Indicado ao Oscar(R), Stephen Rea vem ao Brasil para o lançamento de “Segredos do Putumayo”, filme de abertura da mostra Mês Amazônia no CineSesc em setembro


Exibição do documentário do diretor Aurélio Michiles terá a presença do ator irlandês de "V de Vingança", "Entrevista com o Vampiro" e indicado à estatueta por sua atuação em "Traídos pelo Desejo"; distribuição é da O2 Play
 

Poster do filme "Segredos do Putumayo", de Aurélio Michiles
 

São Paulo, agosto de 2022 - "Segredos do Putumayo", documentário dirigido por Aurélio Michiles, estreia no dia 1º de setembro no CineSesc, em São Paulo, dentro da programação do Mês Amazônia. Veja o teaser aqui. Em parceria com o Consulado Geral da Irlanda no Brasil, a exibição do dia 1/09, às 20h, será gratuita, seguida de debate aberto ao público e contará com a presença do ator Stephen Rea. O astro irlandês participou de sucessos como "V de Vingança", "Entrevista com o Vampiro" e "Traídos pelo Desejo", pelo qual foi indicado ao Oscar em 1993 na categoria "Melhor Ator". Em "Segredos do Putumayo" ele dá voz a Roger Casement, nacionalista irlandês que serviu como Conselheiro Britânico no Rio de Janeiro e que foi incumbido por Londres de investigar os crimes cometidos contra os indígenas do Putumayo pela Peruvian Amazon Company, em 1910. Angus Mitchell, historiador e escritor do livro "O Diário de Roger Casement'', que inspirou o filme, também estará presente, junto com a ativista índigena Vanda Witoto.

 

O filme passou por diversos festivais importantes, como Hot Docs e Vancouver Intl Film Festival (Canada), Galway Film Fleadh e Foyle Film Festival (Irlanda), Rencontres du Cinema Latino-americain (França), AFI DOCS (EUA), Festival de Cine de Lima (Peru), entre outros.

 

Stephen Rea, ator que interpreta Roger Casement no filme "Segredos do Putumayo"/Crédito Associação Cultural Field Day

 

Com produção de Patrick Leblanc e roteiro de Aurélio Michiles, Danilo Gullane e André Finotti, o documentário conta com a participação do historiador Angus Mitchell, do escritor Milton Hatoum e de importantes moradores dos quatro povos (Uitoto, Bora, Okaina e Muinames) habitantes de La Chorrera (Colômbia) que dão seu testemunho sobre os fatos acontecidos em seu território.
 

"Mais de um século depois dos acontecimentos trágicos vividos pelos povos indígenas do Putumayo, relacionados ao extrativismo da borracha, nos países amazônicos, ainda persiste uma insidiosa agressão contra os direitos humanos e contra aqueles que ousam defender os povos indígenas. Aqui no Brasil, de acordo com os órgãos responsáveis, até maio de 2022, 19 ativistas já foram assassinados. A Colômbia, onde aconteceu o massacre do Putumayo, relatado por Roger Casement em seu "Diário da Amazônia", é hoje, o país que mais persegue ativistas dos direitos humanos. As lutas das comunidades amazônicas por direitos à autodeterminação e justiça básica perduram diante das ondas selvagens do desenvolvimento econômico e de uma intolerância cultural e racial crescente", afirma Aurélio Michiles.

 

"O documentário é filmado com uma inteligência, pertinência e sensibilidade raras. O filme é uma imersão naquilo que o colonialismo branco produziu de pior, e tem uma extraordinária força política. Ao mesmo tempo, carrega essa semente de resistência que é a mirada de Roger Casement. Que personagem único", elogia o cineasta Walter Salles.
 

Crianças carregando fardos de borracha. Foto de R. Casement (1910)

 

Sinopse

"Segredos de Putumayo" é um documentário que narra as investigações do ativista irlandês Roger Casement, então cônsul britânico no Brasil, sobre a escravização e o assassinato de milhares de indígenas que eram forçados a trabalhar na coleta de borracha. No filme, a voz de Casement é interpretada pelo ator Stephen Rea.

 

Ficha Técnica

Direção: Aurélio Michiles

Voz de Roger Casement: Stephen Rea (Participação Especial)

Roger Casement / ator: Dori Carvalho

Roteiro: Aurélio Michiles, Danilo Gullane e André Finotti

Direção de Fotografia: André Lorenz Michiles

Edição: André Finotti

Música Original: Alvise Migotto

Desenho de Som e Mixagem: Ricardo Reis (ABC), Miriam Biderman (ABC)

Um filme Produzido por: Patrick Leblanc

Produção: 24 VPS FILMES

Duração: 83 min.

 

Serviço

Segredos do Putumayo - direção Aurélio Michiles

Sessão especial: 01/09 às 20h*

*Exibição seguida de debate. Grátis. Retirada de ingresso 2h antes na bilheteria.

 

CINESESC
Rua Augusta, 2075 - São Paulo
Acompanhe a programação no site do Sesc.
 

Luz Marina, do povo Uitoto, em cena do documentário "Segredos do Putumayo"/Crédito: André Lorenz Michiles

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado