“Betinho: No Fio da Navalha”, nova série original Globoplay encerra gravações no mês em que a Ação Cidadania celebra 30 anos

GLOBOPLAY
Obra protagonizada pelo ator Júlio Andrade conta a história do sociólogo brasileiro Herbert de Souza
A nova série original biográfica "Betinho: no Fio da Navalha" estreia em breve no Globoplay. Com oito episódios e protagonizada por Júlio Andrade, que também integra o time de direção, a obra encerra sua fase de gravações - iniciada em dezembro de 2022 - no mês em que a 'Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida', movimento fundado por Betinho, completa 30 anos.
 
A trama retrata a luta do sociólogo Herbert de Souza, conhecido como Betinho, pela justiça social no Brasil, após seu exílio político de oito anos no exterior. Em sua trajetória, o ativista enfrenta a ditadura militar, a hemofilia e a AIDS, mas escolhe a fome dos brasileiros como seu principal inimigo e cria a maior campanha de solidariedade da história do país. "A série original Globoplay 'Betinho: No Fio da Navalha' vai contar a história de um grande brasileiro que enfrentou os nossos problemas mais estruturais durante décadas e nos ensinou que as ações de um indivíduo podem, sim, ajudar a mudar um país", afirma Alex Medeiros, roteirista da série. 
 
As gravações passaram por locais que marcaram a trajetória de Betinho. Tais como as ruas da capital paulista e a igreja da Candelária, no Rio de Janeiro, revivendo o movimento histórico popular das 'Diretas Já', de 1984. Com a participação ativa da família do homenageado, os bastidores foram marcados por muita emoção. Em especial quando Daniel de Souza, filho de Betinho e um dos consultores e produtor associado da série, presenciou cenas protagonizadas por Júlio Andrade reproduzindo o estado de saúde de seu pai. "O encontro de Daniel com o Betinho de Júlio foi emocionante demais", lembra o diretor André Felipe Binder. 
 
Outros momentos marcantes nos sets de filmagem foram as cenas que trazem grandes ícones da MPB, figuras que também estiveram presentes na vida de Betinho, como Elis Regina (Elá Marinho) e Chico Buarque (Mouhamed Harfouch). No time de grandes personagens que integram a trama, Humberto Carrão dá vida ao Henfil, irmão de Betinho e um dos maiores cartunistas brasileiros de todos os tempos; Andreia Horta é Nádia Rebouças, publicitária e ativista social com grande atuação ao lado do sociólogo na luta contra a miséria; além dela, Michel Gomes interpreta Átila Roque, outro grande parceiro de Betinho na luta pelos direitos humanos e Ravel Andrade, irmão de Júlio na vida real, é o músico Chico Mário, irmão de Betinho. No campo afetivo, Leandra Leal é Irles Carvalho, primeira mulher de Betinho e mãe de Daniel de Souza, interpretado por Filipe Bragança; e Julia Shimura é Maria, sua companheira até o fim da vida e mãe de seu segundo filho, Henrique. 
 
A série também mergulha no legado e na representatividade do homenageado, que não só foi peça-chave para retirar o Brasil do mapa da fome, como inspirou uma série de outros projetos sociais. "Falar do Betinho é falar de um cara incrível, brilhante, genial, que muito inspirou a minha vida e com certeza ajudou milhões de brasileiros. O legado dele é imensurável. Dificilmente eu seria quem eu sou e faria o trabalho que eu faço se não tivesse o Betinho me inspirando", celebra José Junior, criador e produtor da obra. 
 
Além de Júlio Andrade estão no elenco nomes como Humberto Carrão, Leandra Leal, Andréia Horta, Walderez de Barros, Ravel Andrade, Michel Gomes, Mouhamed Harfouch, Antonio Haddad, Filipe Bragança, Julia Shimura, Silvia Buarque, Aramis Trindade e Elá Marinho. Criada por José Junior, com roteiros de Alex Medeiros, Sergio Machado, Armando Praça, George Walker, José Júnior, Manaíra Carneiro e Rafaela Camelo, redação final de Alex Medeiros, direção de André Felipe Binder e Júlio Andrade e direção geral de André Felipe Binder, "Betinho: no Fio da Navalha" é uma série Original Globoplay, produzida pelo AfroReggae Audiovisual, em parceria com a Formata Produções e Conteúdo e o Globoplay. A obra também reúne, na equipe técnica, profissionais com passagens em projetos audiovisuais consagrados, tais como: Pedro Sotero, na direção de fotografia; Tulé Peak, na direção de arte; Bia Salgado, à frente dos figurinos; Martín Macías Trujillo, assinando a caracterização; e Plínio Profeta a produção musical

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado