MULHERES DA FLORESTA AMAZÔNICA GANHAM DOCUMENTÁRIO INÉDITO NA TV CULTURA

Divulgação TV Cultura



 


O FILME, QUE VAI AO AR NESTE DOMINGO (26/6), FOI PRODUZIDO EM PARCERIA COM O PULITZER CENTER E O AMAZON RAINFOREST JOURNALISMO FUND



Neste domingo (26/6), às 16h, a TV Cultura exibe o documentário inédito Mulheres da Floresta. Produzido pela emissora em parceria com o Pulitzer Center e o Amazon Rainforest Journalismo Fund, o filme homenageia aquelas que dão a vida, nutrem, hidratam, protegem e sustentam as atuais e as futuras gerações da Amazônia. Entre as histórias contadas estão as de Txai Suruí, a estudante que chamou a atenção do mundo ao discursar na COP 26; Daniela Silva, a voz das mulheres do Xingu na luta contra o ecocídio promovido pela instalação da Usina de Belo Monte; Mayalu Txucarramãe, a neta de Raoni. Sônia Guajajara, Juma Xipaia, Maria Apurinã, Ivaneide Bandeira, Thelma Taurepang, Natalha Teófilo, Maria Francineide, Maria Miguel, entre tantas outras, que plantam a semente da conservação.
 

Com direção e reportagem de Laís Duarte, a exibição conta a história de mulheres de todos os estados da Amazônia legal e de suas jornadas pessoais em defesa da biodiversidade. Indígenas e indigenistas, ribeirinhas e agricultoras, professoras, pescadoras, estudantes, lideranças, ambientalistas formadas pela natureza. Mães, filhas, avós, líderes, trabalhadoras forjadas pela urgência da necessidade de sobreviver.
 

E entendendo que a sobrevivência delas e de seus descendentes depende da sobrevivência da Amazônia, elas agem para manter de pé o que resta da maior floresta tropical do mundo. Seus filhos são indígenas, ribeirinhos, agricultores, ambientalistas e, também, angelins, açaizeiros, sumaúmas, castanheiras, pássaros, onças, insetos e peixes.
 

As mulheres são parte da Amazônia e, por isso, estão tão ameaçadas quanto a mata. Juradas de morte por quem promove o garimpo e o roubo de terras públicas, em risco pela construção de hidrelétricas, pela extinção das espécies, elas resistem. Colocam seus corpos como escudo para defender a floresta.
 

O documentário Mulheres da Floresta tem roteiro e edição de Laize Câmara

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado