SETEMBRO AMARELO: PRODUÇÕES DISPONÍVEIS NO STAR+ QUE DISCUTEM SAÚDE MENTAL

A picture containing text, clipart    Description automatically generated

 

Setembro é o mês dedicado à prevenção do suicídio

 

O lado bom da vida, de David O. Russel

Os atores Jennifer Lawrence e Bradley Cooper em cena de "O Lado Bom da Vida" (2012)

 

Em 2003, a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu o dia 10 de setembro como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Desde então, não só a data, mas todo o mês de setembro ficou conhecido como símbolo de prevenção ao suicídio e conscientização sobre saúde mental de forma geral. No Brasil, a campanha se tornou oficial em 2015 em um trabalho conjunto do CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria).

 

E para esse período tão importante, o Star+ separou uma lista de produções que abordam a saúde mental em seu enredo. Confira a lista abaixo:

 

O Lado Bom da Vida (2012)

Filme

O lado bom da vida': elenco se destaca em filme sobre encontro de casal  problemático - TV e Lazer - Extra Online

Estrelado por Bradley Cooper e Jennifer Lawrence, "O Lado Bom da Vida" conta a história de Pat Solitano, um homem que perdeu sua casa, seu emprego e sua esposa, e após passar oito meses em uma instituição estatal em um acordo judicial, volta a morar com seus pais. As coisas começam a ficar ainda mais confusa quando Pat conhece Tiffany, uma garota misteriosa com seus próprios problemas que se oferece para ajudá-lo, contanto que ele faça algo muito importante a ela. Enquanto a história se desenrola, o laço entre os dois começa a se estreitar.

 

Dirigido por David O. Russell, o longa foi indicado à oito categorias do Oscar®, ganhando o prêmio de Melhor Atriz para Jennifer Lawrence em 2013.

 

Cisne Negro (2010)
Filme

Crítica | Cisne Negro (Black Swan, 2010) - Plano Crítico

 

Nina (Natalie Portman) é uma talentosa bailarina, mas de emoções e relacionamentos instáveis que faz de tudo para realizar o sonho do sucesso, o que acaba fazendo-a ser seduzida pelo seu diretor artístico Thomas Leroy (Vincent Cassel) e ameaçada por sua rival Lily (Mila Kunis). Em meio a tudo isso, ela busca a perfeição nos ensaios para o maior desafio de sua carreira: interpretar a Rainha Cisne em uma adaptação de "O Lago dos Cisnes". Aclamado pela crítica, "Cisne Negro" rendeu o Oscar® de Melhor Atriz à Natalie Portman em 2011.

 

Pequena Miss Sunshine (2006)

Filme

Pequena Miss Sunshine' completa 15 anos confirmando sua força atemporal -  Central de Cinema | Escotilha

 

"Pequena Miss Sunshine" conta a história de uma família determinada a ver sua filha mais nova Olive (Abigail Breslin) vencendo um concurso de beleza. Para isso, todos atravessam os Estados Unidos dentro de uma Kombi para participar do evento. Ao longo da história, a psicologia da dinâmica familiar e da pressão em busca do sucesso é abordada e trabalhada misturando drama e humor, o que acabou rendendo dois Oscar® ao filme em 2007.

 

Nise – O Coração da Loucura (2016)

Filme

Sobre não se contentar com a superfície: Nise – o coração da loucura -

 

Estrelado por Glória Pires, esta produção nacional conta a história de Nise da Silveira, uma doutora que, após sair da prisão, volta a trabalhar em um hospital psiquiátrico no subúrbio do Rio de Janeiro. Lá, ela propõe uma nova forma de tratamento a pacientes que sofrem de esquizofrenia, eliminando velhos, ineficientes e dolorosos métodos. Após seus colegas discordarem de suas ideias e a isolarem, ela assume o Setor de Terapia Ocupacional, onde dá início a uma nova forma de lidar com os pacientes através do amor e da arte.

 

*O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone 188, e-mail e chat 24 horas todos os dias em seu site: cvv.org.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado