RÁDIO CULTURA BRASIL CELEBRA OS 90 ANOS DE CARLOS LYRA, UM DOS INVENTORES DA BOSSA NOVA


PROGRAMAÇÃO ESPECIAL VAI AO AR NESTA QUINTA-FEIRA (11/5), A PARTIR DAS 7H

 


Nesta quinta-feira (11/5), a Rádio Cultura Brasil homenageia os 90 anos de Carlos Lyra
um dos inventores da bossa nova, relembrando momentos marcantes do compositor. O violonista brasileiro compôs mais de 400 canções, entre elas os clássicos da música brasileira "Minha namorada", feita em parceira com Vinicius de Moraes, e "Influência do jazz".
 

 Às 7h, Madeleine Alves traz registros de 1994, ano em que o artista lançou três CDs e um livro. O artista participou de uma conversa muito informal com Fausto Canova, que à época apresentava o Estúdio 1.200.
 

Às 9h, vai ao ar uma edição do Letra e música, apresentado pelo professor Pasquale Cipro Neto. Em 23 de maio de 2006, ele comentou os versos de obras populares de Carlos Lyra e seus parceiros, tais como "Coisa mais linda", "Maria Moita", "Maria Ninguém", "Primavera", "Paulo de arara" e "Influência do Jazz".
 

Ao meio-dia, no Galeria com Fabiana Ferraz, trechos do show gravado pela rádio e TV Cultura em 12 de novembro de 1987. Carlos Lyra canta e conta histórias de seus primeiros tempos, época em que compunha com Ronaldo Bôscoli, Vinicius de Moraes, Geraldo Vandré, Chico de Assis e Gianfrancesco Guarnieri.
 

A partir das 15h, o Estúdio 77, com Alexandre Ingrevallo, apresenta depoimentos exclusivos de artistas que respeitam e conhecem muito bem a obra de Carlos Lyra, entre eles Joyce, Júlio Medaglia, Romero Lubambo, Luciana Souza, Bruna Caran e Adriana Calcanhoto.
 

Às 20h, outro programa recuperado do arquivo da emissora, o Todamúsicaedição em duas partes, traz uma longa entrevista de Carlos Lyra a Vilmar Bittencourt, ilustrada com música de ótima qualidade.
 

Sobre 

Carlos Eduardo Lyra Barbosa nasceu no Rio de Janeiro em 11 de maio de 1933. Foi um dos primeiros integrantes do movimento que nasceu na zona sul carioca e ganhou o mundo pela qualidade e genialidade de seus compositores, músicos e cantores que promoveram a revolução musical,  a bossa nova.
 

Carlos Lyra 90 anos

Homenagem a um dos inventores da bossa nova.

Quinta-feira, 11 de maio de 2023.
 

Rádio Cultura Brasil

FM – 77,9 MHz

AM – 1.200 kHz

Site: Rádio Cultura Brasil

App: Cultura Digital

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado