‘Nos Armários dos Vestiários’ traz relato de treinador que teve a carreira prejudicada devido a sua sexualidade

GE

Chegando à reta final, o oitavo episódio do podcast do ge 'Nos Armários dos Vestiários', disponível no Globoplay e nas principais plataformas de áudio, traz relatos emocionantes de quem teve a vida marcada pela homofobia por não se adequar ao padrão de masculinidade esperado no meio do futebol. Chamado de 'O Boicote', o episódio reúne depoimentos do treinador do Grêmio, Roger Machado, do volante Elyeser, que se sentiu boicotado por diversos clubes nos últimos anos, e de um técnico que preferiu não se identificar, que conta como sua sexualidade atrapalhou o desenvolvimento da carreira. 
 
"Fui eleito duas vezes o melhor treinador do Campeonato Estadual. Já eliminei time grande com o estádio lotado. Mas nunca consegui ir para um clube grande e eu sempre soube o motivo da minha carreira não decolar... Essa fama me prejudicou. É uma guerra diária, é você lutando contra você mesmo. Quando você é mais jovem, você erra mais", avalia o treinador anônimo, que assume o pseudônimo de Leandro no episódio.
 
O volante Elyeser, que tem na bagagem passagens na base do Santos e pelo profissional de times como Figueirense, Santa Cruz e Goiás, também viu sua vida mudar após um vídeo privado viralizar e os boatos sobre a sua sexualidade crescerem. "Esse ano tinham clubes de Série B apalavrados e apareciam os rumores, alguém lembrava do vídeo e as negociações esfriavam. Cheguei a escutar de diretor de um clube que falou abertamente sobre a negativa envolver o vídeo, que isso daria motivo para os rivais falarem. Então nunca foi lado técnico, nunca foi o campo, sempre foi esse o empecilho", avalia Elyeser. 
 
Treinador do Grêmio, Roger Machado dá um relato otimista para quem espera ver um futebol mais inclusivo e menos preconceituoso. "O vestiário mudou sensivelmente, justamente porque a gente fala sobre o assunto. Estar aqui conversando com você já é um processo terapêutico. À medida que a gente conversa sobre o assunto, acontecem dois movimentos. O primeiro é que eu reafirmo para mim que não há mais espaço para esse tipo de conduta. Mesmo tendo um pensamento extremamente progressista, eu também fui criado numa estrutura machista e patriarcal. E, segundo, é que a gente também se compromete como agente dessa mudança". 

O novo episódio de 'Nos Armários dos Vestiários' já está disponível no ge, no Globoplay e nas principais plataformas de áudio. Apresentado por Joanna de Assis e William de Lucca, o podcast é a primeira parceria do ge com a Feel The Match, startup com foco em projetos audiovisuais e de podcasts no universo dos esportes, e tem direção geral do sócio fundador da empresa Bruno Maia. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado