Canal Sabor & Arte estreia em 28 de junho com time de elite






Novo canal da TV por assinatura tem curadoria de Josimar Melo e conta com Zeca Camargo entre os apresentadores, além de desvendar os segredos do Instituto de Artes Culinárias Le Cordon Bleu



No dia 28 de junho, às 12h, entra no ar o Sabor & Arte: um canal dedicado à culinária descomplicada para quem curte cozinhar com um olho na receita e outro na panela. Para quem adora descobrir coisas novas, o passo a passo que leva à mesa os sabores deliciosos, as misturas certas, os experimentos impensáveis e improváveis. O canal da Newco Pay TV já nasce para ser acompanhado por mais de seis milhões de assinantes das operadoras Claro (561) e Vivo (617) e tem curadoria do jornalista e crítico Josimar Melo e direção executiva de Fabio Moraes. 

O conceito do canal deu prioridade à liberdade de cada chef para criar o seu programa. Além de experts em gastronomia, esse time de elite que estrela a programação buscou novas linguagens para se comunicar. O público verá na grade opções que vão do noticiário do segmento, com tudo o que está acontecendo na gastronomia, ao empreendedorismo no no ramo da culinária, como aprender a cozinhar, melhorar suas práticas e alinhar a qualidade do que serve, consome ou comercializa. 

O elenco do canal conta com Josimar Melo, Morena Leite e Rodrigo Oliveira. Larissa Januário. Jefferson Rueda, Pedro de Artagão, Rogério Shimura, Zeca Camargo, Janaína Rueda, Laurent Suaudeau, Flávio Miyamura, Paula Labaki, Renato Caleffi, Alexandre Flit,  Alexandra Corvo, Paula Varejão, Rafael Protti, Heloise Bacellar, Valéria Vieira, Bel Coelho, Marcos Nogueira,  Diego Badra e a tradicional escola Le Cordon Bleu –que pela primeira vez em 125 anos de história terá um programa próprio de TV.

Todas as noites o horário nobre do Sabor & Arte terá conteúdo que é um verdadeiro casamento de ingredientes essenciais: versatilidade e criatividade dos chefs brasileiros; viagem pelos sabores do Brasil sem sair de casa; curiosidades da cultura gastronômica internacional; dicas, truques, passo a passo, receitas da cozinha rápida e fácil.

O "embrião" do Sabor & Arte foi "gestado" cuidadosamente pela Newco Pay TV durante todo o último ano. O vice-presidente dos canais pagos, Paulo Saad Jafet, explica como pôde colocar o canal em prática em 2021 --um período difícil para todos os empresários do Brasil e do mundo. 

"Foi justamente a necessidade de empreender, de buscar outras maneiras de crescer e vencer esse período complicado de pandemia, somado aos prazeres que a gastronomia nos trás, que me fizeram reunir os executivos do meu time para colocar esse antigo desejo como prioridade. Precisamos aprender a nos reinventar na forma de trabalhar, na forma de viver a vida. Esse canal nasce com esse DNA", conta Paulo Saad Jafet.

Monica Monteiro, diretora-executiva dos canais por assinatura da Newco Pay TV, afirma que abraçar esse desafio exigiu mais do planejamento, porque o canal precisava ser criado para falar de saúde, sustentabilidade no consumo e descarte de alimentos, valorização do que se tem na geladeira, alinhado com os desejos da sociedade."Foi um aprendizado, que colocaremos todos os dias no ar para inspirar novas habilidades nas pessoas e que podem gerar renda extra, além de muito prazer", comenta Monica Monteiro. 

O diretor do canal, Fabio Moraes, completa com detalhes de bastidores da criação do Sabor & Arte: "O canal foi criado em conjunto com cada chef, eles participaram de todas as etapas do processo com a nossa equipe. Essa parceria foi fundamental para desenvolvermos programas autorais, conseguirmos levar à tela a energia e a essência de cada talento de uma forma única".


Talento em toda a programação: confira como serão as atrações


Food Connection, com apresentação de Josimar Melo, Bel Coelho e convidados, será exibido aos domingos, das 22h às 23h. O programa conduz a gastronomia à cultura, à história, à economia e para toda uma variedade de assuntos capazes de gerar conversas fascinantes e surpreendentes. Trata-se de revista semanal dedicada à gastronomia, com análises, comentários e informações preciosas de especialistas e apaixonados pelo assunto.


Sítio Rueda, com apresentação de Jefferson Rueda e Janaina Rueda, será exibido às terças, das 22h30 às 23h. O casal que revolucionou a gastronomia caipira, com dois dos mais celebrados restaurantes de São Paulo, A Casa do Porco e o Bar Dona Onça, abre as portas do seu sítio autossustentável. Na propriedade, são produzidos todos os ingredientes que abastecem os restaurantes. O local também é uma escola informal, onde os cozinheiros e funcionários do restaurante são levados para aprender mais sobre a cozinha caipira. Com uma linguagem de doc-reality, o programa retrata o cotidiano do sítio comandado pelo casal, o modo como a criação dos animais e o cultivo influenciam no sabor dos alimentos. A atração, é claro, traz também deliciosas receitas do casal.


Le Cordon Bleu, com apresentação de chefs do Le Cordon Bleu, será exibida de segunda a sexta, das 21h às 21h30. O telespectador terá a oportunidade de conhecer o Instituto de Artes Culinárias Le Cordon Bleu, a mais tradicional escola de gastronomia do mundo, que pela primeira vez mostrará os segredos de suas aulas diariamente na televisão. Todas as técnicas da cozinha clássica, aprendidas e aprimoradas ao longo dos séculos, que são os pilares da gastronomia contemporânea. Esses conhecimentos são a base das aulas, unindo a herança francesa com saberes de diferentes culinárias ao redor do mundo. Com episódios gravados na sede da escola em São Paulo, diferentes temas serão abordados: cozinha clássica, nouvelle cuisine, culinária molecular e cozinhas regionais.


Rio de Barriga Cheia, com apresentação de Pedro de Artagão, será exibido às sextas, das 22h30 às 23h. O chef usará o Rio de Janeiro como mote principal para mergulhar em antigas e recentes pérolas gastronômicas. Da culinária do boteco à gastronomia contemporânea, passando pela comida de rua e os pratos clássicos dos restaurantes mais tradicionaisA busca pelo sabor será o fio condutor de cada episódio.


Comer e Viajar, com apresentação de Zeca Camargo, será exibido aos sábados, das 22h às 23h. A atração levará o público aos sabores de diferentes regiões. Ojambu, nos leva direto a Belém. O leite de coco pode nos transportar à Bahia, mas também à Tailândia. O curry é uma passagem para a Índia ou para aquele restaurante especializado em Londres. Por maior que seja o mundo, ele sempre cabe dentro de uma cozinha e esse é o princípio que guia o programa.


Sons e Sabores, com apresentação de Morena Leite, será exibido às quintas, das 22h30 às 23h. Em um Brasil pleno de sons e sabores, a culinária e a música popular têm muito em comum. Esses são os protagonistas da atração da criadora do livro "Sons e Sabores".  Ela vai transportar para a TV essa deliciosa combinação, com a participação de artistas convidados. O programa vai reunir clássicos da culinária brasileira, recriados por Morena e canções inspiradas nesses pratos, selecionadas e interpretadas pelos convidados.


Engenho Mocotó, com apresentação de Rodrigo Oliveira, será exibido às segundas, das 22h30 às 23h. O programa reúne ingredientes que encantam o estômago e o coração, mostrando os bastidores, as principais receitas e a história do Mocotó, restaurante que conquistou fama internacional e funciona há décadas na zona norte de São Paulo. Na inovadora cozinha anexa ao local, o chef Rodrigo Oliveira preparará seus pratos consagrados, com a participação de pessoas que vivenciaram com ele a trajetória de sucesso do restaurante.


Direto da Brasa, , com apresentação de Paula Labaki, será exibido  às quartas, das 22h30 às 23h. Com a autoridade de ser uma das primeiras "Pitmasters" do Brasil, Paula faz parte do seleto grupo de mestres churrasqueiros que divulgam a carne, a brasa e os preparos pelo Brasil e fora dele. Nesse programa, ela traz todos os segredos de sua grande paixão. Seja no fogão a lenha, na grelha, no fogo de chão, sempre o ingrediente em primeiro plano e um toque autoral. O programa será uma coprodução com o canal Terraviva.


Do Levain ao Pão, com apresentação de Rogério Shimura, será exibido às terças, das 21h30 às 22h. O premiado padeiro traz todos os detalhes e segredos da arte de transformar o fermento natural em pão. Com a autoridade de anos de experiência desde seus avós, Shimura ensina e entretém com seu jeito divertido e único de preparar um dos alimentos mais populares do mundo: o pão. Gravados diretamente da sua renomada Levain Escola de Panificação, Shimura irá trocar impressões com profissionais e alunos ali presentes, dar dicas e compartilhar suas deliciosas histórias.


Vinho Prazer em Conhecer, com apresentação de Alexandra Corvo, será exibido às quintas, das 21h30 às 22h. No programa, a  sommelier recebe em sua escola Ciclo das Vinhas uma turma de alunos interessados em conhecer um pouco mais sobre sua bebida favorita. A cada episódio, Alexandra abordará um aspecto-tipo de vinho, variedades de uva, regiões produtoras, formas de servir e beber, combinações com comida, propondo aos alunos experimentos e degustações. A cada semana, de uma forma descontraída e original, os telespectadores poderão acompanhar e se identificar com as dúvidas, as informações e as descobertas com que os amantes de  vinho, seja principiante ou experiente, costumam se deparar diante de um universo tão amplo e inesgotável.


Cozinha Bruta, com apresentação de Marcos Nogueira, será exibido às quintas, das 20h30 às 21h. Quando se pensa em comer, o que normalmente vem à cabeça da maioria das pessoas? Uma cantina italiana? Um sushi tradicional? Uma criação premiada de um chef estrelado? Mas porque não um frango jamaicano, um jantarzinho vietnamita, uma sopinha para lutadores de sumô ou um almoço no meio da floresta? O programa vai atrás de cada um desses locais inusitados para contar as suas histórias e experimentar o que eles fazem de melhor. Nogueira une a curiosidade jornalística com a paixão por comida, que o acompanha desde a infância para desvendar lugares surpreendentes.


Le Chef, com apresentação de Laurent Saudeau, será exibido  às quartas, das 21h30 às 22h. Nesse programa, o público verá que uma receita é muito mais do que uma maneira de se combinar determinados ingredientes. É um ato de criação, uma maneira de contar histórias. Com seu vasto conhecimento e experiência, o chef apresentará diferentes receitas e as muitas histórias por trás de cada uma delas. Ao seu lado, ele terá sempre um aprendiz para compartilhar todo o seu conhecimento e suas vivências em mais de quarenta anos de cozinha. A atração é uma master class cativante e enriquecedora, que nenhum apaixonado por gastronomia irá querer perder.


Jantar o Quê?, com apresentação de Larissa Januário, será exibido de segunda a sexta, das 19h às 19h30. Quando chega a noite, bate aquela vontade de desfrutar um momento gostoso, nesta hora, uma mesma dúvida nasce em muitos corações e estômagos diferentes: jantar o quê? Esta saborosa questão inspirou a criação do programa apresentado pela jornalista e chef de cozinha Larissa Januário. Em cada dia da semana, Larissa vai ajudar os espectadores a fazer a melhor escolha para o seu jantar. Nos episódios serão apresentadas receitas ideais para quem tem o tempo curto, mas um desejo vasto por refeições gostosas. Além de guiar o preparo da comida, Larissa é também uma excelente companhia. Com ela, sua hora do jantar, terá muita personalidade, dicas importantíssimas e excelentes histórias sobre o que chega à mesa.


O Alimento Perfeito, com apresentação de Renato Caleffi,  será exibido às segundas, das 21h30 às 22h. No programa, o chef celebrará o encontro do sabor com a saúde. Mostrará as virtudes e as possibilidades que os ingredientes têm para oferecer, por meio de combinações e receitas simples, saborosas e saudáveis. Nada mais, nada menos do que o arranjo exato dos elementos certos para produzir um alimento superior, de sabor sofisticado e benefícios excepcionais ao corpo humano.


De Onde Vem, com apresentação de Paula Varejão, será exibido às quartas, das 20h30 às 21h. No mundo atual, as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a origem do que consomem. As escolhas que fazemos contribuem para a nossa saúde, uma economia mais justa e a preservação do meio ambiente. Cada episódio começa em um restaurante ou cozinha. No local, a apresentadora vai experimentar um prato de um renomado chef convidado, mas, antes, vai descobrir de onde vem determinado insumo ali oferecido. A atração fará o telespectador viajar até a origem daquele alimento para conhecer o seu processo produtivo. Nesse caminho, vai se deparar também com as histórias de vida dos produtores e a cultura local.


Cada Um no Seu Churrasco, com apresentação de

Alexandre Flit, será exibido às sextas, das 20h30 às 21h. Em um clima descontraído, Alê Flit vai invadir os churrascos de anônimos ou famosos, conhecer as melhores receitas e costumes de quem vive o ritual do churrasco todos os finais de semanas entre amigos e familiares. Além de mostrar suas técnicas apuradas na arte do preparo da carne, ele vai dar dicas e ser o "copiloto" da churrasqueira, posto que todo convidado do churrasco acaba assumindo naturalmente.


Rota do Sabor, com apresentação de Josimar Melo, será exibido de segunda a sexta, das 22h às 22h30. Um bom prato nunca é apenas a combinação de ingredientes de uma receita específica. É a soma das trajetórias, experiências e afetos da pessoa que prepara a comida. Quando vamos a um restaurante e nos deliciamos com nossos pedidos, sem saber, estamos provando também essas histórias. O programa irá revelá-las ao público. Jornalista e dono de larga experiência com as gastronomias do Brasil e do mundo, o apresentador percorrerá diferentes restaurantes para conhecer os chefs, além dos pratos que eles preparam. Serão cinco episódios inéditos por semana, cada um na cozinha de um grande chef, em uma agradável conversa sobre a sua trajetória, influências e os segredos de suas receitas.


Na Cozinha da Helô, com apresentação de Heloisa Bacellar, será exibido de segunda a sexta, das 11h às 11h30. A chef é aquela que não se cansa de inventar moda, de ler, pesquisar, escrever muito e preparar receitas. Ela gosta de comida gostosa, cheia de sentimentos. Helô se formou em Paris na renomada Le Cordon Bleu. Desde então, fundou cursos de gastronomia nos quais ministrou deliciosas aulas e também escreveu diversos livros lançados no Brasil e no exterior.


Prazeres da Mesa, com apresentação de diversos chefs, será exibido de segunda a sexta, das 18h às 18h30. A revista Prazeres da Mesa há quase 20 anos materializa o que existe de mais significativo e transformador na gastronomia, inspirando quem busca da simples receita à haute cuisine. A parceria do canal Sabor & Arte com a Prazeres da Mesa mostrará desde os pequenos detalhes do universo gastronômico, celebrando a informação, indo do conhecimento à prática, passando por grandes eventos gastronômicos pelo país para conectar estudantes, produtores, especialistas e chefs. O programa trará novidades, mas também momentos célebres do passado para todos que acreditam que o simples ato de comer é capaz de reunir o melhor dos sentidos e sentimentos.


Hashi, com apresentação de Flávio Miyamura, será exibido às sextas, das 21h30 às 22h. No programa, o chef conduzirá o telespectador a uma viagem pela culinária asiática para além dos clichês. Mais do que mostrar o preparo de deliciosas receitas como ghyoza, Pho, robatayaki e pato laqueado, ele irá apresentar uma jornada por culturas e culinárias variadas. As diferenças e as semelhanças viram assuntos para a conversa na tela: a forma de combinar os sabores, as técnicas de preparo, ingredientes e utensílios, o modo como as tradições se preservam ou se renovam em contato com outras culturas.


Cozinha no Cerrado, com apresentação de Diego Badra, será exibido às segundas, das 20h30 às 21h. Baru, mangarito, cagaita, pequi: nomes que ainda podem soar exóticos para a maioria da população brasileira. Só que cada um deles esconde um delicioso ingrediente, com muitas particularidades, mas, pelo menos, duas coisas em comum. Todos são originários do cerrado e estão prestes a estrelar o seu próprio programa de TV. Na atração, o chef apresenta um ingrediente diferente a cada episódio. Ele irá conversar com produtores, comunidades rurais, especialistas e outros chefs de Brasília e de Goiás para mostrar todas as potencialidades gastronômicas de um dos nossos mais desconhecidos biomas. No final, Bradra preparará uma das deliciosas receitas do seu restaurante, usando o ingrediente retratado no episódio.


Doce Crime, com apresentação de Rafael Protti, será exibido às terças, das 20h30 às 21h. Quem nunca salivou diante de uma sobremesa, imaginando uma forma de torná-la ainda mais gostosa? Para a maioria dos mortais, a tentativa pararia na imaginação ou acabaria em desastre, estragando uma receita conhecida. A não ser que o sonhador fosse um chef criativo e habilidoso. Esse é o caso de Protti que tem, com frequência, estas ideias. Com o foco total no sabor, ele subverte as convenções da confeitaria clássica sem nenhum medo de ser feliz. Suas criações fizeram sua carreira ser bem-sucedida e chegar agora à TV. Cada episódio mostrará sempre duas receitas, a versão clássica de um doce conhecido e a reinvenção daquela sobremesa.


Chefs Digitais, com apresentação de diversos chefs, será exibido de segunda a sexta, das 18h30 às 19h. Com esse programa, o canal traz à TV toda a diversidade, repertório e frescor dos chefs de cozinha que conquistam cada vez mais espaço na internet. Das receitas simples às mais sofisticadas, os chefs digitais ensinam, divertem e nos surpreendem com criatividade e muito bom humor. Preparem-se para se deliciar com receitas veganas, pratos do dia a dia, receitas clássicas e até drinques com o nosso time digital: Marília Archangelo, Luisa Zaidan, Luciana Mirihad, Marcelo Eletrizantte e Mario Ramalho.


Tempero do Mundo, com apresentação de Valéria Vieira, serão pílulas de conteúdo distribuídas ao longo da programação. Nos programes, o público verá que a cozinha esconde uma vasta biblioteca de saberes e histórias presentes em cada ingrediente. A apresentadora dedicou boa parte da sua vida ao estudo e à pesquisa da história da gastronomia. Ela transforma o seu conhecimento em relatos saborosos, contados em diversos livros e, agora, no formato audiovisual. Valéria será responsável pela apresentação da série de vídeos que trarão a história de um ingrediente, tempero ou receita. Após assisti-los, o telespectador nunca mais olhará para a sua cozinha da mesma forma.


Taste Hunters é uma série de documentários da França, que será exibida de segunda a sexta, das 23h à 0h. A agricultura é uma tendência em alta e está em constante evolução, seja perpetuando métodos de cultivo ancestrais ou inventando novas maneiras de produzir melhor e mais saudável. O programa vai até as mais belas paisagens do mundo mostrar quem está reescrevendo as regras da nossa forma de consumir e impactando a economia local em seu país. Descubra desde cordeiros no Mont Saint-Michel ao arroz e vinho biodinâmico na Itália, esses agricultores decidiram transformar o seu trabalho em uma batalha: a batalha pelo sabor!


Instituto Capim Santo, com apresentação de diversos chefs, estreará no segundo semestre. Conectar pessoas, experiências, sabores, realidades e sentimentos para promover trocas enriquecedoras. Essa é a missão do Instituto Capim Santo, um projeto de gastronomia social que oferece para pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social uma formação profissional de excelência na área de gastronomia. Chefs convidados, sejam eles iniciantes ou renomados, passam por lá e deixam sua contribuição ministrando aulas e contando suas experiências, que serão retratadas no programa.


A Pitada do Pai, com apresentação de Rui Marques, entrará no ar em agosto. O chef português Rui Marques, autor do famoso blog e livro "A Pitada do Pai" convidará os telespectadores a entrarem em sua cozinha para descobrir as suas saudáveis e saborosas receitas para toda a família. No menu, Marques revela as suas melhores dicas que vão desde boas ideias para um piquenique até os seus clássicos pratos portugueses.


A Arte do Sabor, com apresentação de Gisele Kato, estreará no segundo semestre. Um profundo impacto visual, o jogo de forças entre a tradição e a vanguarda, a capacidade de provocar as mais diversas sensações. São muitos os paralelos que podem ser feitos entre a arte e a gastronomia. Não é por acaso que os primeiros livros a abordar as cozinhas tinham em seus títulos "a arte culinária" e que vários chefs gostam de chamar a sua prática de "cozinha autoral". O programa "A Arte do Sabor" aborda a intensa relação destas duas linguagens. A cada episódio, Gisele Kato, que é apresentadora do canal Arte 1, encontra um chef renomado. Eles conversam sobre arte, gastronomia e têm um deleitoso jantar, no qual o chef prepara uma receita inspirada em uma obra de arte, de sua preferência. Um programa feito em conjunto pelos os canais Sabor & Arte e Arte 1.



Siga o Sabor & Arte nas redes sociais:


TikTok: https://www.tiktok.com/@canalsaborearte

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCJp7-G9DEHTN7al4kVFMzBg

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/canalsaborearte/

Instagram: https://www.instagram.com/saborearte/

Pinterest: https://br.pinterest.com/CanalSaboreArte

Twitter: https://twitter.com/CanalSaboreArte

Facebook: https://www.facebook.com/canalsaborearte

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado