"Humanas-Cabaré": protagonizado por mulheres, filmagens do espetáculo que une teatro e circo será exibido dia 24/05 no Youtube

Montagem contemplada pelo ProAc reúne artistas em modalidades diversas e foi apresentada em seis cidades do Estado de SP destacando a força e a virtuosidade

          Misturando as linguagens de circo e teatro, mesclando drama e comédia, o espetáculo "Humanas-Cabaré", da Coletiva Humanas, é protagonizado por mulheres e celebra a potência da coletividade feminina nas artes e na vida. Contemplado pelo edital Programa de Ação Cultural (ProAc) Circulação, será apresentado no próximo dia 24 de maio, às 19h, no canal do Youtube da Coletiva Humanas e simultaneamente em canais de grupos parceiros. O espetáculo foi apresentado em abril em seis cidades do Estado de São Paulo. Para saber mais, acesse o Instagram @coletivahumanas

         Com duração de 60 minutos e indicação etária livre, a montagem destaca a valentia e a resistência das mulheres em números circenses como acrobacia, malabarismo, roda cyr (círculo de metal que se assemelha a um bambolê), mágica, mímica e palhaçaria, modalidades geralmente associadas a figuras masculinas. 

         Com maestria, as artistas de diferentes origens, cores (negras, amarelas e brancas), orientação sexual (hetero, lésbicas, bissexuais), identidade de gênero (cis e trans), condições de mobilidade e idades (26 de a 50 anos) promovem uma apresentação múltipla ressaltando a força e a virtuosidade dessas mulheres que fortalecem o empoderamento feminino. 

          Entre um número e outro, embalado por uma trilha sonora especial, a apresentadora interage com o público e anuncia a próxima atração do espetáculo, compartilhando um breve perfil da artista/personagem. As seis apresentações tiveram recursos de acessibilidade como interpretação em libras ou audiodescrição.

            "Este é um espetáculo totalmente idealizado e realizado por mulheres. Celebramos o encontro que traz muito afeto, acolhimento e força para todas as envolvidas e transborda para o público", afirma Ju Kaneto, idealizadora da Coletiva e produtora executiva.

Programação

         'Humanas-Cabaré" é uma realização da Coletiva Humanas, Programa de Ação Cultural (ProAc), Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Cultura e Economia Criativa. A estreia em 2023 foi dia 16 de abril, no Circo Escola Radialista Edgar Cabide, em Franco da Rocha, seguida de apresentações pelo Complexo Praça das Artes, em Barueri, dia 17; no dia 20 foi no Teatro Municipal de Mauá; em Campinas foi dia 22 no Centro Cultural Casarão e no dia 28, no Ginásio do Campeões, em Araçariguama.  

         A cidade de Caieiras encerrou as apresentações do espetáculo no Estado dia 29/04, no Teatro Municipal Maestro Sergio Valbusa, com audiodescrição. Após a apresentação, as artistas promoveram um bate-papo com a plateia.

       O espetáculo "Humanas - Cabaré" estreou no Sesc Campinas em março de 2020, poucos dias antes do início do isolamento social por conta da pandemia. Também foi apresentado em 2022 na Virada Cultural de São Paulo, no Sesc Sorocaba e Sesc São José do Rio Preto. Confira o teaser: https://youtu.be/3SRTXlaGy_8

 Coletiva Humanas 

       A Coletiva Humanas foi idealizada por Ju Kaneto, que faz parte da Caju Cultura, coletivo de trabalhadoras da cultura de Campinas criado em junho de 2017. A Coletiva Humanas é composta por mais de 20 mulheres, entre artistas, produtoras, técnicas, além das parcerias que colaboram nas áreas de figurino, audiovisual, acessibilidade, comunicação e transporte.

Elenco 
Beatriz Evrard (Roda Cyr)
Chris Cruz (Mímica)
Danielle Siqueira (malabarismo - rebote)
Débora Ishikawa (mágica quick change)
Joana Piza (palhaçaria)
Sandra Silva (parada de mão na cadeira de rodas)
Tania Oliveira (acrobacia em bambu)
Vulcanica Pocaropa (Bambolê)

Ficha técnica
Direção artística: Joana Piza
Direção Musical: Danielle Siqueira
Técnica: Cayene Moreira e Karen Mezza
Fotografia: Nina Pires
Registro Audiovisual: Gabriela Zanardi e Giovanna Milasseno
Figurino e cenário: Helen Quintans
Designer Gráfico: Bárbara Ghirello
Gerenciamento de mídias sociais e produção de conteúdo: Bruna Schroeder
Assessoria de imprensa: Ellen Fernandes
Audiodescrição: Bruna Tonso
Consultora de Audiodescrição: Thamyle Vieira 
Interpretação em Libras: Roberta Corrêa e Camila Moliani 
Produtora executiva: Ju Kaneto (Caju Cultura) 

Duração: 60 minutos

Indicação etária: livre

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado