.


A equipe da CNN busca explicações do motivo da região conhecida como "campos alagados" elevar o número de conflitos por terra no Estado. Nesta expedição, os repórteres do canal são acompanhados pelos "Cavaleiros de Arari", grupo de quilombolas, organizado pelos colonos, para fiscalizar e proteger as terras de invasões.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado