A Feira do Livro confirma a presença de Itamar Vieira Jr., Jericho Brown e Richard Zenith no Pacaembu


Autores participam da segunda edição do festival literário, de 7 a 11 de junho, organizado pela Associação Quatro Cinco Um e Maré Produções

A Feira do Livro, 2022. Foto: Lia Lubambo

Mais novo festival literário brasileiro, A Feira do Livro se prepara para ocupar pela segunda vez a praça Charles Miller, em frente ao Estádio do Pacaembu, em São Paulo, entre os dias 7 e 11 de junho de 2023, no feriado de Corpus Christi.

Com cerca de 130 expositores e em torno de 50 autores e autoras participando de mesas e debates sem cobrança de entrada, a feira de rua, criada no ano passado pela Associação Quatro Cinco Um, organização sem fins lucrativos voltada para a difusão do livro na sociedade brasileira, e pela Maré Produções, escritório de arquitetura especializado em exposições e feiras culturais, já está confirmando as primeiras presenças de autores nacionais e internacionais.

Poesia norte-americana, ficção brasileira e literatura portuguesa são alguns dos destaques da programação de autores desta edição d'A Feira do Livro, que anunciou em suas redes sociais a participação de Itamar Vieira Jr.Jericho Brown Richard Zenith.

O arquiteto Álvaro Razuk e o editor Paulo Werneck, diretores d'A Feira do Livro, apostam na ocupação pelo público leitor de um espaço urbano normalmente dedicado aos carros. Realizada aos pés de um dos principais monumentos arquitetônicos da cidade — o Estádio do Pacaembu —, A Feira do Livro busca refletir a dimensão da metrópole, que vive um grande momento editorial e cultural, com a efervescência de editoras e livrarias independentes.

Werneck considera fundamental o nexo entre o patrimônio histórico e essa nova cena cultural, que segundo ele "deve ser protegida por políticas públicas voltadas à bibliodiversidade, assim como defendemos o legado arquitetônico da cidade". Em seu projeto, Razuk buscou criar uma "cidadela de livros" no qual os leitores percorram as "ruas" formadas entre as tendas de expositores.

Por cinco dias, autores, editoras, livrarias, instituições socioculturais de todos os tamanhos e perfis, têm um encontro marcado com os leitores, numa programação pluralista e democrática. Os debates acontecerão em dois palcos: o Auditório da Praça, montado diante da fachada histórica do Estádio do Pacaembu, e o Auditório Armando Nogueira, do Museu do Futebol, parceiro de primeira hora d'A Feira do Livro.

Entre as novidades desta edição está o podcast d'A Feira do Livro — o programa vai publicar os debates na forma de episódios de podcast, para levar as conversas para além dos limites da praça. Estão previstas oficinas, sessões de autógrafos, contação de histórias e outras atividades ligadas ao livro à leitura. Tudo sem catraca, sem cobrança de entrada. Todas as atividades são gratuitas!

Encontro raro

A edição de 2022, realizada sem marca patrocinadora, foi um dos primeiros eventos da reabertura cultural pós-vacinação contra a Covid-19. A adesão de autores como Ailton Krenak, Drauzio Varella, Mia Couto, Carla Madeira e Djamila Ribeiro — que escreveu em sua coluna que "A Feira do Livro é revolucionária" — garantiu ampla repercussão e abriu para a cidade a oportunidade de um encontro raro e a céu aberto entre escritores, editores e leitores.

Realizada em modelo sem fins lucrativos, a edição de 2022 foi viabilizada por meio de parcerias institucionais — além da contribuição dos expositores e do público, o evento teve apoio do Museu do Futebol, da Allegra Pacaembu, da Embaixada da França, do Instituto Serrapilheira, da Japan House São Paulo, do Instituto Vagalume, da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo e de outras empresas, instituições e projetos culturais. A expansão dessas parcerias e a adesão de mais expositores e patrocinadores indicam, segundo os organizadores, que A Feira do Livro veio para ficar, dando à cidade uma feira de livros de rua nos moldes das que há décadas acontecem em Porto Alegre, Lisboa, Madri e outras cidades do mundo.

A edição de 2023 manterá a escala e o perfil de evento aberto e gratuito, valorizando a bibliodiversidade e o pluralismo e tendo como norte o objetivo institucional de levar o livro para o centro do debate, literalmente em praça pública. As novidades sobre a estrutura, a relação dos expositores e os espaços de programação serão anunciadas nas próximas semanas.

Autores confirmados para A Feira do Livro 2023

Geógrafo e doutor em estudos étnicos e africanos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Itamar Vieira Jr. venceu os prêmios Leya, Oceanos e Jabuti com o romance Torto arado (Todavia, 2018), um dos maiores sucessos da literatura brasileira das últimas décadas, tendo sido traduzido em mais de vinte países. Nascido em Salvador, em 1979, Itamar leva à Feira o seu segundo romance, Salva o fogo (Todavia, 2023), saga de uma família de raiz afro-indígena em um povoado do Recôncavo baiano que resiste a desmandos da Igreja e descaso do Estado. A presença de Itamar n'A Feira do Livro tem apoio da editora Todavia.

O poeta Jericho Brown (Luisiana, Estados Unidos, 1976) recebeu uma série de reconhecimentos por seus livros, como a Guggenheim Fellowship, o American Book Award e o National Endowment for the Arts. É professor de escrita criativa na Universidade Emory, em Atlanta. Em 2020, ganhou o Prêmio Pulitzer de poesia pela coletânea A tradição, que em maio ganha edição brasileira pelo Círculo de Poemas, com tradução de Stephanie Borges. A presença de Jericho Brown n'A Feira do Livro tem apoio do Círculo de Poemas. 

Richard Zenith nasceu em Washington, em 1956, e vive desde 1987 em Lisboa. Escritor, tradutor, pesquisador e crítico, é o organizador da coleção das obras de Fernando Pessoa na Companhia das Letras, que também publicou a sua Fotobiografia de Fernando Pessoa. Em 2012, foi laureado com o prestigioso Prémio Pessoa. Zenith vai apresentar no Pacaembu o lançamento da monumental Pessoa, Uma Biografia (Companhia das Letras). A presença de Zenith n'A Feira do Livro tem apoio do Instituto Camões.

 

Quem faz A Feira do Livro

Associação Quatro Cinco Um é uma organização sem fins lucrativos dedicada a levar o livro para o centro do debate na sociedade brasileira. Seus principais projetos são a revista de crítica de livros Quatro Cinco Um, que tem edição impressa, digital, em podcasts e newsletters, a editora de livros Tinta-da-China Brasil, com foco em literatura e ensaio, e o festival literário A Feira do Livro, criado em parceria com a Maré Produções Artísticas no Pacaembu, em São Paulo.

Maré Produções é um escritório de arquitetura especializado em exposições e feiras culturais. Entre as suas realizações recentes está a exposição internacional Amazônia, de Sebastião Salgado.

 

Serviço

A Feira do Livro

Data: de 7 a 11 de junho

Local: Praça Charles Miller – Pacaembu – São Paulo/SP

Entrada Gratuita

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado