Reportagem da TV Aparecida destaca histórias e a indústria dos pães



O "Arquivo A" desta quinta-feira (4/5), às 21h, vai falar sobre pães e suas mais variadas formas e sabores. A reportagem da TV Aparecida, feita por Renato Dias, traz um histórico de como esse alimento chegou no Brasil e ainda mostrará lugares famosos, projetos que ensinam a panificação e casos de pessoas que vivem do pão, alimento tão comum na mesa dos brasileiros todos os dias.

Levantamento feito pela produção dá conta de que a panificação está entre os seis maiores segmentos da indústria do Brasil, com participação de 36% na indústria de produtos alimentares, e assim se mostra um mercado resistente à crise. Atualmente existem em torno de 87 mil padarias no Brasil, sendo 22 mil apenas em São Paulo.

Um dos lugares mostrados na reportagem será a Padaria Santa Tereza, considerada a mais antiga do Brasil e frequentada por milhares de clientes desde 1872. O lugar fica no Centro Histórico Paulista e é um local de turismo pelas suas delícias e também uma decoração única que mostra nas paredes um pouco dos seus 150 anos de história. Essa padaria já foi frequentada por artistas como Nelson Gonçalves e Adoniran Barbosa.

Outro lugar visitado na capital paulista ´é o Museu do Pão. O local abriga peças e equipamentos antigos, além de reportagens e fotos que mostram um pouco da trajetória do mercado de panificação no Brasil nos últimos 100 anos. O "Arquivo A" ainda mostrará como é a vida de pessoas que trabalham nas padarias, chegando de madrugada para deixar tudo pronto aos clientes que chegam logo cedo atrás dos pãezinhos.

O projeto social "Mão na Massa" do Santuário Nacional também será pauta da reportagem. Através da panificação, transformam a vida de muitos jovens da cidade de Aparecida (SP), que participam do curso, e os que se destacam têm a oportunidade de trabalhar na Casa do Pão, que fica no Santuário. A variedade de pães do lugar também fará parte do programa.

E fechando a reportagem, o pão dentro do contexto da fé e o alimento universal na Igreja Católica, que Jesus Cristo escolheu como um dos símbolos para instituir a Sagrada Eucarística.

"Arquivo A", quinta-feira, às 21h

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado