Rota 66: Os principais desafios na adaptação do best-seller para a série, sob a perspectiva dos criadores e direção

GLOBOPLAY

Os quatro primeiros episódios da série original Globoplay já estão disponíveis na plataforma

A série original Globoplay 'Rota 66 – A Polícia que Mata' celebra o marco de 30 anos do lançamento do best-seller do jornalista Caco Barcellos. Criada por Maria Camargo e Teodoro Poppovic, a trama dramatúrgica acaba de estrear na plataforma, com os dois primeiros episódios já disponíveis, trazendo na bagagem uma extensa, e intensa, pesquisa. Um trabalho minucioso de adaptação, que também envolve um mergulho na biografia do jornalista, que celebra 50 anos de carreira em 2022, mostrando a dificuldade em conciliar a investigação com a vida pessoal.
 
"O ponto de partida foi seguir os passos do Caco e fazer uma imersão em pesquisa, criando o nosso próprio banco de dados. Foram entrevistas e centenas de documentos sobre os casos investigados, remetendo aos dados da atualidade, já que histórias mais recentes também foram combustível para a criação. Para mim, o maior desafio na criação da série foi sintetizar todas essas histórias em um número menor de casos que fossem representativos do todo, que resumissem e colocassem na tela a essência da tragédia que Caco denunciou nos anos 80", explica Maria Camargo.   
 
"A construção de uma dramaturgia elíptica, sem perder a tensão necessária para um projeto serializado, foi um dos grandes desafios para a sala de roteiro, não apenas pelo olhar de Caco, mas também dos outros personagens ao seu redor, que vivem suas próprias histórias dentro de uma grande trama. Também foi um norte importante buscar outras vozes, incluindo sobreviventes ou seus familiares, sendo mães, esposas, filhos e pais destas vítimas", relembra Teodoro Poppovic.   
 
Filmado entre 2021 e 2022, o original Globoplay traz mais de cem atores no elenco, sendo 22 na trama principal, e cenas que se desenvolvem em mais de 90 locações e 250 sets. A escalação do elenco foi uma importante etapa do processo de construção e cuidado de perto pelo diretor artístico Philippe Barcinski. "O Humberto Carrão, por exemplo, encapsula com naturalidade certas características de Caco, pois ambos são tímidos, generosos e com olhar muito atento ao outro. Há algo muito similar entre os dois que funcionou bem na tela", avalia Barcinski.   
"Rota 66' é uma história respeitada e consagrada na literatura e nesta nova abordagem pelo audiovisual ganha outros atributos que irão atrair a atenção não só de quem já conhece o livro, mas também daqueles que nunca tiveram contato com a obra. Sem dúvidas é uma série que chega para enriquecer ainda mais o nosso catálogo de originais e reforça nosso compromisso na produção nacional" complementa Teresa Penna, diretora do Globoplay e Produtos Digitais Audiovisuais.
"Estamos entregando para a audiência uma série impactante, com sólido resultado artístico, ancorada na credibilidade de um dos jornalistas mais respeitados do país. Isso só foi possível graças à parceria com o Globoplay, que apostou na excelência da produção independente e numa história que reverbera os grandes temas do Brasil atual", finaliza Gustavo Mello, produtor da série e sócio da Boutique Filmes.   
 
'Rota 66 – A Polícia que Mata' é um Original Globoplay, criado por Maria Camargo e Teodoro Poppovic, tem redação final de Maria Camargo, roteiro de Teodoro Poppovic, Déo Cardoso, Mariah Schwartz, Philippe Barcinski, Felipe Sant'Angelo e Guilherme Freitas, produzido por Gustavo Mello, direção artística de Philippe Barcinski e direção de Philippe Barcinski e Diego Martins. A produção é da Boutique Filmes, com coprodução Globoplay. Além de Humberto Carrão, tem no elenco: Lara Tremouroux, Juan Queiroz, Adriano Garib, Rômulo Braga, Gabriel Godoy, Ricardo Gelli, Ailton Graça, Wesley Guimarães, Rafael Lozano, Naruna Costa, Felipe Oládélè, Ariclenes Barroso, Virgínia Rosa, Magali Biff, Ivy Souza, Bruno Vinícius, Gabriel Wiedemann, Edu Guimarães, Nizo Neto e Maria Manoella. 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado