Canal Brasil exibe programação especial dia 13 de maio, quando a abolição da escravidão no Brasil completa 135 anos

"Ruído Branco" e "Chico Rei Entre Nós" serão exibidos a partir de 15h30

 

No dia 13 de maio completam 135 anos da assinatura da Lei Áurea, que aboliu oficialmente a escravidão no Brasil. Para marcar a data, o Canal Brasil preparou uma programação com filmes que debatem o tema. No sábado, 13, a partir das 15h30, serão exibidos os documentários "Ruído Branco" e "Chico Rei Entre Nós". O primeiro é um curta-metragem de Gabriel Fonseca em que o tema principal é o processo de embranquecimento no Brasil. O segundo, de Joyce Prado, parte da história de Chico Rei, um congolês que veio escravizado para o Brasil em 1740 e comprou a própria liberdade e a de muitas pessoas, e busca entender quem são os 'Chico Reis' dos dias de hoje.


"Ruído Branco" traz reflexões sobre o embranquecimento da população brasileira e como ele dificulta a busca da identidade das pessoas negras em um país historicamente racista. Temas como o colorismo e o apagamento histórico também são abordados no filme, que conta com depoimentos de personagens como o historiador Raphael Tim e a psicóloga Daniela Trindade.


"Chico Rei Entre Nós" é o primeiro longa da diretora Joyce Prado e foi produzido por uma equipe inteiramente feminina e majoritariamente negra. O documentário busca entender quem são os "Chico Reis" da sociedade atual ao explorar o sentimento de resistência de brasileiros negros manifestado através da história, da arte e da cultura. O filme foi o vencedor do Prêmio do Público de Melhor Documentário Brasileiro e da Menção Honrosa do Júri na 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.


Ruído Branco (2019) (15')

Horário: Sábado, 13/05, às 15h30

Classificação: Livre

Direção: Gabriel Fonseca

Sinopse: O documentário reflete a respeito dos processos de embranquecimento que o Brasil sofreu durante 130 anos. Como isso dificulta a busca da identidade das pessoas negras em um país historicamente racista.


Chico Rei Entre Nós (2020) (95')

Horário: Sábado, 13/05, às 15h45

Classificação: Livre

Direção: Joyce Prado

Sinopse: Chico Rei foi um rei congolês escravizado que libertou a si e aos seus seguidores durante o Ciclo de Ouro em Minas Gerais. Sua história é o ponto de partida para explorar os diversos ecos da escravidão brasileira na vida das pessoas negras e da sociedade de hoje, entendendo seu movimento de autoafirmação e liberdade a partir de uma perspectiva coletiva.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

2024