Salve os unicórnios! Crônicas para adultos que precisam lembrar como é ser criança


Em "Posso fazer uma pergunta?", Gisele Moreira dá voz aos pequenos para desconstruir convicções sociais prontas acerca da existência

Do sabor das nuvens e extinção dos unicórnios ao fim do mundo e a morte. Quão difícil pode ser responder as complexas perguntas de uma criança? A professora universitária Gisele Moreira não só teve de enfrentar os muitos questionamentos das filhas Lucy e Nina, como aprendeu a escutá-las mais, pois perguntar é uma prática que merece atenção. A experiência virou um divertido livro: Posso fazer uma pergunta? Crônicas para salvar unicórnios

"Quem vai ser a mãe do nosso bebê?", "Tristeza é doença?" e "Você vai morrer primeiro, né?" são algumas das perguntas aprofundadas pela autora na obra, com contextos capazes de emocionar os leitores. Em formato de crônicas, os diálogos de Gisele com as meninas também convidam pais e educadores a praticarem mais a escuta ativa, e deixarem de lado as respostas curtas. Afinal, tudo pode render um bom debate e aprendizado para ambas as partes. 

Os unicórnios vão entrar em extinção?'' Ganhei tempo para pensar  
em uma resposta, devolvendo outra pergunta: "como assim, filha?"  
"É que a professora disse que tem alguns animais que a gente quase  
não vê porque estão entrando em extinção. Eu nunca vejo unicórnios,  
agora tenho medo deles estarem extintos. (Posso fazer uma pergunta?, p. 12) 

Ao dar a devida atenção às inusitadas perguntas, Gisele percebeu medos reais das filhas, disfarçados na fantasia. Por isso, para responder sobre a possibilidade do fim dos unicórnios, ela se apropriou da ludicidade da magia, em um diálogo profundo sobre preservação ambiental. Este exercício ainda a permitiu escutar sua criança interior para questionar mais; além de olhar o mundo com mais beleza, leveza e inocência. Um movimento que também deseja provocar nos leitores. 

Segundo livro da autora, doutora em Letras pela USP, Posso fazer uma pergunta? conta com 26 histórias espirituosas, mas profundamente reflexivas. Curtos, rápidos e com linguagem simples, os textos são ideais para quem tem uma rotina agitada, mas deseja retornar ao hábito de leitura. 

FICHA TÉCNICA: 
Título: Posso fazer uma pergunta? Crônicas para salvar unicórnios 
Autora: Gisele Moreira 
Editora: Uiclap 
ISBN/ASIN: 978-65-5872-357-8  
Formato: 21 x 13,9 cm 
Páginas: 111 
Preço: R$ 44,96 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado