22º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro já tem data confirmada: 23 de agosto, na Cidade das Artes

Com homenagem a Vladimir Carvalho, o evento terá transmissão ao vivo pelo canal da Academia no Youtube e no Canal Brasil

Um dos principais documentaristas do país, Vladimir Carvalho é o homenageado da edição. FOTOS. Crédito: Walter Carvalho 


Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais anunciou hoje a data e o local da 22ª edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro23 de agosto, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. A maior premiação do audiovisual do país, que reúne anualmente centenas de realizadores, atores e profissionais do setor, será transmitida ao vivo para todo o país pelo canal da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais no Youtube e pelo Canal Brasil. O homenageado deste ano é o cineasta Vladimir Carvalho. Nascido na Paraíba, o documentarista tem uma vasta obra e mais de vinte filmes, como "O País de São Saruê" (1971), "Quilombo" (1975), "Conterrâneos Velhos de Guerra" (2001) e "Rock Brasília - Era de Ouro" (2011). Hoje, aos 88 anos, Vladimir segue como referência e inspiração para novas gerações de documentaristas. Suas produções, carregadas de elementos do Cinema Novo, contam a história da nossa gente, permitindo que o Brasil se reconheça diante da tela. 


Na cerimônia, que terá direção artística de Batman Zavareze e roteiro de Bebeto Abrantes, serão anunciados 32 prêmios para longas-metragens, curtas-metragens e séries independentes brasileiras. O primeiro turno das votações tem início nesta sexta-feira, dia 5 de maio, e termina no dia 22 de maio. Nessa fase os sócios da Academia Brasileira de Cinema votam, entre todos os inscritos, nos títulos e profissionais que seguirão como finalistas em todas as categorias. Os cinco finalistas de cada categoria deverão ser anunciados no final de maio.


No segundo turno, os profissionais associados à Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais elegem os vencedores. Nessa etapa, prevista para acontecer em junho, o público também pode votar pelo site da Academia entre os finalistas nas categorias Melhor Longa-Metragem Ficção, Melhor Longa-Metragem Documentário e Melhor Longa-Metragem Comédia, que concorrem ao disputado prêmio de Melhor Filme pelo Júri Popular. Este ano o vencedor da categoria Melhor Longa-Metragem Comédia será decidido exclusivamente pelo público na votação aberta. Como é tradição, a abertura de todos os envelopes com os vencedores será ao vivo, sendo os resultados apurados e acompanhados pela PwC Brasil.


Para esta edição foram inscritos 85 longas-metragens de ficção, 35 longas-metragens documentários, 6 longas-metragens infantis, 5 longas-metragens de animação, 29 séries ficção TV Aberta e TV Paga/OTT, 31 séries documentário - TV Paga/OTT, 4 séries de animação - TV Paga/OTT, 18 curtas-metragens de animação, 23 curtas documentários, 20 curtas de ficção, 12 filmes ibero-americanos e 40 filmes internacionais. 


O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2023 conta com o apoio da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, por meio da RioFilme, órgão que integra a Secretaria Municipal de Cultura, e a apuração e acompanhamento pela PwC Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado