Canal Brasil exibe mostra especial em homenagem a Leon Hirszman, nesta quinta, 15

 


 

 

Leon Hirszman foi um dos principais cineastas do Cinema Novo Brasileiro. Conhecido por filmes de cunho político e com identidade e linguagem marcantes, o artista nos deixou no dia 15 de setembro de 1987. Para homenageá-lo, o Canal Brasil exibe nesta quinta, dia 15, a partir das 14h15, uma mostra especial de dois filmes dirigidos e escritos pelo artista.
 

O primeiro filme é "São Bernardo", de 1972, inspirado no livro de mesmo nome de Graciliano Ramos. O longa conta a história de Paulo Honório, sertanejo de origem humilde, que enriquece após assumir o controle de uma fazenda. Porém, na busca por um herdeiro, se casa com a professora Madalena, que diverge politicamente de Paulo. A partir daí, as diferenças entre o casal começam a se acentuar.
 

O segundo filme é "Eles Não Usam Black Tie", de 1981. No longa, com Fernanda Montenegro no elenco, um movimento grevista começa na empresa do operário Tião que está prestes a se casar e ter um filho. Para não perder o emprego, ele resolve furar a greve, que é liderada por seu pai, iniciando um conflito familiar que se estende às assembleias e piquetes.
 

Brasiliense, Leon Hirszman colaborou na produção de mais de 20 obras, assumindo por muita das vezes o papel de diretor e roteirista de longas e curtas-metragens. Assina filmes como "Garota de Ipanema", "Que País É Este?" e "Carnaval do Povo". Seu engajamento político fez com que se tornasse um dos principais nomes do Cinema Novo Brasileiro, movimento que visava criticar a desigualdade social e racial do país durante as décadas de 1960 e 1970.
 

Canal Brasil - Mostra Mostra Leon Hirszaman

 

"São Bernardo" (1973) (113´)

Quinta-feira, 15 de setembro, às 14h15

Direção: Leon Hirszaman

Sinopse: Paulo Honório (Othon Bastos), um sertanejo de origem pobre que, em uma empreitada financeira, se torna dono da decadente fazenda de São Bernardo em Viçosa, Alagoas. Determinado a fazer fortuna e ascender socialmente ele recupera a fazenda, consegue entrar para a economia rural e casa-se com a professora da cidade, Madalena (Isabel Ribeiro). Os problemas começam quando as diferenças de Paulo e sua esposa se acentuam.

 

"Eles Não Usam Black Tie" (1981) (134´)

Quinta-feira, 15 de setembro, às 16h10

Direção: Leon Hirszaman

Sinopse: Em São Paulo, em 1980, o jovem operário Tião (Carlos Alberto Riccelli) e sua namorada Maria (Bete Mendes) decidem casar-se ao saber que a moça está grávida. Ao mesmo tempo, eclode um movimento grevista que divide a categoria metalúrgica. Preocupado com o casamento e temendo perder o emprego, Tião fura a greve, entrando em conflito com o pai, Otávio (Gianfrancesco Guarnieri), um velho militante sindical que passou três anos na cadeia durante o regime militar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado