Gloob comemora 10 anos de sucesso no mercado audiovisual brasileiro

Marca infantil da Globo celebra aniversário com exibição de conteúdos especiais, diversas ações, experiências e novidades ao longo do ano.

Créditos: Gloob
 

Em 2022, o Gloob completa 10 anos contando histórias de sucessos para crianças e famílias brasileiras. E, para celebrar este marco, o canal infantil da Globo, que é líder entre crianças [1], preparou uma grande festa para juntar todo mundo. A data oficial do aniversário é em 15 de junho, mas a comemoração acontece ao longo de todo o ano, com direito a ações e experiências inéditas para o mercado e público final, além de maratonas e novidades na programação. Logo no início de junho, a marca renova sua identidade visual e seu on air fica ainda mais divertido e moderno. A festa começa animada com dois eventos nas ruas de São Paulo, cuja proposta é democratizar a arte, revitalizar o espaço público e entregar muita diversão para a criançada. E para eternizar uma década de sucessos infantis, cinco artistas foram convidados para interpretar o universo de personagens do canal através de obras de arte. Essa trajetória de sucessos infantis será relembrada, ainda, em uma exposição interativa para toda a família no mês das crianças. No fim do ano, navegando em grande estilo, o Navio Gloob -- primeira experiência temática de uma marca brasileira de entretenimento infantil em alto mar - sai do Porto de Santos para dias de muita diversão com personagens e atrações do canal em um fim de ano glorioso. E quem é fã de verdade vai ganhar um presentão com episódios comemorativos de "D.P.A.- Detetives do Prédio Azul" e "Rolê Gloob de Férias", que vão garantir que não faltará ninguém nessa celebração. E os miraculers podem se preparar para uma pré-estreia de tirar o fôlego da 5ª temporada da animação que é um fenômeno mundial.
 

"É emocionante refazer a trajetória do canal e ver o quanto crescemos e conquistamos nessa década. Desenvolvemos propriedades que já são parte da memória afetiva de uma geração de crianças, fomentamos o mercado infantil audiovisual nacional com nossas produções originais, fizemos grandes parcerias internacionais, pesquisamos e estudamos esse público incansavelmente e agora colhemos os frutos desse comprometimento com uma infância saudável, segura, livre e afetuosa. É um grande presente chegar a esse marco como canal líder entre crianças brasileiras, casa de grandes produções nacionais e internacionais e como uma marca que o vive o seu propósito de divertir e inspirar em todas as plataformas, deixando um legado de colaboração e do fazer junto", comemora Tatiana Costa, Diretora Geral da Unidade de Entretenimento e Infantil da Globo.
 

Para celebrar uma década de inspiração e diversão para crianças brasileiras nas mais diversas plataformas, o Gloob idealizou um projeto artístico que transformasse num legado suas histórias e personagens, em diferentes desdobramentos artísticos. No primeiro momento, o canal convidou cinco artistas -- Alberto Pereira, Alex Senna, Dolores Esos, Lídia Viber e Pomb -- para produzir ilustrações que farão uma releitura do universo lúdico do canal e interpretações livres sobre a infância. Na sequência, uma mobilização urbana no dia 05 de junho revitalizou a Travessa Roque Adóglio, na qual os cinco artistas citados acima se reuniram com mais de 70 outros artistas para dar vida às suas inspirações da infância em painéis que passaram a colorir os muros do local no bairro de Perdizes, em São Paulo. O espaço democratiza a arte e incentiva a ocupação de espaços públicos.
 

Outro destaque, que finaliza com chave de ouro no "projeto arte", fica por conta da ação em parceria do Gloob com a UNAS -- União de Núcleos e Associações dos Moradores de Heliópolis e Região --, que contribuiu para a inauguração da nova sede do grupo, o Centro de Educação Popular Dona Antônia, que aconteceu no dia 8 de junho. O local também ganhou pinturas e oficinas de arte, com a presença de três artistas do projeto e renomados no mercado brasileiro - Alex Senna, Lídia Viber e Pomb -, que irão coproduzir ao lado de Afôlego e Grilo, artistas da comunidade. Por fim, o Juntaê -- causa social da Unidade Infantil da Globo -- chega a Porto Alegre, na comunidade da Vila dos Papeleiros, onde irá ressignificar o Centro Social Marista Irmão Antônio Bortolini entregar mais um espaço de brincar para a comunidade. Todas as iniciativas fazem parte da celebração aos 10 anos do canal infantil.
 

Com foco na experiência e em estreitar ainda mais os laços com o público, após a paralisação pela pandemia, o Gloob volta com os eventos presenciais. O Arraiá Gloob, evento junino para o mercado e convidados, está de volta em grande estilo, com brincadeiras, Meet&Greet, comidas típicas, quadrilha e muito mais. Outro destaque do período, em outubro, será "Exposição 10 anos Gloob", uma experiência imersiva e interativa que contará a história do canal, passando pelos grandes marcos de sua trajetória até os dias de hoje. Já no final do ano, o Navio Gloob será um mergulho no universo do infantil. O cruzeiro exclusivo contará com atividades e experiências inspiradas nas principais atrações do canal, além da presença de parte do elenco infantil a bordo e shows de Melim, Larissa Manoela, Vitor Kley e Sienna, proporcionando diversão para toda a família.
 

Na programação, desde o aniversário do canal, o público conheceu a nova identidade visual do canal. Nos intervalos entre uma atração e outra, foi apresentada a nova paleta de cores e formatos da logomarca. As mudanças são inspiradas nos stickers, febre entre crianças, um elemento que une o ambiente digital e o físico. Outro ponto alto é a nova campanha institucional do Gloob, que traz crianças reais, empoderadas, que erram, acertam, fazem escolhas, se manifestam e são ouvidas, em um vídeo manifesto que mostra a força da voz dessa geração e o protagonismo em suas próprias vidas e entorno. São pequenos grandes seres humanos que fazem parte do mundo Gloob, de hoje e de uma década atrás.
 

A grade do canal também ganha faixas comemorativas, de 1º de junho a 03 de julho, com maratonas especiais dos programas favoritos da criançada, como D.P.A., Miraculous Ladybug, Bugados, Escola de Gênios, Gigablaster, ALVINNN!!! E Os Esquilos e muito mais. E teve ainda o Vlog da Sol, spin-off da série dos detetives mirins, que fez sua estreia na TV também. E a cereja do bolo ficou por conta da pré-estreia de "Evolução", primeiro episódio da quinta temporada de Miraculous Ladybug, que aconteceu no dia 13 de junho.
 

E não para por aí! As atrações do Gloob ganham versões especiais e homenagens aos dez anos do canal, como no Rolê Gloob de Férias, que estreia em julho e recebe convidados de antigas produções originais do canal, como Gaby Estrella. Os fãs dos heróis de Paris já podem comemorar porque o Miraculous Day, em agosto, trará o melhor das teorias, curiosidades e muita resenha sobre o orgulho de ser um miraculer em um especial ao vivo. E o D.P.A -- Detetives do Prédio Azul, que também comemora 10 anos, vai ganhar um episódio especial com direito às merecidas férias do porteiro Severino e a uma comemoração de "100 anos do prometimento de Leocádia e Theobaldo" com convidados para lá de especiais. Não vai faltar confusão e muita emoção no Prédio Azul.
 

O Juntaê também entra na comemoração com uma entrega especial. No Dia Juntaê, um vídeo com crianças de projetos apoiados pelo Criança Esperança trará histórias sobre colaboração e coletividade de diferentes regiões do Brasil. O projeto social abraçado pelo canal em 2018, chega à sexta praça Juntaê entregue para a sociedade, dessa vez, em Porto Alegre.
 

A festa é multiplataforma e se estende para além da tela, como é o caso do novo voice game "D.P.A. Na Escuta", inspirado na temática de magia e aventuras do famoso Prédio Azul. Por meio do Google Assistente e da Alexa, a criançada poderá desvendar uma sucessão de mistérios por comando de voz, enquanto interage com seus personagens preferidos. E ainda na temática de investigação, o Gloob acaba de lançar o aplicativo "Palavra Secreta D.P.A.", um word game para testar os conhecimentos linguísticos dos aspirantes a detetives. Já no Gloob Games, os miraculers serão surpreendidos pelo lançamento de "Piscina de Kwamis", o primeiro jogo do app com multiplayer local, além de outros games inéditos das principais atrações do canal ao longo de todo o ano.
 

No Instagram, a festa já começou e tem muita diversão com posts trazendo curiosidades sobre cada um dos 10 anos do canal, uma série de enquetes nos stories que vão comprovar quem é Gloob de carteirinha. E para quem quiser participar, vai ter até filtro comemorativo. No canal Mundo Gloob, no YouTube, o porteiro Severino assume o comando dos principais acontecimentos no Prédio Azul ao longo de uma década no "Baú do D.P.A.". Tem também o "Especial 10 anos", um top 10 sobre acontecimentos aleatórios do canal. A #Gloob10anos segue a todo o vapor com o challenge 'antes e depois' no TikTok. O elenco ainda responde a perguntas sobre a história do canal, tanto no TikTok quanto no YouTube. E, claro, o Gloob convida todo mundo para participar postando suas fotos de criança usando a #Gloob10anos para lembrar que "Todo mundo já foi Gloob um dia". Os Canais Globo completam essa festa cruzando peças personalizadas no ar e nas redes.


[1] Fonte: Kantar Ibope Media -- Instar Analytics | PNT | Horário Nobre Infantil (11h às 14h e 17h às 21h) | 2022 (01/01/22 a 29/05/2022) | AS ABCDE 04-11 | Rat%

[2] Fonte: Kantar Ibope Media -- Instar Analytics | PNT | DETET PREDIO AZUL I | 07/03/22 a 08/04/22 | AS ABCDE 04-11 | Rat%

[3] Fonte: Google Analytics, YouTube Studio, Tik Tok Analytics, Net Services e Game Analytics (dados até 20/05/22)

[4] Fonte: Google Analytics, YouTube Studio, Tik Tok Analytics, Net Services (dados até 20/05/22)

[5] Fonte: Game Analytics (dados até 20/05/22)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado