EXPANDINDO A GALÁXIA: O OLHAR DE DEBORAH CHOW COMO DIRETORA DE “OBI-WAN KENOBI”


 

 

 

Já chegou ao Disney+ o último episódio de "Obi-Wan Kenobi". A série completa está disponível no serviço de streaming

 

Trailer: https://youtu.be/ZNtc-y66d8w

 

O sexto e último episódio de Obi-Wan Kenobi estreou exclusivamente no Disney+, dando um desfecho à produção mais recente da Lucasfilm que acompanha o lendário Mestre Jedi Obi-Wan Kenobi, dez anos após os acontecimentos de STAR WARS: A VINGANÇA DOS SITH. A série marcou o retorno à saga de rostos icônicos: Ewan McGregor retoma seu papel como Obi-Wan, enquanto o ator Hayden Christensen volta ao papel de Darth Vader após STAR WARS: A VINGANÇA DOS SITH.

 

Obi-Wan Kenobi é uma ponte entre a trilogia prequela e a trilogia original de STAR WARS, apresentando uma história corajosa, evocativa e centrada nos personagens, que explora como Obi-Wan passou do herói guerreiro das prequelas ao Mestre Jedi zen visto na trilogia original. Com grandes momentos de aventura e uma encenação espetacular, a nova série é uma perfeita representação de tudo o que os fãs amam na saga.

 

Além disso, a história é uma autêntica obra de amor de sua diretora, a cineasta canadense Deborah Chow, que soube imprimir seu olhar singular sobre a história e conduzir o elenco de forma única para alcançar performances impactantes e comoventes.

 

UMA PROPOSTA IMPOSSÍVEL DE RECUSAR

 

Os caminhos de Obi-Wan e Deborah Chow se cruzaram pela primeira vez quando a diretora trabalhava em dois episódios de The Mandalorian, a primeira série da saga criada pela Lucasfilm para o Disney+ (suas duas temporadas estão disponíveis na plataforma). Ao observar seu trabalho, a equipe criativa da Lucasfilm sentiu que Chow era ideal para Obi-Wan Kenobi e propôs que ela liderasse o projeto. Segundo Chow, seu tempo em The Mandalorian foi fundamental para o que estava por vir: "Acho que não seria capaz de fazer esta série se não tivesse feito The Mandalorian primeiro. Aprendi muito com Dave Filoni e Jon Favreau. Eles me guiaram por esta Galáxia no que diz respeito ao estilo de narrativa e compreensão, e também em termos do tom que STAR WARS deveria ter", diz a cineasta.

 

A diretora conta que, naquele momento, ficou muito empolgada com a proposta de Obi-Wan Kenobi por dois motivos: pelo fato da história se passar em um período dentro da linha temporal de STAR WARS que não havia sido desenvolvido e por ser uma história motivada pelos personagens.

 

Além disso, Chow confessa que sentiu que a oportunidade de contar a história ao longo de seis episódios era única: "Uma das coisas que mais me entusiasmou foi a oportunidade de conduzir a história do início ao fim, pois assim ela se torna sua. Este foi um grande arco narrativo, no qual estávamos tentando contar uma história movida por personagens ao longo de seis episódios. Senti que era muito importante ter uma visão única e coerente do início ao fim. Foi um trabalho enorme, mas adorei poder criar algo ao longo de todo o arco narrativo", diz.

 

HONRANDO E AMPLIANDO O LEGADO

 

Com a produção da nova série já em andamento, Chow trabalhou extensivamente com os outros membros da equipe criativa para encontrar o equilíbrio certo que todo novo narrador de STAR WARS aspira: honrar tudo que foi contado até o momento, criando novos mundo dentro deste universo. "Você quer expandir a Galáxia, mas tem que sentir intuitivamente que é algo coerente. Ou você sente como algo pertencente ao universo de STAR WARS ou não", aponta Chow.

 

Um desses novos mundos apresentados na saga através de Obi-Wan Kenobi é Daiyu, um planeta emocionante e extraordinário que Chow descreve como "um mundo bruto e com muita energia, mas que também é estranho e um pouco obscuro". Para trazê-lo à vida, a diretora uniu forças com os designers de produção Doug Chiang, veterano das prequelas de STAR WARS, e Todd Cherniawsky; assim como ao diretor de fotografia Chung-hoon Chung. O resultado é um cenário fascinante, que combina de forma única elementos de fantasia, ficção científica e drama.

 

Além disso, Chow e sua equipe se apoiaram fortemente na tecnologia, através da ferramenta StageCraft da Industrial Light & Magic, a renomada produtora de efeitos visuais fundada por George Lucas. A tecnologia StageCraft oferece a possibilidade de filmagem em sets rodeados por grandes painéis de LED de alta resolução. Estes painéis são telas que projetam fundos gerados por computador, comumente chamados de "volumes".

 

UMA LÍDER EXTRAORDINÁRIA

 

Além sua visão específica sobre a história e os mundos de Obi-Wan Kenobi, Chow se destacou no comando do projeto por seu trabalho com o elenco. McGregor, Christensen e os outros membros do elenco garantem que a diretora foi indispensável na criação da magia. "Ela encarna todas as coisas que tornam um diretor excelente. Todos os seus apontamentos fazem o meu trabalho melhor, mais interessante e mais reflexivo. Ela conhece a história a fundo. Ela conhece os personagens por completo. Ela também é muito confiante e segura. Nunca a vi preocupada ou estressada. Chow assumiu a liderança da equipe com maestria. A maneira como ela dirige o set e a atmosfera que cria é extraordinária. Era um verdadeiro prazer ir trabalhar todos os dias", comenta McGregor.

 

Christensen, por sua vez, assegura que a qualidade humana de Chow é o ingrediente principal. O ator afirma: "O que a torna a pessoa ideal para este projeto, e para STAR WARS, é a pessoa que ela é. Acho que ela tem um grande coração e isto é central em STAR WARS e é o que torna a saga tão especial: as histórias são muito sinceras. E isso vem dos roteiros, das atuações e de outros elementos, mas tudo começa com o diretor".

 

Com Chow na liderança, Obi-Wan Kenobi expandiu a Galáxia de uma maneira única, aprofundando a história de um personagem lendário que há décadas vive no coração dos fãs de todas as gerações... e, sem dúvida, continuará a fazê-lo nas gerações que estão por vir.

 

Todos os episódios de Obi-Wan Kenobi já estão disponíveis no Disney+.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado