CURIOSIDADES SOBRE “AVATAR”, SUCESSO DA 20TH CENTURY STUDIOS LANÇADO EM 2009


 

O longa reestreia nos cinemas em 22 de setembro numa versão 4K HDR

 

Estátua de cabeça de homem    Descrição gerada automaticamente com confiança média

TRAILER: https://www.youtube.com/watch?v=sfUAABzXsKQ


Escrito e dirigido pelo vencedor do Oscar® James Cameron, "Avatar" será relançado nos cinemas no dia 22 de setembro em 4K HDR, como esquenta para o novo filme "Avatar: O Caminho das Águas".

 

Com produção de Cameron e Jon Laudau, "Avatar" leva o público à uma fascinante jornada por Pandora, a quinta Lua de um planeta chamado Polifemo. O filme é estrelado por Sam Worthington, Zoe Saldaña, Stephen Lang, Michelle Rodriguez e Sigourney Weaver, e apresenta uma experiência cinematográfica imersiva, com tecnologia revolucionária para a época, além de personagens envolventes.

 

A história é emocionante e atemporal, ingredientes que fizeram de "Avatar" um dos maiores sucessos do cinema de todos os tempos e, não à toa, indicado em nove categorias do Oscar®, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor. O filme conquistou três estatuetas: Melhor Fotografia, Melhor Design de Produção e Melhores Efeitos Visuais. Confira outras curiosidades sobre a produção:

 

Idealizado por James Cameron 14 anos antes 

Em uma vídeo-reportagem sobre os bastidores de "Avatar", realizado pela 20th Century Studios Espanha em 2010, o produtor Jon Landau conta que "há 14 anos, Jim teve um sonho em que viu Pandora".

 

Avatar

James Cameron e Sam Worthington em foto de bastidores de "Avatar" (2009)

 

A espera pela tecnologia certa para iniciar a produção

James Cameron escreveu um esboço do roteiro em 1995, já com todos os personagens, animais e cenários. Mas ele contou que, naquele momento, ainda era um sonho realizar o longa: "Naquela época, não era possível fazer o que eu queria fazer", afirmou em uma reportagem. O diretor, então, teve que esperar que a tecnologia de efeitos especiais alcançasse o ponto de evolução para seguir o roteiro que ele havia escrito.

 

Foi em 2005 que Cameron retomou o projeto para iniciar a produção. "Eu tirei o roteiro da gaveta, tirei o pó, li novamente e disse para mim mesmo: 'Esta história não é tão ruim'. É um filme que eu iria ver", lembrou o diretor ao falar sobre como tudo começou. "Avatar" estreou oficialmente em 2009 nos Estados Unidos e no Brasil, sendo exibido também na Rússia, China, França, Reino Unido, Alemanha, Coreia do Sul, Austrália, Espanha, entre outros locais do mundo.

 

Cena com Neytiri (Zoe Saldana) em "Avatar (2009)"

 

Artistas de renome mundial para criar Pandora

"Contratamos uma série de artistas de efeitos visuais (fotografia, animação, CGI) de sucesso mundial, profissionais de qualidade e prestígio, que impressionam pela qualidade do trabalho", disse Cameron. Rick Carter, o diretor de arte, acrescentou um comentário sobre Cameron: "Não foi um mundo que ele inventou na hora, foi algo que ele viu e nos relatou em detalhes".

 

Produção cinematográfica revolucionária em Hollywood

 "Uma das coisas que ninguém pode tirar de mim é o fato de ter feito parte de uma experiência revolucionária em Hollywood", confessou a atriz Zoe Saldana, que participa do filme no papel de Neytiri. "Sempre tentamos ultrapassar os limites e inovar. Desta vez, tentamos ultrapassar os limites e isso foi bem difícil, mas continuamos tentando e demorou muito, porque o resultado é diferente de tudo que vimos antes", afirmou Cameron em entrevista sobre os bastidores do longa.

 

"Avatar" é o filme vencedor do Oscar® de maior bilheteria de todos os tempos

"Avatar" é uma produção que marcou a história do cinema de várias maneiras, mas também por ser a produção que arrecadou a maior bilheteria de todos os tempos. O faturamento total chegou, atualmente, em 2 bilhões e 847 mil dólares, segundo a revista Screenrant. O filme foi indicado a nove Oscar® em 2010 e ganhou três: Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia e Melhores Efeitos Especiais.

 

Uma imagem contendo ao ar livre, grama, animal, rocha    Descrição gerada automaticamente

 

A magia de Avatar nos parques Disney

Das maravilhas das montanhas flutuantes ao brilho da bioluminescência da lua, a terra de Pandora ganhou vida em maio de 2017, no Disney's Animal Kingdom do Walt Disney World Resort. Ali, os fãs podem experimentar a magia da natureza, tal como foi criada em "Avatar". Nos últimos cinco anos, pessoas de todo o mundo puderam ver como seria a vida em outro planeta e ter um pouco da sensação do emblemático filme.

 

A língua falada pelos Na'vi foi criada inteiramente do zero

James Cameron contratou o linguista Paul Frommer para ser o responsável pela criação da língua Na'vi. O especialista inventou centenas de palavras que até hoje são usadas pelos fãs do filme.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NICKELODEON ESTREIA SPYDERS

Formula E

Globoplay no cinema