Mulheres ministram aulas e oficinas gratuitas na segunda edição do Circuito de Formação Cine. NINJA


 











Parceria entre a Universidade da Floresta Ativista (UFA) e a Cine. NINJA, evento de formação audiovisual conta com atividades online ao vivo com vagas limitadas, de 04 a 25 de maio, lideradas pela jornalista e cineasta Deyse Reis; pela distribuidora, produtora e filósofa Priscila Miranda; pela diretora, fotógrafa e jornalista Emy Lobo e pela jornalista e cineasta Camila de Moraes.

 

Circuito de Formação Cine. NINJA abre inscrições para sua segunda edição, totalmente ministrada por mulheres, entre 04 e 25 de maio. As especialistas Deyse Reisjornalista e cineastaPriscila Miranda, distribuidora, produtora e filósofa; Emy Lobo, diretora, fotógrafa e jornalista, e Camila de Moraes, jornalista e cineasta; vão abordar os temas webséries de baixo custo, distribuição de filmes para festivais, conteúdo audiovisual nas redes sociais e Metodologia Negra para distribuição de obras audiovisuais. A ação é uma parceria entre a Universidade da Floresta Ativista (UFA) e a Cine.NINJA, frente de cinema e audiovisual da Mídia NINJA que reúne uma comunidade de realizadores, distribuidores, produtores, comunicadores e cinéfilos.


Realizadas pelo Zoom, as aulas e oficinas online, ao vivo e gratuitas têm vagas limitadas e acesso por meio de seleção de inscritos. Cada aula terá duas horas de duração, com um momento de exposição e um momento aberto para interações. As atividades são realizadas às quintas-feiras, sempre às 19h. O conteúdo será gravado e ficará disponível para a comunidade. Para participar inscreva-se aqui: Link 


CIRCUITO DE FORMAÇÃO CINE NINJA II


04/05, às 19h

Websérie a baixíssimo custo e com bons resultados! Um estudo de caso.
Por Deyse Reis (Mulier Filmes)

Neste bate-papo, Deyse Reis apresenta uma visão diferenciada sobre produção cinematográfica independente. A partir da análise do case da série "O Outro Lado da Pandemia", será possível perceber que uma boa ideia e baixo orçamento podem trazer resultados satisfatórios e alcançar um grande público.

 

Deyse Reis é graduada em Jornalismo pela Faculdade Social da Bahia e em Cinema pelo Latin America Film Institute. No audiovisual, participou de curtas, comerciais, longas e séries de TV, trabalhando em projetos para a Discovery Kids, Amazon Prime, Disney Plus e HBO. Foi curadora do V e VI Rota Festival (2021/2022), selecionando projetos para o laboratório de séries e recebeu indicações de Melhor Diretora, Melhor Série e Melhor Fotografia no Brazil International Monthly Independent Film Festival com a série "O Outro Lado da Pandemia", saindo vencedora na categoria de Melhor Roteiro (2020). Em 2020, Deyse fundou a Mulier Filmes (Mulier, do latim, significa "Mulher"), uma produtora audiovisual que tem como um dos seus pilares priorizar o trabalho e a visão feminina nas suas obras. Todos os projetos da Mulier Filmes foram selecionados em festivais internacionais, em diferentes categorias, como Melhor Curta, Melhor Série, Melhor Direção, Melhor Fotografia, Melhor Edição e Melhor Roteiro.

10/05, às 19h

Distribuição de filmes para festivais e outras janelas
Por Priscila Miranda

Uma aula sobre cadeia de comercialização de filmes para compreender todos os atores e etapas da distribuição, análise de cases de sucesso e estratégias para apresentar e promover seu projeto no mercado audiovisual. Dos festivais as janelas de tv, digital.


Priscila Miranda nasceu no Rio de Janeiro em 1980, no bairro da Penha, zona norte do Rio de Janeiro. Estudou Filosofia na UFRJ e Língua Francesa na Universidade Blaise Pascal de Clermont Ferrand. Apaixonada por cinema, fundou a empresa Tucuman Distribuidora de Filmes, em 2011, e a Fênix Distribuidora de Filmes, em 2016. Como produtora, produziu de mostras de filmes a curtas no início da carreira e hoje é produtora dos longas "Ivan o Terrível", de Mario Abbade - prêmio de melhor documentário em SITGES e prêmio do júri no Festival de Cinema de Brasília - e "A Arte da Memória", de Rodrigo Areias.


18/05, às 19h

A internet como caminho: Planejamento e produção de conteúdo audiovisual para redes sociais
Por Emy Lobo

A aula convida a uma reflexão sobre a potencialidade da internet como forma de divulgação, interação com o público e democratização do acesso ao cinema (e audiovisual em geral) brasileiro. Serão abordadas a criação em plataformas de conteúdo que ainda não foram inventadas, como construir coletivamente caminhos e possibilidades do audiovisual na internet e tipos de conteúdo (como medir a relevância, formatos, objetivos, sistematizando a criatividade). Tudo para além do algoritmo: fugindo do binarismo capitalista das redes.

 

Emy Lobo é diretora, fotógrafa, jornalista e mestranda em Crítica Feminista e Estudos de Gênero na UFSC. Trabalha há mais de dez anos com conteúdos audiovisuais para a internet. Desde 2013, atua como ativista audiovisual em coletivos pela democracia, cultura e cinema feito por mulheres. Criou e coordena o curso de Produção de Conteúdo para Redes Sociais da Academia Internacional de Cinema (AIC) Rio e São Paulo. Trabalhou com entregas digitais no Big Brother Brasil 23 e Rock in Rio 2022 e ministrou cursos no Festival de Cinema de Brasília, Festival de Cinema de Vitória e ONG ACIS, no Piauí. Em 2016, filmou e dirigiu o curta "Nem Tão Amigos Assim", em Cuba. Faz parte do Coletivo de Mulheres e Pessoas Transgênero do Departamento de Fotografia do Cinema Brasileiro (DAFB), colabora com a Mídia Ninja e atua principalmente nos temas: cinema, feminismo, LGBTQIA+, internet, América Latina e documentário. Atualmente, se dedica a pensar futuros possíveis a partir do Sul Global Cuir.
 

25/05, às 19h

Metodologia Negra para distribuição de obras audiovisuais

O audiovisual é uma linguagem apropriada para estimular engajamento e promover mudanças concretas no mundo. A proposta da oficina é pensar uma metodologia negra, para além de uma distribuição de impacto, pensando o cinema como ferramenta de transformação social e construção de novas audiências.

 

Camila de Moraes é jornalista e cineasta e assina a direção dos documentários "A escrita do seu corpo" (curta-metragem / 2016), "O Caso do Homem Errado" (longa-metragem / 2017) e "Mãe Solo"(curta-metragem / 2021). CEO na Produtora e Distribuidora "Borboletas Filmes & Pombagens, é gaúcha e reside em Salvador há 13 anos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado